Autores: Lilian Aparecida Ferreira - Glauco Nunes Souto Ramos
Esta obra reúne o trabalho de alguns professores que têm buscado compreender a Educação Física escolar inspirados pelas “lentes” de uma proposição teórica denominada Praxiologia Motriz, cujo autor é Pierre Parlebas. A partir desta perspectiva, encontraremos textos que apresentarão e analisarão os jogos tradicionais, as atividades circenses, o skate, a dança de salão e o handebol – manifestações da cultura corporal de movimento que estabelecem vínculos com o que pode ser ensinado na escola.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1383-8
DOI: 10.24824/978854441383.8
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 158
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
GLAUCO NUNES SOUTO RAMOS
Docente dos cursos de graduação em Educação Física do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana/UFSCar/São Carlos, vice coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC), membro da Associação Internacional de Praxiologia Motriz (AIPRAM).
ISABELLA BLANCHE GONÇALVES BRASIL
Professora de Educação Física no Colégio Pedro II – Campus Niterói/RJ, Mestre em Docência para Educação Básica – Universidade Estadual Paulista/UNESP/Campus Bauru/SP; Especialista em Educação Física Escolar – Universidade Federal de São CarlosUFSCar/SP; Graduação Licenciatura Plena em Educação Física – Universidade Estadual Paulista/UNESP/Campus Bauru/SP.
JOÃO FRANCISCO MAGNO RIBAS
Professor Associado do Departamento de Desportos Coletivos na Universidade Federal de Santa Maria. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado junto ao Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha/Espanha, Universidade de Lleida/Espanha.
LÍLIAN APARECIDA FERREIRA
Docente do curso de graduação em Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica da UNESP/Bauru. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC). É membro da Associação Internacional de Praxiologia Motriz (AIPRAM).
MARCO ANTONIO COELHO BORTOLETO
Licenciado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba, Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, Doutorado pela Universidade de Lleida no Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) na Espanha e Livre Docente (Professor Associado) FEF-UNICAMP. Realizou Estágio de Pós-doutorado na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (Portugal). Professor visitante na Universidad A Coruña (Espanha) e professor de Acrobacia na Escola de Circo de Barcelona (Espanha, 2001-2005). Docente (Associado) do Departamento de Educação Física e Humanidades (DEFH) da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisa na área de Educação Física, com ênfase na Ginástica e no Circo, enfocando nas seguintes temáticas: cultura de treinamento da ginástica artística (antropologia do esporte e etnografia); relações das atividades circenses com a Educação Física; formação e desenvolvimento da Ginástica Geral (Ginástica para Todos); tecnologias elásticas e formação de acrobatas; bem como outros estudos fundamentados na teoria da "Ação Motriz" ou Praxiologia Motriz.
NILZA COQUEIRO PIRES DE SOUSA
Doutora em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP/Rio Claro, Área de concentração: Pedagogia da Motricidade Humana, pesquisa financiada pela FAPESP. Realizou estágio de pesquisa na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Portugal em 2015. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP/Bauru em 2011. Especialista em Pedagogia do Teatro pela Universidade do Sagrado Coração/USC/Bauru em 2005. Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP/Bauru em 1996. Professora de Educação Física da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Professora de Dança de Salão e Tango Argentino. Bailarina profissional atuando especificamente com o Tango Cenário. Atua na área de Educação Física e Arte com ênfase em Dança, principalmente nos temas: dança educativa; educação física escolar, formação continuada de professores e dança de salão.
JORGE RICARDO SARAVÍ
Doctorando en Ciencias de la Educación. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata. Magister en Educación Corporal. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata. Master en Ciencias y Técnicas de las Actividades de Físicas y Deportivas. Unidad de Formación e Investigación en Ciencias y Técnicas de las Actividades Físicas y Deportivas (UFR – STAPS), Universidad Paris V, Francia. Licenciado en Actividad Física y Deporte. Facultad de Actividad Física y Deporte, Universidad de Flores. Profesor en Educación Física. Instituto Superior de Formación Docente Nº 22, Olavarría. Profesor Adjunto Ordinario, Departamento de Educación Física. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Universidad Nacional de La Plata. Miembro del Comité Asesor del Área de Estudios e Investigaciones en Educación Física (AEIEF). Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (IdIHCS-CONICET), Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata. Miembro fundador de Asociación Internacional de Praxiología Motriz (AIPRAM).
SILVESTER FRANCHI
Mestre em Educação Física – Aspectos socioculturais e pedagógicos da Educação Física – pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduado em Educação Física – Licenciatura na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com graduação sanduíche com bolsa CNPq/CAPES Ciência sem Fronteiras na Universidade de Lleida (UdL), Catalunha, Espanha. Membro do Grupo de Estudos Praxiológicos.