Autores: Flávia Cristina Silveira Lemos - Dolores Galindo - Pedro Paulo Gastalho de Bicalho - Evelyn Tarcilda Almeida Ferreira - Bruna de Almeida Cruz - Thais de Souza Nogueira - Fernanda Teixeira de Barros Neta - Rafaele Habib Souza Aquime (Orgs.)
Esse livro é fruto de intensa conversação com pesquisadores, trazendo resultados de pesquisas sobre as práticas de judicialização e medicalização da vida no contemporâneo. Agrupa estudiosos de todas as regiões do Brasil sobre os temas propostos, na interface com a medicalização e judicialização.
A obra em tela é uma contribuição que poderá significativamente contribuir para interessados nas temáticas abordadas, nos cursos de graduação e pós-graduação de inúmeras áreas, contemplando aspectos gerais e específicos com todo o cuidado e rigor necessários aos escritos de pesquisadores. Vale destacar a diversidade teórico-metodológica dos capítulos, sem que se percam os temas da medicalização e judicialização em seus efeitos nos processos de subjetivação atuais.
Ainda é relevante ressaltar que os autores são de diferentes áreas do conhecimento e pertencem aos mais diversos programas de pós-graduação do país, contemplando grande articulação com a formação das subjetividades, no presente, a partir dos processos de judicialização e de medicalização das existências.
Assim, a obra permite, sem dúvida, uma análise da medicalização como produção, promoção, criação de vidas patologizadas e, também, subjetividades medicalizadas pela nomeação de vidas saudáveis. Por fim, o livro traz importante problematização das práticas judicializadoras das subjetividades e dos efeitos que geram na inflação jurídica hoje, que tanto nos inquieta e nos faz pensar sobre o que estamos fazendo de nós mesmos, no tempo em que vivemos
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1151-3
DOI: 10.24824/978854441151.3
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 768
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ÁGATHA LUENNA M. DOS SANTOS
Graduada em Filosofia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA – Campus XI/São Miguel do Guamá)
ALCINDO ANTÔNIO FERLA
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto da Escola de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social da Universidade Federal do Pará, Coordenador Nacional da Associação Brasileira da Rede Unida, professor e pesquisador visitante na Alma Mater Studiorum - Università Di Bologna/Centro de Saúde Internacional e Intercultural
ALINE NASCIMENTO
Doutorado em Memória Social/UniRio. Professora na Universidade Santa Úrsula
AMANDA GABRIELA MAGALHÃES
Graduanda de Psicologia/UFPA. Integrante do Transversalizando. Foi bolsista de IC/CNPQ
AMANDA PEREIRA DE CARVALHO CRUZ
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Saúde do Trabalhador pelo CESUPA e em Educação Permanente em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como docente desde 2008, em diversas IES no Pará e no Maranhão
ANA CAROLINA FARIAS FRANCO
Possui graduação em Psicologia/UFPA. Mestra em psicologia social e clínica/UFPA. Doutora em Educação/UFPA. Psicóloga concursada na área de Psicologia da Educação/IFPA
ANA CLAUDIA CAMURI
Doutorado em Psicologia Social/UERJ. Professora na Universidade Santa Úrsula
ANA CLÁUDIA DE OLIVEIRA BENTES
Psicóloga/UNAMA. Mestra em Psicologia/UFPA. Tem quatro especializações: Psicologia da Educação/PUC-MG; Saúde mental e justiça/UFPA/USP; Terapia de casal e família/UEPA e Gerontologia/UFPA. Psicóloga concursada na UFPA
ANA CLEIDE GUEDES MOREIRA
Psicanalista. Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil (1982). Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (1992). Doutorado (2000) em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (2000). Professora Associada da Universidade Federal do Pará, Brasil. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Mestrado, onde dirige o Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Membro da diretoria da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (2006 – 2010). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero - GEPEM. Pesquisadora do Grupo de Trabalho “Dispositivos Clínicos em Saúde Mental” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP)
ANA MARIA PEREIRA LOPES
Psicóloga/UFSC; Mestre em Psicologia/UFSC, Doutora em Psicologia/UFSC. Professora de Psicologia/UNISUL
ANTONINO SILVA
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Mestrando em Psicologia na Universidade Federal do Pará. Servidor efetivo - Secretaria Municipal de Assistência Social (trabalhador do SUAS/CRAS) e Técnico em Gestão Pública (Psicólogo) - Secretaria de Estado de Educação (PA), no Município de Abaetetuba
ARIANE ROCHA FELÍCIO DE OLIVEIRA
Psicóloga, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade
BÁRBARA COSSETTIN COSTA BEBER BRUNINI
Psicologa/UNIPAR. Especialista em Psicologia da Adolescência/PUC-PR. Mestre em Psicologia e Sociedade/UNESP. Mestre em Ciências da Educação/Universidade Técnica de Comercialización y Desarrollo. Professora de Psicologia da Universidade Paranaense/UNIPAR
BÁRBARA LUANA T. MONTEIRO
Graduada em Filosofia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA – Campus XI/São Miguel do Guamá)
BRUNA DE ALMEIDA CRUZ
Psicóloga formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2013. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFPA, na linha Psicologia, Sociedade e Saúde. Possui experiência como professora substituta na UFPA. Membro do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade - Núcleo Pará, realiza atividades de estudo e pesquisa no Grupo Transversalizando e Inquietações
CAMILA MACEDO MARTINS
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e estagiária do Projeto Parcerias
CAMILA CRISTINA DE OLIVEIRA RODRIGUES
Graduada em psicologia pela UNESP/ Assis (2005), com aprimoramento em Saúde Mental na UNICAMP (2006), cursando mestrado em Saúde Coletiva, com ênfase em planejamento e gestão pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Atua na Rede de Atenção Psicossocial do município de Campinas/SP-Brasil há 10 anos e atualmente é gestora do CAPS ad Independência e da UAA
CLARA DA SILVA CAMATTA
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; estagiária do Projeto Parcerias e da clínica transdisciplinar da Divisão de Psicologia Aplicada - DPA/UFRJ; experiência em Saúde Mental pelo projeto Acadêmico Bolsista (2013)
CINTHIA DE CASTRO SANTOS TAVARES MONTEIRO
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia – UNAMA (2008), Especialista em Atenção à Saúde Mental pela Universidade do Estado do Pará – UEPA (2014), Mestre em “Psicologia, Saúde e Sociedade” pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2016). Tem experiência nas áreas da Psicologia clínica, jurídica e Políticas públicas com ênfase em saúde mental. Docente no Instituo Macapaense de Melhor Ensino Superior – IMMES
DANIELE VASCO SANTOS
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (2010). Doutoranda em Educação (ICED/UFPA). Possui experiência como docente de Psicologia, com ênfase na supervisão de Estágios Básicos, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, infância, educação, currículo e modos de subjetivação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Transversalizando
DIANA MORAES
Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia e em Língua Portuguesa, Mestra em Psicologia Social/UFPA. Trabalhou no SINE/CE/MT, no IDESP-PA e foi ouvidora no Governo do Estado do Pará
DIEGO HENRIQUE DA SILVA TRUJILLO
Psicólogo/UFPA. Mestrando em Psicologia/UFPA. Experiência como psicólogo no CRAS/CREAS-SUAS por dois anos. Integrante do grupo Transversalizando/CNPQ
DOLORES GALINDO
Doutora (2006) e Mestra (2002) em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 1999. Possui experiência em Psicologia como área interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes interesses de pesquisa: Psicologia e Epistemologia; Psicologia, governamentalidade e resistências; Psicologia, tecnociências e arte contemporânea
ELAINNE LOBO GONÇALVES DE OLIVEIRA
Psicóloga/UFPA. Mestre em Psicologia Social/UFPA. Foi psicóloga na SUSIPE/Pará. É psicóloga no CAPS/Salinas-PA há dois anos
ELIZABETH MOREIRA DOS SANTOS
PhD em Community Health - University of Illinois (1993); Mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1985) e graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1974). Atualmente é pesquisadora titular aposentada da ENSP Fiocruz e pesquisadora colaboradora no Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais/ENSP/Fiocruz. Atua como consultora independente junto ao departamento de doenças sexualmente transmissíveis, HIV, Aids, e hepatites virais. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando em pesquisa, ensino e assessoria a diversas instituições brasileiras e internacionais em monitoramento e avaliação em saúde. Entre suas áreas de interesse, destaca-se o desenvolvimento de metodologias de ensino e institucionalização da avaliação e monitoramento em saúde
ELLEN AGUIAR DA SILVA
Pedagoga/UFPA, Mestre em Psicologia/UFPA, Doutoranda em Educação/UFPA, Concursada SEDUC/PA
ESTELA SCHEINVAR
Socióloga do Serviço de Psicologia Aplicada da UFF. Professora da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ
ESTHER MARIA MAGALHÃES ARANTES
Normalista pelo Instituto de Educação de Goiás (1967); Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971); Formação de Psicólogos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), Mestrado em Educação, pela Boston University (1976); Doutorado em Educação, pela Boston University (1981) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
EVANILDO LOPES MONTEIRO
Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação (ICED) - Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2011), graduado em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) - (2004) . Professor Assistente I, Universidade Federal do Pará (UFPA) - Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO), atualmente desenvolve pesquisas relacionadas com Educação, Direitos Humanos, Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes, Gênero e Sexualidade
EVELYN TARCILDA ALMEIDA FERREIRA
Doutoranda em Psicologia/UFPA. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará, Professora Substituta de Psicologia do Trabalho e Estágio em Psicologia Organizacional, é Psicóloga Escolar e Educacional na Secretaria de Estado de Educação, Membro do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade - Núcleo Pará, participa do GT de Psicologia, Educação e Formação do Conselho Regional de Psicologia, realiza atividades de estudo e pesquisa no Grupo Transversalizando
FABIANA SILVA
Graduada em Administração de Empresa, pela Universidade Paulista (Campus Belém), Formação de Psicólogo em andamento (Graduação) pela Universidade Federal do Pará. Conselheira discente de Psicologia pela Faculdade de Psicologia (FAPSI). Bolsista de Projeto de Extensão “Promovendo os Direitos Humanos, Saúde e Cidadania através do apoio e atenção às mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual”
FELICIANA UEYAMA
Psicóloga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará
FERNANDA BORGES SOUTTO MAYOR
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; estagiária do Projeto Parcerias; experiência em clínica psicanalítica na Divisão de Psicologia Aplicada - DPA/UFRJ
FERNANDA CHRISTINE SANTOS BENGIO
Psicóloga/UFPA. Mestre em Psicologia Social/UFPA. Doutoranda em Psicologia/UFPA. Professora Substituta/UEPA. Integrante do grupo de pesquisa transversalizando/CNPQ
FERNANDA PRISCILLA PEREIRA DA SILVA
Mestre em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas/UFAM
FERNANDA TEIXEIRA DE BARROS NETA
Psicóloga formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), 2013. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA na linha Psicologia, Sociedade e Saúde. Participa do GT de Infância e Juventude do CRP10
FLÁVIA DANIELLE CÂMARA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Mestrado em andamento na linha de pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará. Graduação em Letras-Língua Portuguesa, em andamento, pela Universidade Federal do Pará
FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Possui Graduação em Licenciatura, Bacharelado e Formação em Psicologia/UNESP (1999), Mestrado em Psicologia e Sociedade/UNESP (2003) e Doutorado em História Cultural/UNESP (2007). Professora na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPA. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Social, Institucional, Educacional e Comunitária. Integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade
FRANCO FARIAS DA CRUZ
Professor Substituto da Universidade Federal do Pará (2016). Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2009), Mestre em Psicologia Clínica e Social pela Universidade Federal do Pará (2012), doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (ingresso-2015). Compõe o grupo de pesquisa e extensão Transversalizando. Compõe Grupo de Trabalho: Psicologia, Educação e Formação, do Conselho Regional de Psicologia 10° Região (CRP-10). Compõe o núcleo Belém da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO. Linha de pesquisa: Psicologia do Desenvolvimento e Autismo; Psicologia Critica e Social
GEISE DO SOCORRO LIMA GOMES
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008) e Mestrado em Psicologia – Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (2011). Atualmente está cursando doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará. É Conselheira do Conselheiro Regional de Psicologia 10ª Região PA/AP (Gestão 2013-2016). Integra o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e o Grupo de Pesquisa Transversalizando no ensino, na pesquisa e na extensão
GENYLTON ODILON REGO ROCHA
Possui graduação em Geografia/UFPA e em Pedagogia/UFPA. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Geografia pela USP. Professor associado II na Universidade Federal do Pará. Estuda currículo, diversidade e educação inclusiva
GIANE SILVA SANTOS SOUZA
Mestre em Psicologia Clínica e Social pela UFPA (2014), Especialização lato sensu em Terapia Familiar Sistêmica (2011) pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Graduação em Psicologia pela UNAMA (2008); Graduação em Administração pela UNESPA (1990). Conselheira Tesoureira do VIII Plenário - gestão 2013/2016 pelo CRP/10 Pará e Amapá. Docente da ESAMAZ
GIOVANNA MARAFON
Psicóloga/UFSC. Mestre em Psicologia Social/UFSC. Doutora em Psicologia Social/UFF. Professora de Psicologia da Educação no curso de Pedagogia e Licenciaturas/UERJ
HEBE SIGNORINI GONÇALVES
Psicóloga/USP. Mestre em Psicologia/PUC-Rio. Doutora em Psicologia/PUC-Rio. Especialista em Psicologia Jurídica/UERJ. Foi psicóloga na FEBEM-Rio de Janeiro. Foi psicóloga/UFRJ. Professora há nove anos no curso de Psicologia/UFRJ na graduação e na pós-graduação
IGOR DO CARMO SANTOS
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-Graduação de Psicologia na Universidade Federal do Pará, na Linha “Psicologia, Sociedade e Saúde”, e membro do grupo de estudos e pesquisas “Transversalizando”. É ainda membro do Núcleo Belém da ABRAPSO
IOLETE RIBEIRO DA SILVA
Professora Dra. da Faculdade de Psicologia, Universidade Federal do Amazonas
JANARI DA SILVA PEDROSO
Professor associado I/UFPA. Psicólogo. Doutor em Desenvolvimento Sustentável pelo NAEA/UFPA. Estuda processos de desenvolvimento humano, família e avaliação psicológica. Docente orientador no mestrado e doutorado em Psicologia/UFPA
JOÃO PAULO PEREIRA BARROS
Psicólogo/UFC. Mestre em Psicologia/UFC. Doutor em Educação/UFC. Especialista em Saúde Mental/UECE. Atualmente, é professor efetivo do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC, onde coordena o Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES-UFC)
JOELMA DO SOCORRO LIMA BEZERRA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2013). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia- UFPA (2015)
JORGE MORAES COSTA
Psicólogo/UFPA. Mestre em Psicologia Social/UFPA. Doutorando em Psicologia Social/UFPA. Professor há mais de vinte anos de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento/UFPA. Integrante do grupo transversalizando/CNPQ. Foi conselheiro titular no Conselho Federal de Psicologia. Foi vice-diretor da Faculdade de Psicologia/UFPA. Foi chefe de departamento em Psicologia Social e Escolar/UFPA
JOSÉ ARAÚJO DE BRITO NETO
Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão. Especialização em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Psicologia Clínica e Social da Universidade Federal do Pará. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PA
JOSÉ DE ARIMATÉIA REIS
Psicólogo/UFPA. Mestre em Psicologia Social/UFPA. Doutorando em Psicologia Social/UFPA
JÚLIA DE PAULA OLIVEIRA
Psicóloga pela Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí. Bolsista de Residência Multiprofissional da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás
JULIA HATAKEYAMA JOIA
Psicóloga e Acompanhante Terapêutica. Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalhadora de CAPS infantojuvenil do município de São Paulo
JUREUDA DUARTE GUERRA
Possui graduação em Psicologia/UERJ. Mestra em Psicologia/UFPA. Psicóloga na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Foi presidente e vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia – décima região. É conselheira no Conselho Federal de Psicologia
KÁTIA AGUIAR
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990), Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012-2013). Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Psicologia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense
KELY CRISTINA MAGALHÃES DECOTELLI
É graduada em Psicologia, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em infância, criminologia, educação, direitos humanos, governamentalidade e produção de subjetividade
LEANDRO PASSARINHO REIS JÚNIOR
Pedagogo/UFPA; Psicólogo/UNAMA; Biólogo/UFPA; Formado em Letras/UFPA; Mestre em Educação/UEPA; Doutor em Educação/UFPA; Professor adjunto II de Psicologia da Educação/UFPA
LEILA CRISTINA DA CONCEIÇÃO SANTOS ALMEIDA
Doutoranda em Educação e Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal do Pará. Possui Especialização lato sensu em Psicologia Educacional, com ênfase em Psicopedagogia Preventiva pela UEPA, Graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia e Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente, é Técnica em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará
LÉLIA MARÍLIA DOS REIS
Graduada em Psicologia pela UNESP/Câmpus de Assis, pesquisadora do Laboratório de Psicossomática (FAMERP) e do grupo Sexualidade Vida (CNPq/USP), pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Aplicadas à Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Doutora em Psicologia pela FFCLRP/USP, Mestre em Ciências Médicas pela FMRP/USP, Especialista em Psico-Oncologia pelo IRPCc/Sociedade Brasileira de Cancerologia e em Infância e Violência Doméstica pelo IP/USP e formação em Psicologia Perinatal no Instituto Brasileiro de Perinatalidade – GERAR
LEONARDO LEMOS SOUZA
Psicólogo/UNESP. Mestre em Psicologia e Sociedade/UNESP. Doutor em Educação/UNICAMP. Professor de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento durante sete anos/UFMT. Professor de Psicologia da Educação/UNESP há três anos. Integrante do GT Subjetividade, conhecimento e práticas sociais
LETÍCIA GONÇALVES
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), por associação entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense. Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, discutindo a atenção à saúde das mulheres em Belo Horizonte. Especialista em Promoção da Saúde no contexto da Atenção Primaria à Saúde, pelo Campus Virtual de Salud Pública da Escuela Nacional de Salud Pública de Cuba. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
LÍVIA DE OLIVEIRA CUNHA REIS
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2009), Cursou Especialização em Psicologia Jurídica pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2013) e Especialização em Atenção à Saúde Cardiovascular pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2014), em formato de Residência Multiprofissional, com atuação na Fundação Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna – FHCGV. Mestranda no Programa de Psicologia na Universidade Federal do Pará, linha Psicologia, saúde e sociedade
LORENA CUNHA DE SOUZA
Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Pará (2013). Especialista em Avaliação de Serviços de Saúde pela Universidade Federal Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - UNA-SUS (2015). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, linha de pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde
LUANNA TOMAZ DE SOUZA
É graduada em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e em Direito pela Universidade Federal do Pará(UFPA), Mestre em Direito na Universidade Federal do Pará e Doutora pela Universidade de Coimbra - Portugal. É professora da UFPA. É pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Mulher e Relações de Gênero Eneida de Moraes (GEPEM-UFPA). Coordena o Grupo de Estudos em Direito Penal e Democracia (UFPA) e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Violência na Amazônia (NEIVA-UFPA). É conselheira e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA. Integra a Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. É conselheira do Conselho Nacional de Drogas
LUCIANA KIND
Doutorado em Saúde Coletiva; Instituto de Medicina Social – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ); 2007. Pós-doutorado em Psicologia Social, UFMG, 2010. Temáticas de pesquisa: saúde coletiva; processos saúde-doença; práticas grupais; participação em saúde
LUÍS ANTÔNIO FRANCISCO DE SOUZA
Possui graduação em Sociologia/USP. Mestre e Doutor em Sociologia/USP. Professor livre-docente na Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho/UNESP-Marília. É líder do Observatório de Segurança Pública. Coordenou pesquisas sobre vitimização e aprisionamento de mulheres com financiamento do CNPQ
LUÍS VAGNER DIAS CALDEIRA
Psicólogo/UFPA. Especialista em Saúde Mental. Psicólogo no CAPS. Coordenador de Saúde Mental na Região de Marabá
LUÍSA AZEVEDO DAMASCENO
Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (bolsista CNPq). Integrou o Projeto “Psiquiatria Infantil Sem Paredes - Tendas da Inclusão”, no Ambulatório Didático de Psiquiatria Infantil da UFF, como bolsista de extensão (2011-2014). Pesquisadora de Iniciação Científica em Neurociências no Laboratório de Atenção e Controle Motor da UFF, como bolsista FAPERJ (2009-2011)
LUIZ MARQUES CAMPELO
Graduado em Farmácia/UFC. Mestre em Saúde Pública/UFC. Especialista em Avaliação em Saúde pela ENSP/FIOCRUZ
MANOELA MARIA VALÉRIO
Graduada em Psicologia pela UNESP/SP, mestre e doutoranda pela Universidade Federal Fluminense/RJ. Co-fundadora e associada do Circuito de Interação de Redes Sociais (CIRCUS). Atuação em docência, trabalhos artísticos e psicologia clínica (na cidade de Goiânia/GO)
MARCELA LÓPEZ MEDEIRO MACHADO
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; ex-estagiária do Projeto Parcerias; Experiência em clínica transdisciplinar e com grupos de adolescentes na Divisão de Psicologia Aplicada
MARCELO DE ALMEIDA FERRERI
Possui graduação em Psicologia, na Universidade Santa Úrsula. Mestre em Psicossociologia de comunidade e ecologia social/UFRJ. Doutor em Psicologia Social/UERJ. Professor do quadro permanente, concursado da Universidade Federal de Sergipe
MARCELO GURGEL CARLOS DA SILVA
Graduação em Medicina pela UFC. Possui graduação em Economia/UFC. Mestre em Saúde Pública/USP. Doutor em Saúde Pública/USP
MARCELO MORAIS MOREIRA
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1995), Pós-Graduação lato sensu pela Universidade Católica de Brasília (2009) e Mestrado em Psicologia Social e Clínica pela Universidade Federal do Pará (2013). Desde 1999, compõe o quadro de funcionários da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos. Desde fevereiro de 2015, assumiu a coordenação do Curso de Psicologia da Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ)
MARCOS NALLI
Filósofo/UEL. Mestre em Antropologia/UEM. Doutor em Filosofia/UNICAMP. Professor de Filosofia/UEL
MARIA CRISTINA GONÇALVES VICENTIN
Professora Doutora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP, onde coordena o Núcleo Lógicas Institucionais e Coletivas
MARIA DA GRAÇA GARCIA ANDRADE
Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência nas áreas de Assistência Médica e Saúde Pública, com ênfase em atenção básica e avaliação, atuando principalmente nos temas: gestão do cuidado; integralidade da atenção; atenção básica; trabalho em rede na saúde; gestão do cuidado em oncologia
MARIA HELENA ZAMORA
Professora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio
MARIA LÍVIA DO NASCIMENTO
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1978) e Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente, é professa titular da Universidade Federal Fluminense. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Exclusão Social, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de subjetividade, infância e adolescência, psicologia e judiciário, judicialização da vida
MARIA LÚCIA CHAVES LIMA
Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Pesquisadora com experiência nas áreas de Psicologia Social e Educação. Coordena o grupo InquietAções: arte, saúde e educação
MARIA REGINA LEAL GUEDES
Estudante da Licenciatura em História. Professora da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo, UERJ
MARIZETE GOUVEIA SCOTT DAMASCENO
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1981), mestrado acadêmico em Psicologia pela Universität Wien (Magistra der Philosophie, 1998, Viena, Áustria) e mestrado profissionalizante pela Saint Paul University (Master of Arts, 2004, Ottawa, Canadá)
MICHEL DE VILHENA FERREIRA
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (2014) na linha de pesquisa Currículo: Epistemologia & História. Tem formação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2009), Bacharelado em Psicologia pela UFPA (2007) e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2006)
MICHELLE RIBEIRO CORRÊA
Psicóloga/UFPA. Advogada/UNAMA. Psicóloga na Escola Superior de Magistratura/PA
NATHÁLIA DOURADO
Psicóloga/UFPA; Jornalista/UFPA; Mestre em Psicologia/UFPA
NATHALIA LEARDINI BENDAS ROBERTO
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; ex-estagiária do Projeto Parcerias; Especializada em Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência pelo Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental, NUPPSAM/IPUB/UFRJ. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Psicóloga/UFRJ
NÚBIA GARCIA VIANNA
Fonoaudióloga. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente/UNICAMP
PATRÍCIA FÉLIX
Psicóloga/UFPA. Foi bolsista CNPQ de Iniciação Científica. Integrante do grupo transversaslizando/CNPQ
PATRICK COUTINHO
Licenciado em História pela Professora da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo, UERJ
PAULA ARRUDA
Possui graduação em Direito. Mestra e Doutora em Direito. Professora adjunta em Direito/UFPA. Realiza Pós-doutorado, na Alemanhã, atualmente, em Direitos Humanos. Coordenadora do Laboratório de Justiça Global e Direitos Humanos na Amazônia (LAJUSA)
PAULO DE TARSO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Graduado em Psicologia pela UFPA (1988), Mestre em Saúde Pública - ENSP (1998) e Doutor em Saúde Pública - ENSP (2005). Atualmente, é Professor Adjunto III da UFPa
PEDRO PAULO FREIRE PIANI
Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Faculdade de Medicina, área de Saúde Coletiva e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, linha de Psicologia, Sociedade e Saúde. É professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFPA. Fez o Bacharelado em Psicologia na Universidade Federal do Pará (1991), Licenciatura em Psicologia na Universidade São Marcos - SP (1997), Mestrado na área de Ciências Sociais e Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002)
PEDRO PAULO GASTALHO DE BICALHO
Professor Associado do Instituto de Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Graduação em Psicologia (UFF), Especialização em Psicologia Jurídica (UERJ), Mestrado e Doutorado em Psicologia (UFRJ). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, segurança pública, governamentalidade, processos de criminalização e produção de subjetividade
RACHEL DE SIQUEIRA DIAS
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1998). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica. Aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na modalidade Mestrado, da Universidade Federal do Pará (UFPA)
RAFAELE HABIB SOUZA AQUIME
Psicóloga, Graduada pela Universidade da Amazônia (UNAMA), em 2012. Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), na linha de pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde, período 2013/2015. Pesquisa os direitos das crianças e dos adolescentes, políticas públicas destinadas a esse público, bem como para a juventude, envolvendo processos de educação, arte e cultura
REBECCA DE MEDEIROS
Licenciada em História pela Professora da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo, UERJ
RENATA VILELA RODRIGUES
Mestra em Estudos Culturais pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), da Universidade Federal de Mato Grosso. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Rondonópolis
ROBERT DAMASCENO RODRIGUES
Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Diretor da Companhia Cínicos de Teatro. Membro do Grupo de Estudos Transversalizando, do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade - Núcleo Pará - e do GT de Infância e Adolescência do Conselho Regional de Psicologia - PA/AP. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, pesquisando os processos de medicalização de adolescentes em documentos do UNICEF
RODRIGO DE OLIVEIRA FEITOSA VAZ
Rodrigo Vaz é paraibano, psicólogo, graduado pela UFPB. Militante do SUS, da Reforma Psiquiátrica, dos “vidas lokas” em rebelião, inquietos, incomuns, transtornados e errantes. Atualmente, vive e trabalha com saúde mental em São Paulo (CAPS Itapeva). Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP (2015) com o título Redução de Danos, política do comum e invenções de um cuidado de si: uma cartografia do Centro de Convivência É De Lei
ROSIMERI DE OLIVEIRA DIAS
Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Procientista da UERJ. Autora dos livros: Deslocamentos na formação de Professores e Formação inventiva de professores, ambos publicados pela Editora Lamparina. Coordenadora do Subprojeto de Pedagogia da FFP/PIBID/CAPES/UERJ
ROSINEIDE CORDEIRO
Possui graduação em Serviço Social pela Fundação Universitária de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (1986), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professora associada do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPE. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, movimento de mulheres rurais e trabalhadora rural. Desenvolve pesquisas e estudos sobre gênero, mulheres e ação coletiva nos contextos rurais e urbanos à luz das teorias feministas e do referencial das práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano
SAMIRA MARIA DA SILVA
Graduanda em Psicologia na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e estagiária de Psicologia no Centro de Referência de Assistência Social, no município de Diadema
SARAH LEMES DE ALMEIDA
Psicóloga da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Especialista em Psicomotricidade pela Universidade Salvador (UNIFACS) e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade
SÉRGIO BANDEIRA DO NASCIMENTO
Historiador. Mestre em Educação/UFPA. Doutor em Educação/UFPA. Professor de história na SEDUC. Professor substituto de história da educação/UFPA. Professor em cursos de especialização lato sensu no IFPA e na Faculdade Ipiranga
SÉRGIO RESENDE CARVALHO
Graduou-se em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG). Obteve os títulos de mestre e de doutor em saúde coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Atualmente é docente da FCM/ UNICAMP e atua na área de Saúde Coletiva com ênfase em planejamento e gestão, desenvolvendo trabalhos nos seguintes temas: saúde coletiva, educação em saúde, promoção à saúde e educação médica. Coordena a linha de pesquisa “Conexões: Saúde Coletiva e políticas da Subjetividade”
SÍLVIO YASUI
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1979), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2006). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental
TATIANA MACHIAVELLI CARMO SOUZA
Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre e Doutora em Serviço Social pela UNESP/Franca e Especialista em Psicopedagogia. Professora Adjunta II no curso de Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás
THAÍS DE SOUZA NOGUEIRA
Psicóloga/UFPA. Mestre em Psicologia Social/UFPA. Integrante do grupo transversalizando de pesquisa/CNPQ
THAÍS SELTZER GOLDSTEIN
Psicóloga/USP. Especialista em Atenção à Saúde Mental Multiprofissional/CAPS-Prof. Luís da Rocha Cerqueira/SP. Mestre em Ciências Sociais/UFBA. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento/USP. Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA)
THIAGO COLMENERO CUNHA
Possui graduação em Psicologia e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é discente de Doutorado do Programa da Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (bolsista CNPq). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, infância, segurança pública e produção de subjetivação
TIAGO CASSOLI
Professor de graduação e pós-graduação em Psicologia Social/Institucional da Universidade Federal de Goiás - UFG/Regional Jataí e Goiânia. Realizou graduação (2001) em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e Doutorado (2012) em Psicologia e Sociedade na mesma universidade. Mestrado (2006) em Psicologia-Estudos da Subjetividade pela Universidade Federal Fluminense – UFF
VÁLBER SAMPAIO
Psicólogo, graduado pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2010); Mestrando, pela Universidade Federal do Pará - UFPA na linha de Psicologia, Sociedade e Saúde; e atualmente é membro do Núcleo Belém da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO
VALESKA ZANELLO
Professora adjunta do Departamento de Psicologia da universidade de Brasília. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura. Coordena o grupo de pesquisa “Saúde Mental e Gênero” (foco em mulheres) o qual realiza uma leitura do campo da saúde mental sob um viés feminista das relações de gênero (e interseccionalidades com raça e etnia) no que diz respeito à epistemologia, semiologia, diagnóstico psiquiátrico e prática profissional
VILMA NONATO DE BRÍCIO
Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Coordenação e Organização do Trabalho Pedagógico pela Universidade Federal do Pará e Mestra em Educação (Currículo e Formação de Professores) pela Universidade Federal do Pará. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Professora da Universidade Federal do Pará (Campus de Abaetetuba)
WLARDISON RONY DA SILVA CARDOSO
Doutor em Antropologia Social/PPGA-UFPA. Mestre em Direitos Humanos e Inclusão Social/PPGD-UFPA. Bacharel/Licenciado em Filosofia/IFCH-UFPA. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica/PPEB-UFPA. Professor do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia da Universidade do Estado do Pará/DFCS-UFPA. Professor do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia da Universidade do Estado do Pará (DFCS/CCSE/UEPA)