Autores: Cleci Maraschin - Renata Kroeff - Póti Gavillon (Orgs.)
Em um tempo no qual jogos baseados em localização estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, produzindo novas experiências culturais, cognitivas e de sociabilidade, pode-se compreender claramente a importância do extenso trabalho de pesquisa do qual este livro é um dos efeitos. Rompendo com noções de tecnologias como meio ou suporte para ações humanas, os autores apresentam campos teóricos e empíricos nos quais podemos pensá-las como constituintes dos processos cognitivos e sociais. O trabalho de pesquisa e intervenção tomado como centro da discussão apresentada inclui a construção de um jogo baseado em localização pelos pesquisadores e sua experimentação por estudantes do ensino fundamental no Jardim Botânico de Porto Alegre. Os desdobramentos produzidos são múltiplos e ganham materialidade em uma escrita que faz emergir planos coletivos e singulares. A experiência que os jogos baseados em localização permitem, de viver em muitos espaços por contiguidade, atualiza uma série de discussões e embates contemporâneos, que são problematizados, aqui, de forma densa e original. Em textos instigantes, os pesquisadores abrem caminhos para construção de novas articulações entre instituições e dispositivos digitais, que permitam o desencadear de aprendizagens inventivas e processos de autoria em espaços diversos.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1317-3
DOI: 10.24824/978854441317.3
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 246
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
CARLOS ALBERTO BAUM DA SILVA
Doutorando e mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutoramento sanduíche na Universidade de Groningen, na Holanda. Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Integrante do Núcleo de Pesquisas em Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS/UFRGS). Docente do curso de graduação em psicologia do Instituto Evangélico Novo Hamburgo (IENH)
CARLOS ANTONIO CARDOSO FILHO
Doutor em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realiza o pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS/UFRGS)
CLECI MARASCHIN
Professora colaboradora nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional e em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa/CNPq. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS/UFRGS)
DIOGO XIMENES ROCIO
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Pesquisas em Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS/UFRGS)
ERIKA NERES MARKUART
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Pesquisas em Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS/UFRGS)
GUILHERME SCHIRMER DA COSTA
Especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Integrante do Núcleo de Pesquisas em Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS/UFRGS)
LAURA MARZULLO DOS SANTOS
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Pesquisas em Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS/UFRGS)
LUCIANA KRAEMER
Doutoranda em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Jornalismo (FABICO/UFRGS). Integrante do Núcleo de Pesquisas em Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS/UFRGS)
LUCIANO BEDIN DA COSTA
Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
LUIS ARTUR COSTA
Docente adjunto do Departamento de Psicologia Social e Institucional e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutoramento sanduíche (CAPES) no departamento de Psicologia Social da Universitat Autónoma de Barcelona, na Espanha. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Colaborador no Núcleo de Pesquisas em Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS/UFRGS). Colaborador no Centro de Referência em Direitos Humanos NUPSEX. Colaborador no grupo de pesquisa Corpo, Arte e Clínica
LYNN ROSALINA GAMA ALVES
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pós-doutorado pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Professora e pesquisadora do SENAI -CIMATEC- Departamento Regional da Bahia (Núcleo de Modelagem Computacional) e da Universidade do Estado da Bahia. Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq – Nível 2. Coordena os projetos: Tríade (FINEP/FAPESB/UNEB); Búzios: ecos da liberdade (FAPESB); Guardiões da floresta (CNPq, FAPESB, Proforte); Brasil 2014: rumo ao Hexa (SEC-Ba); Insitu (SEC-Ba); Industriali (SEC-Ba); Games studies (FAPESB); DOM (SEC-Ba); Janus (SEC-Ba); e Gamebook (CAPES/FAPESB). Organiza e coordena há 11 anos o Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação
PÓTI QUARTIERO GAVILLON
Doutorando e mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Pesquisas em Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS/UFRGS)
RAQUEL SALCEDO GOMES
Doutoranda em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Integrante do Núcleo de Pesquisas em Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS/UFRGS)
RENATA AMÉLIA ROOS
Doutoranda e mestre em Psicologia Social e Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do Núcleo de Pesquisas em Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS/UFRGS)
RENATA FISCHER DA SILVEIRA KROEFF
Doutoranda e mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Terapia Sistêmica Individual, Familiar e de Casal pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduada em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Pesquisas em Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS/UFRGS)
SABRINA VIER
Doutora e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduada em Letras e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Estudos Linguísticos do Texto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)