Autores: João Carlos Gussi
Este livro trata da natureza das dificuldades apresentadas pelos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, na operação de divisão dos números naturais, quais os erros mais frequentes? e quais as explicações para a sua ocorrência? Estas questões deram origem à pesquisa agora relatada. Envolveu cento e dezenove (119) alunos que cursavam a 5ª série (turmas A, B, C, D) de uma escola central de Presidente Prudente-SP. Participaram, também, duas professoras que lecionavam Matemática para essas turmas. A escola foi escolhida para investigação por conter grande número de alunos. Houve aplicação de cinco questões desdobradas em itens (a, b, c, d e f) que completaram assim o total de 20 (vinte) exercícios a serem resolvidos por escrito sobre a operação de divisão de números naturais. Tinha-se por objetivo avaliar o conhecimento alcançado pelos alunos, neste conteúdo. As duas professoras foram entrevistas e responderam sobre curso realizado, tempo de magistério, tempo de trabalho na 5ª série e comentário sobre os erros cometidos pelos alunos nas questões. A avaliação das questões obedeceu um padrão de correção que procurou diferenciar o nível de realização dos alunos. Efetuou-se uma análise geral dos alunos em todas as questões e a analise de cada questão a partir do objetivo de per si e a dificuldade que continha. Os resultados apontaram que não houve compreensão do significado de divisão, domínio dos princípios da numeração decimal e houve dificuldade em cálculo mental, de estabelecer as propriedades das operações e relação entre elas, além de outras. Os professores confirmaram esta dificuldade em cálculo mental, de estabelecer as propriedades das operações e relação entre elas, além de outras. Os professores confirmaram estas dificuldades e acrescentaram a de raciocínio, e não habilidade de estimativa. Acusam falhas no domínio de conteúdo matemático desde as séries iniciais.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-100-2
DOI: 10.24824/978858042100.2
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 108
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
João Carlos Gussi
Doutorado em Educação. Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Piracicaba, Brasil
Mestrado em Educação. Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Campo Grande, Brasil.
Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem. Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Presidente Prudente, Brasil.
Graduação em Teologia Bacharelado. Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos Marília, ITRA, Brasil.
Graduação em Pedagogia Habilitação. Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Presidente Prudente, Brasil.
Graduação em Ciências Licenciatura de 1º Grau. Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Presidente Prudente, Brasil.
Graduação em Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo, Brasil.