Autores: Liéte Oliveira Accácio (org.)
O livro, com textos de diversas autoras, refere-se aos temas da profissão docente, da formação de professores, das instituições escolares e da política educacional, a partir da visão histórica da educação brasileira. Apresenta resultados do grupo de pesquisa coordenado pela Prof. Dra. Liéte Oliveira Accácio, no âmbito do projeto “A Profissão Docente: as políticas, a formação e as instituições no norte e noroeste fluminense”. Reúne, também, estudos históricos de tradicional instituição oficial de formação docente da cidade do Rio de Janeiro, polo de implantação e difusão de diversas políticas do mundo da educação, e texto referente à instituição particular dessa cidade.
Os artigos valem-se de fontes primárias, em reflexão histórica baseada em pesquisas bibliográficas e análise documental das diretrizes dos poderes constituídos, nas esferas federal e estadual do Rio de Janeiro. Comentam as políticas oficiais que transparecem na documentação obtida no acervo das próprias instituições pesquisadas, assim como em jornais e revistas locais e institucionais. Na coleta de dados realizada por meio de pesquisa de campo, utilização de entrevistas, observações e trabalho com histórias de vida articulam-se teoria e prática, fundamentação e experiência e observam-se defesas da profissão docente, percebida com os valores do passado, em contraste com o contexto da atualidade de descrédito e desconstrução. Assim, os estudos procederam a análise, em perspectiva histórica, das diretrizes de políticas públicas envolvidas na gênese, criação e desenvolvimento de instituições escolares formadoras do professor de educação infantil e do ensino fundamental, localizadas no Rio e no norte e noroeste fluminense, em diferentes momentos históricos.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-110-1
DOI: 10.24824/978858042110.1
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Dayse Martins Hora
Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Licenciada em Biologia pela UERJ. Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores e história das disciplinas escolares.
Juliana Trigueiro Caroca de Queiroga Lopes
Mestre
Liéte Oliveira Accácio (Org.)
Doutora em Educação (História e Historiografia da Educação) pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Licenciada e Bacharel em Pedagogia pela UFF. Professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores e história da educação brasileira.
Marilene de Almeida Viana Reid Silva
Mestre
Regina Márcia Gomes Crespo
Mestre
Valéria Maria Neto Crespo de Oliveira Lima
Doutoranda em Educação (Instituições, Práticas Educativas e História) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ), Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF/RJ), Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Campos (FDC), Professora do Instituto Superior de Educação Prof. Aldo Muylaert (ISEPAM). Desenvolve pesquisas nas áreas de instituições, cultura escolar, patrimônio, memória e história da educação.
Virginia Georg Schindhelm
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Psicóloga clínica e sexóloga. Desenvolve pesquisas nas áreas da infância, subjetividade e da sexualidade infantil.