Autores: Jáima Pinheiro de Oliveira - Aila Narene Dahwache Criado Rocha - Regina Keiko Kato Miura - Eline Silva Rodrigues (Orgs.)
O livro “Desenvolvimento Infantil, Escola e Inclusão: Ações Pedagógicas e Intersetoriais” é um dos produtos principais da pesquisa “Suportes da Educação Especial para o Processo de Escolarização de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais” (458232/2014-9), vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esse estudo é coordenado pela primeira autora desse livro e conta também com a participação de diversos pesquisadores. De maneira específica, os temas dos capítulos dessa coletânea abordam aspectos do desenvolvimento infantil, do processo de escolarização e elementos que permeiam esses assuntos, como o cuidado e a saúde prestados durante essas fases da vida. Desejamos uma excelente leitura a tod@s!
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1240-4
DOI: 10.24824/978854441240.4
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ORGANIZADORAS
JÁIMA PINHEIRO DE OLIVEIRA
Docente do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP.
AILA NARENE DAHWACHE CRIADO ROCHA
Terapeuta Ocupacional. Doutora em Educação. Docente do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília.
REGINA KEIKO KATO MIURA
Docente do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP/SP), Campus de Marília.
ELINE SILVA RODRIGUES
Doutoranda da Universidade do Minho (Portugal) pelo Programa de Doutoramento em Estudos da Criança; Docente do quadro permanente do Instituto Benjamin Constant/MEC (2010); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2005); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010).
AUTORES
AMINE QUINTAS CORRÊA
Pedagoga. Especialista em Educação Infantil e a Escola de Nove Anos: pesquisas e gestão do cotidiano escolar pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Diretora de Escola de Educação Infantil no CER, Padre Mário Cavaretti Filho. Membro colaborador do Laboratório Pedagógico da Educação Infantil (LAPEI) da Secretaria Municipal de Educação de Araraquara.
ANA LUIZA DACAL DE SOUZA
Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP.
ANA LUISA DIAS TATIT
Graduanda em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP. Bolsista de Iniciação Científica (2014/2015 - Primeiros Projetos/PROPe/UNESP).
ÂNGELO ANTONIO PUZIPE PAPIM
Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp-Marília. Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Católico Unisalesiano de Lins e Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências pela Unesp-Marília. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, com experiência na área de Educação, com ênfase em educação especial, atuando nos seguintes temas: deficiência intelectual, autismo, sexualidade e psicoterapia infantil e adulta. Atualmente atua como psicólogo clínico, com enfoque cognitivo comportamental, com atendimentos psicoterápicos, avaliação psicológica e elaboração de laudos.
ANNA AUGUSTA SAMPAIO DE OLIVEIRA
Bolsista Produtividade - CNPq, nível 2. Livre-docente em Educação Especial (UNESP). Doutora em Educação (UNESP). Mestre em Educação Especial (UFSCar). Pedagoga (USP). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, atuando junto ao Departamento de Educação Especial e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na condição de Vice-coordenadora desse programa, campus de Marília/SP.
CARLA FRANCIELLY MARTINI NOVAES
Graduanda em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade e Desenvolvimento Infantil (GEPADI). Bolsista PIBIC-CNPq, atuando em projetos de pesquisa e extensão junto às instituições de Educação Infantil e crianças em risco social das Unidades de Saúde da Família de Marília/SP.
CEJANE OLIVEIRA MARTINS PRUDENTE
Fisioterapeuta. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Especialista em Fisioterapia Neurológica pela Universidade de Brasília (UnB). Docente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).
CIBELLE KAYENNE MARTINS ROBERTO FORMIGA
Fisioterapeuta. Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Fisioterapia Neurológica pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e especialista em Cinesioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
DÉBORA DELIBERATO
Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo - EPM (1985). Mestrado em Letras - Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (1993). Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Pós-doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Livre-docente na área da Comunicação Alternativa pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília. Bolsista Produtividade CNPq. Docente Adjunto do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências do Campus de Marília - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase na Educação, atuando principalmente nas áreas: comunicação suplementar e alternativa, educação especial, formação de profissionais da saúde e da educação no processo inclusivo da pessoa com deficiência.
FABIANA CRISTINA FRIGIERI DE VITTA
Terapeuta Ocupacional. Doutora e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora assistente no Departamento de Educação Especial da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília/SP e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP, Campus de Araraquara/SP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividades e Desenvolvimento Infantil (GEPADI).
GABRIELY CABESTRÉ AMORIM
Mestre e Doutoranda em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP. Possui graduação em Pedagogia (UNESP - Bauru), Aperfeiçoamento em Produção de Material Didático para Diversidade pela (UNESP - Bauru). Atua como orientadora da Redefor nos cursos de Especialização em Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva/UNESP.
ISRAEL ROCHA DIAS
Pedagogo. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Inclusão (GEPEI).
KAREN REGIANE SORIANO
Pedagoga. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília/SP. (Bolsista do CNPq). Especialista em Educação Especial e Inclusiva - Formação de Professores em Educação Especial: apoio à escola inclusiva pela mesma Universidade (UNESP).
KATIA DE MOURA GRAÇA PAIXÃO
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação na Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) Unesp, Marília, na linha de educação especial. Mestre em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Unesp, Assis, SP. Graduada em Pedagogia pela FFC/Unesp. Diretora de Escola efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Lins-SP, do Centro Especializado denominado Núcleo de Apoio Integrado ao Atendimento Educacional Especializado “Profª Elizabeth Guedes Chinali”, atuando na área da educação especial, com ênfase nos temas: Atendimento Educacional Especializado, Ensino e aprendizagem do estudante com deficiência intelectual, Teoria Histórico-Cultural e Formação de professores.
LEILA REGINA D´OLIVEIRA DE PAULA NUNES
Possui Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Special Education na George Peabody College, USA (1977) e doutorado (PhD) em Special Education - Vanderbilt University (1985). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq e bolsa de Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, linguagem e comunicação, interação social, comunicação alternativa e ampliada, educação de pessoas com deficiência e metodologia de pesquisa experimental intrassujeito.
MARCELA SILVA DA LUZ
Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP. Participa do Programa Institucional de Iniciação Científica (IC Voluntária). Atua na Secretaria Educacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Unidade de Marília.
MÁRCIA DENISE PLETSCH
Professora Adjunta do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ e pesquisadora do CNPq.
MARIA MADALENA MORAES SANT'ANNA
Terapeuta ocupacional. Doutora em Educação. Coordenadora pedagógica e docente da Pós-Graduação Lato Sensu em Terapia Ocupacional: uma visão dinâmica em neurologia – Faculdade Método São Paulo – FAMESP/SP.
MARIANA MARTINS MOURO
Graduanda em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade e Desenvolvimento Infantil (GEPADI), na qualidade de bolsista nos projetos de extensão junto à instituições de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Marília/SP.
MARTINA ESTEVAM BROM VIEIRA
Fisioterapeuta. Doutoranda e Mestre em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Fisioterapia em Pediatria e Neonatologia pela Universidade São Marcos. Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
MAYSA FERREIRA MARTINS RIBEIRO
Fisioterapeuta. Doutora e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Fisioterapia Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Docente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).
MIRELA FRANCELINA MEDEIROS
Mestranda do Programa de Educação Escolar da Universidade “Júlio de Mesquita Filho” campus de Araraquara. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Bauru, com complementação em Gestão Escolar pela mesma Universidade. Professora Efetiva na Educação Básica dos Anos Iniciais da Secretaria Estadual da Educação, com sede em Bauru (E.E Prof. Antônio Xavier de Mendonça), atualmente trabalhando na função de Vice-diretora.
MIRYAM PELOSI
Terapeuta Ocupacional. Doutora em Educação. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
MUNIQUE MASSARO
Possui graduação em Pedagogia com habilitação em deficiência física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Marília (2009), mestrado em Educação, linha Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Marília (2012). Doutora em Educação, linha Educação Especial também pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Foi bolsista Fapesp. Tem experiência na área de Educação e Educação Infantil, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, linguagem e comunicação, comunicação suplementar e alternativa, educação de pessoas com deficiência.
RITA DE CÁSSIA TIBÉRIO ARAÚJO
Graduada em Terapia Ocupacional pela USP (1975), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela (UNESP - Marília) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela (UNESP - Marília). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação e de Terapia Ocupacional. Unesp/Marília.
ROGÉRIO DRAGO
Pedagogo. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutor em Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor Adjunto do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Inclusão (GEPEI).
SIMARA PEREIRA DA MATA
Pedagoga e Fisioterapeuta. Mestranda em Educação e Especialista em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília/SP. Professora da Educação Básica na rede municipal de ensino de Rio Claro/SP. Vice-diretora de escola da Prefeitura Municipal de Rio Claro/SP.
VANESSA CALCIOLARI RIGOLETTI
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da UNESP Campus de Marília; Especialista em “Formação de Professores em Educação Especial: apoio à escola inclusiva” pela UNESP Campus de Marília; Pedagoga com habilitação em Educação Especial – Deficiência Intelectual pela UNESP, Campus de Marília; Professora do Ensino Fundamental I e da Educação Infantil no município de Marília/SP.
VERA LUCIA VIEIRA DE SOUZA
Possui graduação em Terapia Ocupacional, pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta/Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro - ERRJ-ABBR (1978), Doutorado (2015) e Mestrado (2000) em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na atenção a crianças e adultos com alterações funcionais, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, reabilitação, tecnologia assistiva, comunicação alternativa e ampliada, educação inclusiva, brincar, atenção às crianças no contexto ambulatorial, hospitalar, domiciliar e escolar.