Autores: Alex dos Santos Guimarães, Jairo Carvalho do Nascimento, Márcia Cristina Lacerda Ribeiro (Orgs.)
Este livro apresenta e discute temas que versam, epistemologicamente, sobre os campos da História e da Educação, procurando estabelecer um diálogo entre essas duas áreas das ciências humanas. Seus textos são produções originais, relacionados ao labor docente, alguns dos quais resultam diretamente de dissertações e teses, outros frutos de experiências em atividades de pesquisa, de ensino e de extensão de seus respectivos autores. De um modo geral, esta coletânea reúne estudos que contemplam os domínios teóricos da História Social, do Ensino de História e da Educação Histórica. É um livro muito útil para ser divulgado nas universidades, nos cursos de licenciatura e nos programas de pós-graduação em História e Educação
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1367-8
DOI: 10.24824/978854441367.8
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ALEX DOS SANTOS GUIMARÃES
Mestre em Teoria Literária e Crítica da Cultura pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Professor Auxiliar do curso de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VI). Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em "Práticas Docentes Interdisciplinares" (UNEB/Campus VI).
EDUARDO DE LIMA LEITE
Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB). Foi professor Substituto do curso de História, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VI). Professor da disciplina História no Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz (Barra do Choça/BA).
EDMILSON DE SENA MORAIS
Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus I). Professor Assistente do curso de Letras Vernáculas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VI).
GENILSON FERREIRA DA SILVA
Doutorado em andamento em Educação e Contemporaneidade (UNEB/Campus VI), com o tema “Intelectual branco, militância negra: a importância de Florestan Fernandes para inserção negros na educação formal”. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus I). Professor Auxiliar do curso de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VI).
IRACEMA OLIVEIRA LIMA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professora Titular do curso de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenadora do Laboratório de Pesquisas e Estudos em Ensino de História – LAPEH (UESB). Coordena o projeto de pesquisa “Ensinar e aprender história: educação histórica e seus sujeitos” (UESB).
JAIRO CARVALHO DO NASCIMENTO
Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Assistente do curso de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VI). Coordenador do projeto de extensão e pesquisa “CINEdebate & História” (www.cinedebateuneb.org). Autor dos livros José Calasans e Canudos: a história reconstruída (Salvador, Edufba, 2008) e Bahia: ensaios de História Social e ensino de História (Salvador, Eduneb, 2014/Coautor).
JOÃO BATISTA VICENTE DO NASCIMENTO
Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairu (2007). Professor Auxiliar do curso de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VI). Coordenador do projeto de pesquisa “História e Formação do Pensamento Político na Época Moderna”.
JOÃO REIS NOVAIS
Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Assistente do curso de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VI). Coordenador do projeto de pesquisa “História política e relações de poder na região Sudoeste da Bahia (1989 a 1930)”.
JOSLAN SANTOS SAMPAIO
Doutorado em andamento em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB), com o tema “A vida é bela: um terreno fértil para discutir a memória”. Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB). Professor da disciplina História no Instituto de Educação Euclides Dantas (Vitória da Conquista/BA).
LUCIANA OLIVEIRA CORREIA
Doutorado em andamento em Desarrollo Psicologico, Aprendizaje y Educación (Universidad de Alcalá/Espanha), com o tema “La Historia Contemporánea como contenido de la enseñanza: una mirada a través de los manuales de Historia para la educación secundaria en España (1900-1945)”. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Assistente do curso de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VI). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Didática da História (UNEB/Campus VI).
MÁRCIA CRISTINA LACERDA RIBEIRO
Doutora em História Antiga pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Assistente do curso de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VI). Membro do Laboratório de Estudo sobre a Cidade Antiga (Labeca/MAE/USP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (NHIPE/CNPq/UNEB).