Capa do livro: OS DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO SÉCULO XXI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

OS DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO SÉCULO XXI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores: Marcelo Duarte Porto - Mirley Luciene dos Santos - João Roberto Resende Ferreira (Orgs.)

O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) da UEG contribui, desde 2013, vigorosamente para a qualificação dos profissionais da região. O seu objetivo é contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na formação continuada de professores, considerando perspectivas curriculares e práticas pedagógicas, bem como promover a investigação e o desenvolvimento de metodologias e estratégias para o ensino e aprendizagem relativos, principalmente, à educação básica. Objetiva ainda, desenvolver produtos técnicos na área de ensino que possam ser utilizados por professores e profissionais em espaços formais e não formais, avaliar materiais didáticos e paradidáticos, práticas experimentais, e novas tecnologias de informação e comunicação para melhorar o ensino de ciências. As linhas de ensino e pesquisa do PPEC estão voltadas para “Formação de professores em ensino de ciências” e “Metodologias e recursos educacionais para o ensino de ciências”. O corpo docente do PPEC é multidisciplinar e constituído por profissionais de diferentes Câmpus da UEG, o que facilita a disseminação das atividades desenvolvidas no Estado de Goiás, além de docentes de outras Instituições de Ensino Superior como UnB e UFMS. Este livro é resultado do I Simpósio do nosso programa, realizado nos dias 23 e 24 de setembro de 2015 e teve o apoio financeiro da CAPES e da FAPEG. Todos os autores que publicam nesse livro, que não são do corpo docente da UEG, foram palestrantes no Simpósio.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1077-6
DOI: 10.24824/978854441077.6
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 340
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

OS DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO SÉCULO XXI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

MARCELO DUARTE PORTO
Graduado em Psicologia pela Universidade de Brasília, Mestre e Doutor em Psicologia pela mesma Instituição. Pós-doutor em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Docente permanente, orientador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG. Nesse programa ministra as disciplinas: “Teorias de Aprendizagem como fundamento para o Ensino de Ciências” e “Fundamentos de Educação Inclusiva no Ensino de Ciências”. É autor dos seguintes livros: “Metodologia Científica Descomplicada, editora do IFB, 2016”; “Educação Inclusiva: concepções e práticas na perspectiva de professores, editora Aplicada, 2010”; “Prevenção ao Fenômeno Bullying, 2ª ed., editora CRV, 2016”; e organizador do livro “Educação, Família, Identidade e Integração Social na Contemporaneidade, editora do IFAM, 2016”. Diretor Cultural da Academia de Letras de Brasília (ACLEB).

MIRLEY LUCIENE DOS SANTOS
Pós-doutora em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Ecologia e mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do grupo de pesquisa Biodiversidade do Cerrado e Popularização da Ciência (UEG). Bolsista do Programa de Bolsas de Incentivo ao Pesquisador (PROBIP) da Universidade Estadual de Goiás. Docente e Orientadora, atualmente coordena o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). No mesmo Câmpus, atua também na graduação, no curso de Ciências Biológicas.

JOÃO ROBERTO RESENDE FERREIRA
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1993), Mestrado em Educação Escolar Brasileira (2001) e Doutorado em Educação (2011) também na UFG. Foi professor assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás em Goiânia, no período de 2002 a 2012. Atualmente é professor auxiliar da Universidade Estadual de Goiás na cidade de Anápolis, atuando na Graduação e no Programa de Mestrado Interdisciplinar de Educação e Tecnologias – MIelt e Mestrado Profissional de Ensino de Ciências – PPEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História e Sociologia da Educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho e movimentos sociais; cultura política, cidadania e políticas públicas educacionais.

SOBRE OS AUTORES

ALBERTO ROGÉLIO ORIOLI
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Santo Amaro (UNISA-SP) e especialização em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). É Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), na linha de pesquisa Formação de Professores em Ensino de Ciências; Professor de Biologia na educação básica e Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente e Educação Escolar – TRABEDUC, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG).

CELSO PINTO SOARES JÚNIOR
Mestrando em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás/UEG (2015), pós-graduado em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Goiás (2014) e em Educação a Distância pelo SENAC (2011). Atualmente é Coordenador de estágio Supervisionado do curso de Biologia a Distância – UEG, membro de avaliação do Conselho Estadual de Educação de Goiás e Consultor Educacional. Áreas de Interesse: educação a distância, tecnologias educacionais, processos de mediação pedagógica e teorias da aprendizagem.

CIBELE PIMENTA TIRADENTES
Mestre em Ciências Ambientais e Saúde (2007). Especialista em Docência Universitária (1999). Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (1998), todos pela Universidade Católica de Goiás. É docente efetiva na Universidade Estadual de Goiás, parecerista da revista eletrônica Revelli, consultora de Análise de Consistência de Material didático para EaD, professora concursada pela Secretaria Estadual de Goiás. Tem experiência em Ensino de Educação Básica – Ensino Fundamental (Ciências) e Ensino Médio (Ciências Biológicas). Assessora Pedagógica em Escolas Estaduais. Atua junto à Gerência de Formação Central – Formação de Professores de Ciências da Natureza da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Áreas de interesse: Educação, Formação de professores, Educação Ambiental, Políticas Educacionais, Saúde do professor.

CLAUDIO ROBERTO MACHADO BENITE
Doutor em Química com ênfase em Ensino de Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Professor adjunto do Instituto de Química da UFG e vice-coordenador do Laboratório em Pesquisas em Ensino de Química e Inclusão(LPEQI). Professor colaborador no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UnuCET – UEG e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás. Atua na área de Ensino de Ciências/Química, desenvolvendo trabalhos em Tecnologias da Informação e Comunicação, Inclusão e no âmbito da Lei 10.639/03.

CLÁUDIO MAGALHÃES DE ALMEIDA
Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000), mestrado e doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília/UnB. Atualmente é docente de ensino superior da Universidade Estadual de Goiás/UEG. Tem experiência em taxionomia de ostracodes fósseis, atuando principalmente nos seguintes temas: bioestratigrafia e paleoecologia. Também possui experiência em curadoria de microfosseis carbonaticos.

CLEIDE SANDRA TAVARES ARAÚJO
Graduação em Química (1988), Mestrado (2002) e Doutorado (2009) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Pós-Doutorado no Laboratório de Epectroscopia Aplicada – LEA/UFU, (2013). Atualmente é docente efetivo em Regime de Tempo Integral e Dedicação à Pesquisa (RTIDP) na Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Ensino, com ênfase na Formação de Professores, Administração Pública e Química Analítica nos temas: FAAS, águas, íons metálicos, adsorção e adsorventes naturais (lignocelulósicos). Atua na Graduação (Química Licenciatura e Química Industrial) e Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – PPEC. Desenvolve projetos, na área de formação de professores/Ensino de Ciências e remediação química de sistemas aquosos contaminados com íons metálicos utilizando materiais do bioma do cerrado: Jatobá, Pequi, Baru e Lobeira-do-cerrado. Bolsista do Programa de Bolsa de Incentivo ao Pesquisador (PROBIP).

CLEOMAR ROCHA
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iporá, mestrado em Arte e Tecnologia da Imagem pela Universidade de Brasília, doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, pós-doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP (2009), pós-doutorado em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-doutorado em Poéticas Interdisciplinares pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, onde coordena o Media Lab / UFG e o curso de especialização em Inovação em Mídias Interativas. Tem experiência nas áreas de Artes, Comunicação e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Tecnológica, Design de Interfaces e Mídias Interativas.

CLEIRIANNE RODRIGUES DE ABREU
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), professora de Biologia no Colégio Estadual Amália em Goiânia e mestranda no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG-Anápolis. Tem experiência na área de Biologia Geral.

CLODOALDO VALVERDE
Pós-Doutor pela Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Física Computacional pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Física pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Tecnologias. Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Goiás. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás. Professor da Universidade Paulista (UNIP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial: Interação, Prática e Inclusão – GEPEE (O GEPEE desenvolve investigações na área do Ensino de Ciências para estudantes com necessidades educativas especiais. Na atualidade, o principal eixo temático do GEPEE envolve o desenvolvimento de metodologias que contemplam estudantes surdos da Educação Básica usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e alunos com Síndrome de Down e Autismo).

ELIANNA MORAIS DE SOUZA VALVERDE
Especialista em Saúde da Família, pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Enfermagem do Trabalho, pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Graduada em Enfermagem pela Universidade Paulista. Professora de Enfermagem da Universidade Paulista, Goiânia, Goiás, Brasil.

GERALDO EUSTÁQUIO MOREIRA
Possui Doutorado em Educação Matemática (PUCSP, 2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestrado em Educação (UCB, 2005); Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino da Matemática (UNICLAR) e Licenciatura em Ciências (UEG), Matemática (UEG) e Pedagogia (Instituto Superior Fátima/DF). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília – UnB/FUP. É Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Gestão Pública (UnB/FUP), do PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – UnB) e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (UEG).

HÉLIDA FERREIRA DA CUNHA
Possui Doutorado em Ciências Ambientais (2006), mestrado em Biologia (área de concentração em Ecologia/ 2000) e graduação (Bacharelado e Licenciatura/ 1993) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é docente de ensino superior em Regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual de Goiás. Atua como docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Recursos Naturais do Cerrado e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Avaliadora ad hoc do INEP-MEC. Líder de grupo de pesquisa no CNPq. Tem experiência na área de Ecologia Evolutiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Isoptera, Cerrado, macroinvertebrados terrestres.

JOÃO ROBERTO RESENDE FERREIRA
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1993), Mestrado em Educação Escolar Brasileira (2001) e Doutorado em Educação (2011) também na UFG. Foi professor assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás em Goiânia, no período de 2002 a 2012. Atualmente é professor auxiliar da Universidade Estadual de Goiás na cidade de Anápolis, atuando na Graduação e no Programa de Mestrado Interdisciplinar de Educação e Tecnologias – MIelt e Mestrado Profissional de Ensino de Ciências – PPEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História e Sociologia da Educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho e movimentos sociais; cultura política, cidadania e políticas públicas educacionais.

JOSÉ GONÇALVES TEIXEIRA JÚNIOR
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), mestrado em Química (2007 – área de concentração Educação em Química) e doutorado em Química (2014 – área de concentração Educação em Química), ambos pelo Programa de Pós-Graduação do IQUFU. Atuou como professor de Química, na educação básica, em escolas da rede pública e privada, entre os anos de 2003 e 2009. Atualmente é Professor Adjunto I e coordenador do Estágio Supervisionado no curso de Química – Licenciatura, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP/UFU). É coordenador do subprojeto Pibid/Química/Pontal desde 2010. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Química, formação docente, experimentação, inclusão e dificuldades conceituais.

JULIANA SIMIÃO-FERREIRA
Doutora em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás. É docente do departamento de Ciências Biológicas e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás. Atua nas áreas de Ensino de Ciências por Investigação, Divulgação Científica e Popularização da Ciência, assim como Educação Ambiental e Ecologia aquática. Atualmente, seu foco é na formação de professores que possam ensinar Ciência por um viés investigativo e portanto mais ativo. Além disso, tem objetivo de popularizar o conhecimento sobre o Bioma Cerrado e a Biodiversidade Aquática em riachos.

JULLYANNA CABRAL DE MOURA
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goias (2006) e Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goias (2016. Atualmente é professora da Escola Municipal Itamar Martins Ferreira e professora do Colégio Estadual Setor Palmito.

KÁRITA DE JESUS BOAVENTURA
Possui pela Universidade Federal de Goiás (UFG) Licenciatura e Bacharelado em História, Licenciatura em Ciências Biológicas, Especialização em História Nacional Regional e Local; especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO); Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tem experiência na área de História, Ciências Biológicas e Educação.

KAROLINA MARTINS ALMEIDA E SILVA
É licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG – Campus de Jataí); Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFG e; Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professora do curso de Biologia Licenciatura da Universidade Federal do Tocantins (UFT – Campus de Araguaína) e ministra as disciplinas Didática e Metodologia do Ensino de Biologia I e II. É coordenadora de área do PIBID-Biologia e, está vinculada ao Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação – Biologia (NEPE-Bio) no qual desenvolve pesquisas relacionadas à Educação CTS e Questões Sociocientíficas (QSC) no Ensino de Ciências e Biologia.

KÁTIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2008). É professora adjunto – DE da Universidade de Brasília – UnB no Departamento de Administração e Planejamento – PAD da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Formação de Professores e produção do conhecimento científico (pesquisa). Coordena o grupo de pesquisa GEPFAPe – Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de professores/Pedagogos.

LUCIANA CRISTINA DE MELO TAVARES
Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Possui especialização em Currículo e Prática Educativa (PUC-RJ) e graduação em Ciências – Habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão. É docente da Universidade Estadual de Goiás nos Câmpus Universitários CSEH e CEAD e professora titular da Secretaria Estadual de Educação, atuando nas áreas de Física e Matemática na Educação Básica.

MARCELO DUARTE PORTO
Graduado em Psicologia pela Universidade de Brasília, Mestre e Doutor em Psicologia pela mesma Instituição. Pós-doutor em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Docente permanente, orientador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG. Nesse programa ministra as disciplinas: “Teorias de Aprendizagem como fundamento para o Ensino de Ciências” e “Fundamentos de Educação Inclusiva no Ensino de Ciências”. É autor dos seguintes livros: “Metodologia Científica Descomplicada, editora do IFB, 2016”; “Educação Inclusiva: concepções e práticas na perspectiva de professores, editora Aplicada, 2010”; “Prevenção ao Fenômeno Bullying, 2ª ed., editora CRV, 2016”; e organizador do livro “Educação, Família, Identidade e Integração Social na Contemporaneidade, editora do IFAM, 2016”. Diretor Cultural da Academia de Letras de Brasília (ACLEB).

MICHELLE ABADIA CIRILO
Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás. Possui graduação em Biologia pela Universidade Católica de Goiás e em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás. Atua como professora de Ciências na rede pública de ensino. Desenvolve pesquisas na área de ensino de ciências por investigação em ambientes formais e não formais de educação.

MIRLEY LUCIENE DOS SANTOS
Pós-doutora em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Ecologia e mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do grupo de pesquisa Biodiversidade do Cerrado e Popularização da Ciência (UEG). Bolsista do Programa de Bolsas de Incentivo ao Pesquisador (PROBIP) da Universidade Estadual de Goiás. Docente e Orientadora, atualmente coordena o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). No mesmo Câmpus, atua também na graduação, no curso de Ciências Biológicas.

NARA ALINNE NOBRE DA SILVA
Mestre em Ensino de Ciências pela UnuCET – UEG, Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Goiás, Campus Uruaçu. Professora no Instituto Federal Goiano, Campus Iporá, membro do grupo de pesquisa Ludismo e Ensino de Ciências na Formação Profissional e do Laboratório em Pesquisas em Ensino de Química e Inclusão (LPEQI). Atua na área de Ensino de Química, desenvolvendo trabalhos na área de Formação de Professores, Educação Ambiental e Estágio Supervisionado.

ORLANDINA APARECIDA BORGES MENDES
Mestranda do curso de Pós-graduação stricto sensu, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás – UEG, Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo/CCET. Servidora administrativa na Subsecretaria Regional de Educação de Uruaçu-GO e docente na Rede Pública Municipal de Ensino de Uruaçu-GO. Brasil.

PATRÍCIA SPINASSÉ BORGES
Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdades Integradas São Pedro ( FAESA), Pós Graduada em Gestão e Educação Ambiental pelo CET-FAESA, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás.  Professora efetiva na Rede Estadual – Secretaria de Educação (SEDU) / Governo do Estado do Espírito Santo.

PLAUTO SIMÃO DE-CARVALHO
Doutor em ecologia pela Universidade de Brasília (UnB) e professor titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Molecular, Filogeografia/Biogeografia, Botânica e Estrutura Populacional.

PRISCILA BATISTA DE SOUSA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás, Goiás, Anápolis, Brasil. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás.

RANIB APARECIDA DOS SANTOS LOPES
Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás (2016), especialista em Ciências da Natureza/Biologia, pela Universidade de Brasília (2007), graduada em Ciências Biológicas (2006) e em Pedagogia (2003), pela Faculdade de Caldas Novas. Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação de Goiás, lotada na Superintendência Pedagógica, atuando na formação de professores, elaboração de matriz curricular, material didático, avaliações externas para Ensino Fundamental e Médio.

RENATA ROLINS DA SILVA OLIVEIRA
Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Selvíria Mato Grosso do Sul. Licenciada em Biologia pela UEG. Integrante do grupo de pesquisa Ludismo e Ensino de Ciências na Formação Profissional – (IF Goiano) e Biodiversidade do Cerrado e Popularização da Ciência (UEG). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) – Campus Ceres.

SABRINA DO COUTO DE MIRANDA
Doutora em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB) e professora titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Palmeiras de Goiás. Tem experiência em estudos florísticos, fitossociológicos e ecológicos. Atualmente, também se dedica à pesquisa na área de formação de professores por meio do envolvimento com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. Docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG, Bolsista do Programa de Bolsa de Incentivo ao Pesquisador (PROBIP).

SOLANGE XAVIER DOS SANTOS
Pós-doutora pela EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia (2010), doutora em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista (2003), mestre em Criptógamos (Área de Micologia) pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (1993). É docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás, atuando no ensino de graduação (Ciências Biológicas) e pós-graduação (PPG em Recursos Naturais do Cerrado e PPG em Ensino de Ciências), em projetos de pesquisa, extensão e gestão. É coordenadora adjunta dos laboratórios do curso de Ciências Biológicas, curadora da Coleção Criptogâmica do Herbário HUEG e coordenadora da área de Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tem experiência nas áreas de Botânica, Micologia e Educação (com ênfase na formação de professores).

SUELY MIRANDA CAVALCANTE BASTOS
Graduação em Ciências – Habilitação Matemática pela Uni Evangélica (1988), Pós-graduação em Matemática Superior pela Uni Evangélica (1990), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Goiás (2009). Atualmente é docente efetiva em Regime de Tempo Integral e Dedicação à Pesquisa (RTIDP) na Universidade Estadual de Goiás – UEG, no Câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo. Atua na área de ensino com ênfase em formação de professores no Curso de Matemática e Laboratório do Ensino de Matemática. Desenvolve pesquisa nas áreas de Educação – ensino de Matemática para a Educação Básica e 
Engenharia Agrícola – propriedades termodinâmicas de adsorção de água de grãos e sementes de produtos agrícolas.

WAGNER BANDEIRA
Possui graduação em Desenho Industrial pela Esdi.UERJ (2000) e mestrado em Design pela PUC.RJ (2006). Atualmente é professor assistente na Universidade Federal de Goiás e doutorando no Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual na UFG. Coordena a equipe de produção multimídia no Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR.UFG) e integra a equipe de pesquisadores do Laboratório de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento de Mídias Interativas (Media Lab. UFG). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design de interface, design de experiência do usuário, design editorial, tipografia, design para EaD, identidade visual e semiótica.

WILTON DE ARAUJO MEDEIROS
Doutor em História (UFG); pós-doutor em Geografia Urbana (UFPB). Ensino e pesquisa em História da Ciência no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás (PPEC/UEG). Possui formação (Graduação: Arquitetura e urbanismo; mestrado profissional em Gestão do Patrimônio Cultural), pesquisa e publicações interdisciplinares (História e morfologia urbana; Memória e patrimônio cultural; Ensino de Arquitetura; Ensino de Geografia; Ensino de Ciências).