Autores: Nívea Rohling da Silva (Org.) - Maria Aparecida Lapa de Aguiar (Org.) - Rosana Mara Koerner (Org.)
“Múltiplos olhares para as práticas de linguagem no espaço-tempo da sala de aula” foi gestado nos encontros do grupo de pesquisa Práticas de Linguagem em Sala de Aula (PLISA) do Curso de Letras da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), cujo objetivo é ampliar as reflexões em torno das práticas de linguagem em contexto de ensino/aprendizagem de línguas (materna e estrangeira). Além dos pesquisadores do referido grupo, somam-se a esse diálogo pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que estão profundamente comprometidos, no âmbito da pesquisa, da extensão e do ensino, com as discussões sobre linguagem, leitura, escrita, mídia-educação e ensino/aprendizagem de línguas, e ainda pesquisadores da própria Univille, cujo interesse está situado no campo dos estudos literários, da cultura e dos programas de leiturização.
Sendo uma coletânea, os olhares aqui apresentados são múltiplos. No entanto, há um “fio condutor”, ou melhor, um “lugar de encontro” desses diferentes olhares, que é a perspectiva da linguagem como articuladora das práticas de ensino/aprendizagem, seja na educação básica, seja no ensino superior, seja no âmbito das reflexões teórico-aplicadas que reverberam no trabalho pedagógico. Todas essas instâncias estão imbricadas nas relações constituídas no discurso didático.
Os textos aqui reunidos dialogam com o professor, agente de letramento que atua no espaço-tempo de sala de aula, com o graduando em Letras, que é um professor em formação inicial, e também com pesquisadores que se debruçam sobre as relações entre linguagem e ensino.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-108-8
DOI: 10.24824/978858042108.8
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Elisangela Viana
Graduada em Tecnologia da Informação pela União de Tecnologias e Escolas de Santa Catarina (UTESC) e em Letras com habilitação
Fábio Lessa Peres
É psicólogo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde a graduação desenvolve projetos relacionados à utilização da linguagem audiovisual na área da saúde mental e educação. Foi bolsista de iniciação científica no Núcleo de Antropologia Audiovisual (NAVI) da UFSC, atuando como editor de documentários etnográficos. Mestre em Educação e Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, realizou pesquisa sobre a utilização da linguagem audiovisual por um grupo de crianças de uma comunidade tradicional de Florianópolis-SC. Atualmente é pesquisador do Núcleo de Infância Comunicação e Arte (NICA) da UFSC e atua na clínica psicológica desenvolvendo trabalhos que envolvem o uso terapêutico de mídias com crianças e adolescentes.
Ítalo Puccini
Formado em Letras-Licenciatura pela UNIVILLE, pós-graduado em Psicopedagogia e Educação Inclusiva (CENSUPEG) e pós-graduado em Contação de Histórias e Literatura Infantil e Juvenil (AUPEX). Professor de Língua Portuguesa e Literatura para as séries finais do Ensino Fundamental. Escritor e leitor. Escreve no www.um-sentir.blogspot.com
Lilane Maria de Moura Chagas
Professora do Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Membro do Núcleo de Infância, Comunicação e Arte (NICA), coordenado pela Profª. Drª. Gilka Girardello; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa
Maria Aparecida Lapa de Aguiar
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialização em Metodologia do Ensino: Séries Iniciais (pré à 4a série) (UFSC). Mestre em Educação (UFSC) com bolsa de pesquisa CAPES (1996-1998). Doutora em Educação pela UFSC (2004-2007) com bolsa de pesquisa CNPq. Estágio de Doutoramento pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP/Portugal - jul/fev/2006) com bolsa de pesquisa CAPES. Entre 1985-1999 atuou na educação básica em escolas públicas e particulares de Florianópolis/SC. De 1999 até 2010 atuou em cursos de Graduação no município de Joinville/SC, atua também na formação continuada em redes de ensino (estadual e municipal). Atualmente é docente no Departamento de Estudos Especializados em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (EED/CED/UFSC) com pesquisa na área de formação de professoras alfabetizadoras.
Marly Krüger de Pesce
Licenciada em Letras pela FURJ/Univille com especialização
Nara Caetano Rodrigues
Professora de Língua Portuguesa na educação básica há 20 anos e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 1998, atua no Colégio de Aplicação-CED/UFSC, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. É pesquisadora do Núcleo de Estudos
Nívea Rohling da Silva
Graduada em Letras-Português pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Mestre em Linguística com concentração
Rosana Mara Koerner
Graduada em Pedagogia e em Letras, cursos nos quais atualmente atua como professora, na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. É mestre e doutora
Roselete Fagundes Aviz de Souza
Graduada em Letras pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), mestre em Educação pela Universidade do Vale de Itajaí (UNIVALI). É doutoranda em Educação: Ensino e Formação de Educadores, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com estágio na Universidade Eduardo Mondlane – Centro de Estudos Africanos em Moçambique – África. É pesquisadora do Núcleo Infância, Comunicação e Arte (NICA) da UFSC e do Grupo de Pesquisa Práticas de Linguagem em Sala de aula (PLISA) da UNIVILLE.
Taiza Mara Rauen Moraes
Graduada em Letras pela Universidade do Contestado, mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular da Universidade da Região de Joinville no curso de Letras, ministrando as disciplinas: Teoria da literatura, Literatura Brasileira e Metodologia do Ensino de Língua e Literatura e no mestrado