Autores: António de Oliveira Pena
A publicação em versão brasileira de Estratégias de Comunicação de António Pena é particularmente oportuna. Resultado da tese de doutoramento do autor, especialmente revista para esta edição, a obra revela as melhores características do seu autor, quer do ponto de vista ético-político em que se coloca e que caracteriza o percurso de António Pena – militar ilustre – tendo sido responsável na Revista Militar, empenhado no serviço à comunidade, mas também professor influente na Universidade Lusófona de Lisboa, e, acima de tudo, a sua permanentemente vinculação com os valores humanos de solidariedade, diálogo e companheirismo. Estes valores estão presentes nesta obra, de maneira complexa, não afetando o seu caráter científico, mas criando balizamentos para a própria estratégia científica. De facto, para o autor não vale tudo, são precisas escolhas e decisões e delas somos responsáveis. É a sua noção lata de comunicação que permite uma boa articulação entre a dimensão valorativa e a dimensão científica. Trata-se assim de constituir um novo modelo de mediação, mas em que se procura dotar o mediador dos instrumentos analíticos necessários para interpretar a complexidade da vida contemporânea, bem como os desafios que se colocam às instituições e empresas, que a envolvem, como afirma o livro desde o início, em situações complexas e pejadas de riscos vários constituídos por inúmeros factores externos e internos, colocando desafios de cuja resposta depende o seu desenvolvimento saudável ou o risco de puro e simples desaparecimento. Para António Pena os conflitos, diferendos e dissonâncias dentro de uma instituição, de certo modo inevitáveis, não podem por em causa o espaço de vida que cada uma delas constitui e de cuja sustentabilidade depende a participação de todos e de cada um. A mediação fundada nesta visão alargada de comunicação, surge assim como auxiliar à decisão, que também contribui para modelar, maximizando as respostas ao ambiente interno e externo das instituições, seja, elas públicas privadas, de ensino ou empresas, maximizando as potencialidades e minimizando os riscos. Nas atuais circunstâncias de crise, num contexto de globalização e frente à indiferença produzida pelo capitalismo, as propostas de António Pena revelam-se decisivas e atuantes.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1231-2
DOI: 10.24824/978854441231.2
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ANTÓNIO DE OLIVEIRA PENA
Oficial do Exército Português (Coronel Técnico da Arma de Transmissões). Doutorado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL) – (23/01/2006); mestre em Ciências da Comunicação, FCSH/UNL (1997) e licenciado em Comunicação Social, FCSH/UNL (1993). Casado desde 1960, três filhos e cinco netos. Membro emérito do CIC.Digital (Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital), polo CICANT (ULHT); sócio efetivo da Revista Militar; membro da Comissão da História das Transmissões Militares; membro do Conselho Consultivo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos e membro do Conselho Geral do Clube Desportivo de Paço de Arcos (mandato 2016/18). Carreira militar de 1954 (18 anos/2ºSarg) a 1996 (60 anos/Coronel). Três comissões de serviço no Ultramar (Índia Portuguesa, 1954/57; Angola 1966/68 e Guiné-Bissau, 1970/72). Distinguido com 21 louvores e 13 condecorações. Trabalho docente realizado no Grupo Lusófona dos 60 aos 78 anos. Coordenador e professor da unidade curricular (uc) Ética Socioprofissional) no curso de licenciatura Engenharia Informática (2008/14) no ISMAT (Portimão). Professor das uc Economia, Comunicação Interna e Motivação e Liderança na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Louvado pelo conselho do Departamento CCATI. Docente na Academia Militar, uc Media e Opinião Pública, mestrado Guerra da Informação/Competitive Intelligence (2003/08). Em aspectos sociais foi agraciado com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata da Câmara Municipal de Oeiras (07jun2016).
O autor nasceu em março de 1936 estando hoje envolvido nos assuntos relacionados com “Envelhecimento com Qualidade de Vida”, onde trabalha três temas: a importância em manter atividade profissional e social; o “eu” e o “outro” na afirmação sociocultural e metodologia de comunicação para valorizar a importância do prazer sexual. Na caminhada para aquele objetivo, das suas intervenções públicas realizadas desde 2010, salientam-se: Envelhecimento Ativo: realidade profissional e social a exigir novo paradigma de comunicabilidade; Revista de Comunicação e Cultura Caleidoscópio, 2013. Curso de Doutoramento em Ciências Militares; Revista Militar, 2010. Projeto MAE – Movimento, Arte, Experiência; Aprender a Envelhecer; 2016, FBP, Lisboa. 9º Congresso da SOPCOM, Coimbra, 12/13/14nov15, Comunicação e Transformações Sociais, Estratégias de Comunicação a desenvolver nos “mundos” da Igreja Católica – Processos de transformação social que permitam o acesso de mulheres ao Sacramento da Ordem e de padres e bispos ao Sacramento do Matrimónio, 2015. 7ª Conferência da Associação dos Pupilos do Exército, Estratégias de Comunicação a desenvolver nos mundos da idade maior, Lisboa, 2015. I Encontro Multidisciplinar do CASO/IASFA – Viver os Desafios da Idade Maior, Oeiras, 2014, Estratégias de Comunicação a desenvolver no mundo envolvente da Idade Maior