Autores: Simone Dalla Barba Walckoff
Esta obra propõe um diálogo consistente entre a psicologia e a obra arendtiana, ainda que atualmente essa abordagem se encontre numa fase incipiente do seu desenvolvimento. Nesse propósito, parte-se da prática psicológica compreendida como o encontro e constituída em coautoria por meio da narrativa. Esse viés explorado pela autora encontra um campo fértil para o diálogo proposto quando da revisão dos conceitos arendtianos como o pensamento, a vontade e a ação. Diante desse cenário, verifica-se a construção do diálogo apresentado neste livro como fruto de reflexões advindas, de modo ainda tímido, da dissertação de mestrado da autora, e que toma uma consistência teórica robusta e encontra a riqueza fenomenológica necessária em sua pesquisa de doutoramento; o amadurecimento dessa concatenação permanece até os dias atuais. Considero que o entrelaçamento do pensamento arendtiano com a experiência da prática psicológica resulta numa perspectiva permeada por questões fenomenológicas naturalmente reservada ao público interessado na atividade humana, em especial a política, trazida exemplarmente nesta obra para a psicologia. Sobretudo, recomendo a leitura atenta desta obra por ela fomentar a presença de uma autora que muito tem colaborado para o enriquecimento do debate entre a psicologia e áreas como a educação, a epistemologia, o direito, dentre outras. Além disso, este livro aborda o plantão psicológico também fundamentado pelas reflexões de Hannah Arendt trazendo elucidações e perspectivas de diversos fenômenos humanos. Apesar da autora, em alguns momentos, lembrar ao leitor que essas são reflexões iniciais sobre o tema abordado, a obra cumpre seu papel de instigar para a reflexão da presença de Hannah Arendt também na psicologia.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1362-3
DOI: 10.24824/978854441362.3
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 94
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
SIMONE DALLA BARBA WALCKOFF
Pós-doutora pelo Departamento de Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Personalidade (PSA) do curso de Psicologia pela USP (2013), doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e especialista em Psicologia e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professora da Universidade Católica de Pernambuco.