Autores: Christine Sertã Costa - Francisco Roberto Pinto Mattos (Orgs).
Conjugando ingredientes como: inclusão, multidisciplinaridade, uso de tecnologia e o tripé – pesquisa, teoria e prática – foi construído, a várias mãos, o presente livro. Este apresenta relatos de uma série de Recursos Didáticos cuidadosamente pensados, fundamentados, debatidos, construídos e aplicados em turmas diversas da educação básica. Este trabalho é fruto de pesquisas desenvolvidas pelo grupo Produção de Recursos e Materiais Didáticos no qual se empenha não só em investigar, estudar e avaliar a utilização e produção desses recursos, como também em divulgar suas construções para que possam ser adaptadas e (re)praticadas por outros professores da educação básica.
Este pretende ser o livro I de uma série sobre o tema Recursos Didáticos e tem um foco nos recursos didáticos que utilizam tecnologia. Contou com a empolgação e dedicação de todos os seus autores e professores da escola básica, que se empenham cotidianamente para contribuir de forma efetiva na formação de cada um de seus alunos. Nos artigos aqui apresentados, é fácil perceber os papéis fundamentais dos atores de como se entende hoje uma educação de qualidade: o protagonismo dos alunos e a mediação do professor. De caráter multidisciplinar, o livro contempla temas e saberes de disciplinas diversas em turmas desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio e utilizam smartphones, aplicativos, redes sociais além de promover a criação de jogos, blogs, vídeos etc.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1364-7
DOI: 10.24824/978854441364.7
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
MARCIA MARTINS DE OLIVEIRA
Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Faculdade de Humanidades Pedro II, mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora titular, docente do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica-CPII no Colégio Pedro II. Atualmente é Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II.
APARECIDA LETÍCIA OLIVEIRA MOTA
Mestranda no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica no Colégio Pedro II. Especialista em Educação Física Escolar (UCB-2011). Especialista em Educação Infantil (UFRRJ-2012). Professora de Educação Física no Município do Rio de Janeiro e de Seropédica.
MARLA LOBÔSCO PINTO
Mestranda do curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica no Colégio Pedro II. Especialista em Alfabetização de crianças das classes populares (UFF). Professora do 1º segmento do ensino Fundamental do Colégio Pedro II.
DANIELA PEREIRA VASQUES
Professora da rede estadual de educação do RJ. Licenciada em Filosofia pela PUC-Rio, Especialista em Ciências da Religião pela Faculdade de São Bento do RJ e Mestranda em Práticas de Educação Básica pelo Colégio Pedro II.
GABRIEL CAMILO DE LIMA
Professor das redes municipais de Duque de Caxias (Anos Iniciais) e Petrópolis (Matemática). Licenciado em Matemática pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional Signorelli. Mestrando em Práticas de Educação Básica pelo Colégio Pedro II.
JULIANA SANTOS LIZZI
Professora de Inglês no Município do Rio de Janeiro e da Faetec. Especialista em Docência do Ensino Básico na disciplina Inglês pelo Colégio Pedro II. Mestranda no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica no Colégio Pedro II.
MÁRCIA CRISTINA MENDES DE FREITAS
Professora da Secretaria Municipal de educação da Cidade do Rio de Janeiro, onde atua com atendimento Educacional especializado, e Orientadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Nova Iguaçu. Mestranda no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica no Colégio Pedro II.
ELISAMA DE MENDONÇA FELIPE
Mestranda do Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica do Colégio Pedro II. Pós-graduada em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (UFF). Graduada em Licenciatura plena em Matemática (UFRRJ). Professora de Matemática da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Professora de Matemática da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
SHIRLEY GOES DE OLIVEIRA SOUZA
Mestranda do Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica do Colégio Pedro II. Graduada em Licenciatura plena em música (UNIRIO). Professora de Arte da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Professora de Música da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
LEONARDO FELIPE CORREA PINTO
Mestrando no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica no Colégio Pedro II. Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas. Professor de Ciências da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.
PAULO VICTOR DOS SANTOS PEREIRA
Mestrando no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica no Colégio Pedro II. Licenciado em Geografia. Especialista em Docência no Ensino Básico Da Disciplina Geografia No Colégio Pedro II (Residência Docente). Professor de Geografia da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.
ITALO DOS SANTOS ROCHA
Mestrando no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica no Colégio Pedro II. Licenciado em Educação Física. Professor de Educação Física do município do Rio de Janeiro.
LUCIENE MARIA DE SOUZA ZANARDI
Mestranda no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica no Colégio Pedro II. Especialista em Técnicas de Representação Gráfica pela UFRJ. Professor de Desenho do Colégio Pedro II.
MAURÍCIO CARVALHO DURÃO BARBOSA
Professor de Educação Musical do Colégio Pedro II (ensino básico), Músico, Compositor, Arranjador e Regente de corais.).
STELLA REGINA CAMPELO DIAS SENNA
Professora de Língua Portuguesa da Secretaria Estadual de Educação e do Colégio Teresiano (CAp/PUC). Especialista em Literatura Brasileira pela UERJ, em Artes Visuais pelo SENAC-RIO e em Práticas de Docência em Língua Portuguesa pelo Colégio Pedro II.
DANIELE COSTA
Mestranda no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica no Colégio Pedro II. Licenciada em Letras. Professor de Literatura do Município do Rio de Janeiro.
RENATO BATISTA DA CONCEIÇÃO
Mestrando no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica no Colégio Pedro II. Licenciado em Geografia. Especialista em Ensino de Geografia na Faculdade Cristo Rei e em PROEJA no IFF Campos. Professor de Geografia das redes municipais de Carapebus e Conceição de Macabu.
BRUNO CESAR SOARES DILE ROBALINHO
Mestrando no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica no Colégio Pedro II. Licenciado em Física pela UFRJ e Especialista Pedagogia pela AVM. Professor de Física da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.
JACQUELINE SILVA DE ALMEIDA DE SOUZA
Mestranda no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica no Colégio Pedro II. Licenciada em Ciências Sociais pela UCAM. Especialista em Psicopedagogia pela AVM. Professora de Sociologia da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.
TATIANE MURCIA MARCELINO
Mestranda no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica no Colégio Pedro II. Licenciada em História pela UNISUAM. Especialista em História do Brasil pela UCAM. Professora de História da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.
ARTHUR BATISTA CORDEIRO
Professor de Artes Visuais no Município do Rio de Janeiro, Especialista em ensino de Artes Visuais na Educação Básica pelo Colégio Pedro II, Mestrando do Colégio Pedro II em Práticas de Ensino na Educação Básica.
RAFAEL FIAUX DE SOUZA
Professor de Educação Física da Rede Municipal de Nova Iguaçu, Especialista em ensino de Educação Física Escolar pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Educação Física na Educação Básica pelo Colégio Pedro II, Mestrando do Colégio Pedro II em Práticas de Ensino na Educação Básica.
CHRISTINE SERTÃ COSTA
Possui Graduação em Tecnologia de Processamento de Dados e Licenciatura em Matemática; mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Professora titular, coordenadora do Programa de Residência Docente (PRD-CPII) e docente do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica-CPII no Colégio Pedro II.
FRANCISCO MATTOS
Possui Graduação em Engenharia Eletrônica e Licenciatura em Matemática; Mestrado em Matemática Aplicada e Doutorado em Engenharia de Sistemas pela COPPE/UFRJ. Professor titular e coordenador do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica-CPII no Colégio Pedro II.