Capa do livro: EDUCAÇÃO, GÊNERO E FEMINISMOS:<br> resistências bordadas com fios de luta

EDUCAÇÃO, GÊNERO E FEMINISMOS:
resistências bordadas com fios de luta

Autores: Eliane Rose Maio (Organizadora)

livro impresso
de R$ 52,90 por
livro digital
de R$ 52,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Por que a ciência nos é inútil?
Porque somos excluídas dos encargos públicos.
E por que somos excluídas dos cargos públicos?
Porque não temos ciência.
Nísia Floresta
Ao ler esta frase, de uma das primeiras feministas do Brasil, Nísia Floresta (1810-1885), nos deparamos em por quais motivos estudamos os feminismos? Estudar e pesquisar sobre feminismos implica em questionar a forma como fomos educados/as e principalmente as lutas que as mulheres empreenderam, em busca de equidade de direitos, ao decorrer de vários séculos.
Se lembrarmos que feminismo foi um movimento legítimo que atravessou várias décadas, e que transformou as relações entre homens e mulheres, torna-se (quase) inexplicável o porquê de sua desconsideração pelos formadores de opinião pública. Pode-se dizer que a vitória do movimento feminista é inquestionável quando se constata que suas bandeiras mais radicais tornaram-se parte integrante da sociedade, como, por exemplo, a mulher frequentar universidade, escolher profissão, receber salários iguais, candidatar-se ao que quiser.... Tudo isso, que já foi um sonho utópico, faz parte de nosso dia a dia e não se imagina mais um mundo diferente.
Esta obra apresenta estas lutas, que ainda se mostram constantes, pela igualdade e equidade de direitos, entre as mulheres e os homens!

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1425-5
DOI: 10.24824/978854441425.5
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 216
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO, GÊNERO E FEMINISMOS:<br> resistências bordadas com fios de luta

Autores

ELIANE ROSE MAIO
Pós-Doutora em Educação Escolar (UNESP/Araraquara). Doutora em Educação Escolar (UNESP/Araraquara). Mestre em Psicologia (UNESP/Assis). Graduação em Psicologia (UEM). Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE), Mestrado e Doutorado. Coordenadora do NUDISEX-CNPq (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual).

MARIANA COSTA DO NASCIMENTO
Doutoranda em Educação (PPE/UEM). Mestrado em Educação (PPE/UEM). Graduação em Pedagogia (UEM). Professora da Educação Infantil na rede municipal de Maringá. Participante do Grupo de Estudos em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura (GEPAC).

BRENDA ZARELLI GATTI
Mestranda em Educação (PPE/UEM) Graduação em Educação Física (UEM) Membro do NUDISEX (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual – UEM).

ALESSANDRA VIEIRA FERNANDES
Mestranda em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física (UEM/UEL). Graduação em Psicologia (UFCG). Integrante do GEL-CNPq (Grupo de Estudos do Lazer).

GIULIANO GOMES DE ASSIS PIMENTEL
Pós-doutor em História (UFRGS) e Educação Física  (FCDEF-UC). Doutor em Educação Física (UNICAMP). Mestre em Educação Física (UNICAMP). Graduação em Educação Fisica (UFV). Professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) do Departamento de Educação Física  (DEF) e do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física (UEM/UEL). Coordenador do GEL-CNPq (Grupo de Estudos do Lazer).

DYEINNE CRISTINA TOMÉ

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - (UEPG). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - (UEM). Professora do Quadro Próprio do Magistério da SEED/PR. Integrante do Grupo de Pesquisa História, intelectuais e educação no Brasil e no Paraná de oitocentos e de novecentos (GEPHIED).

CLEBERSON DIEGO GONÇALVES (Maddox Cleber).
Mestrando em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação (UEM). Especialista em Gênero e Diversidade na escola pela UFPR. Professor de Arte do Quadro Próprio do Magistério da SEED - Secretaria de Estado da Educação - PR. Membro do grupo de pesquisa NUDISEX-CNPq (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual – UEM).

RONALDO NEZO
Doutorando em Educação (PPE/UEM). Mestrado em Letras (PLE/UEM). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Graduação em Comunicação Social/Jornalismo (Faculdade Maringá). Professor de Jornalismo e Publicidade e Propaganda (Faculdade Maringá). Membro do NUDISEX-CNPq (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual).

 

FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor das Faculdades Integradas de Três Lagoas/MS e Coordenador do CRAS na Prefeitura Municipal de Ilha Solteira/SP. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).

SELMA ALVES DE FREITAS MARTIN
Mestre em Educação (FCT/UNESP). Especialista em Educação em Saúde Pública (UNAERP Ribeirão Preto-SP. Especialista em Neuropedagogia na Educação (Instituto Rhema Educação). Graduação em Ciências Físicas e Biológicas (UNOESTE). Educadora em Saúde Pública efetiva na Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente-SP. Professora da Faculdade de Medicina da UNOESTE de Presidente Prudente.

GIOVANNA XAVIER DE MOURA
Mestranda em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), graduação em Bacharel em Educação Física pelo Unicesumar. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer (GEPPOL).

FERNANDO AUGUSTO STAREPRAVO
Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado e doutorado em Educação Física pela mesma Instituição. Professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Atua como tutor do Grupo PET Educação Física da UEM e é coordenador do GEPPOL (Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer).

GEIVA CAROLINA CALSA
Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação/UEM e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UEM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura (GEPAC)/CNPq/UEM.

ELAINE DA SILVA NANTES
Mestranda em Educação (PPE /UEM). Graduada em Pedagogia (FECILCAM). Professora universitária no município de Campo Mourão-PR. Integrante do Grupo de Estudos Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura (GEPAC).

LUCIMAR DA LUZ LEITE
Mestrado em Educação (PPE/UEM). Graduação em Pedagogia (UNESPAR/FECILCAM). Professora da rede municipal de Campo Mourão.

MARIA DE FÁTIMA SOARES CAVASIN
Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia PPI/UEM. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pedagoga da Secretaria de Educação do Paraná.

ROSANA LOPES ROMERO
Mestranda em Educação (PPE/UEM). Graduação em Pedagogia (UEM).  Professora da rede Municipal de Marialva-Pr. Integrante do grupo de Estudos em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura (GEPAC).

MARIA CRISTINA GOMES MACHADO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestra em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas - (UNICAMP/SP). Pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de Educação. Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) onde trabalha desde 1990 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado desta instituição desde 2001. Participa como líder no Grupo de Pesquisas e Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, bem como participa desde 1995 do Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR).

ANA CARLA VAGLIATI
Doutoranda em Educação (PPE/UEM). Mestrado em Educação (PPE/UNIOESTE). Graduação em Pedagogia (UNIOESTE) Participante do Grupo de Estudos em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura (GEPAC/UEM).