Capa do livro: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA:<br>perspectivas atuais

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA:
perspectivas atuais

Autores: Madeline G. B. Maia - Gabriela Brião (orgs.)

Falar em processos de Alfabetização parece algo simples e comum à Língua Materna, contudo a sociedade moderna tem cada vez mais exigido um indivíduo capacitado a fazer leituras e compreendê-las em diferentes âmbitos. É comum nos depararmos em nosso dia a dia com leituras matemáticas que requerem uma formação ampla e consciente de nossos alunos. Para tanto, a Matemática escolar não pode ficar à margem desta proposta. Este livro traz discussões atuais e pertinentes às questões relacionadas ao processo de Alfabetização Matemática e suas relações com a Língua Materna. Assim sendo, seu conhecimento torna-se fundamental aos professores de Matemática desde a Educação Infantil, pois alfabetizar as crianças nesta disciplina vai muito além do domínio de alguns simples conceitos e representações numéricas como podemos verificar nesta obra. Da mesma forma, professores do Ensino Fundamental e Médio devem conhecer e compreender tal processo, já que este permeia toda a esfera formativa dos indivíduos.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1468-2
DOI: 10.24824/978854441468.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 142
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA:<br>perspectivas atuais

ANA PAULA PEROVANO
Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Campus de Vitória da Conquista. Integrante do “Grupo de Estudos em Educação Matemática” (GEEM/UESB) e “Refletir, Planejar, Agir, Refletir em Educação Matemática: Uma espiral dialética para a formação e desenvolvimento de conceitos matemáticos” (REPARE em EdMat/UESC). Trabalha com formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. Consultora e autora de material didático do Programa Todos pela Educação – Pacto com Municípios – Alfabetização Matemática subsidiado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).


BEATRIZ SILVA D´AMBROSIO (IN MEMORIAN)

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre e Doutora em Educação Matemática pela Indiana University. Foi Professora Titular de Educação Matemática na Miami University de Ohio, nos Estados Unidos. Criou e coordenou a coleção de Insubordinação Criativa. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática, Currículo, Formação de Professores, Equidade e Diversidade no Ensino e Aprendizagem de Matemática.


CELI APARECIDA ESPASANDIN LOPES

Graduada em Matemática pela Universidade de Taubaté e em Pedagogia pela Faculdade de Guaratinguetá. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pós-Doutorado em Educação Matemática na The University of Georgia e Professora Visitante na Miami University. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Coordenadora do CEPEME – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística. Líder do GEPEEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 – Educação. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística.


CRISTINA MARANHÃO

Responsável pela área de Matemática na Escola Vera Cruz em São Paulo. Professora do Departamento de Matemática da PUC-SP. Doutora pela PUC-SP e pós-doutora pela UNICAMP.


DORA SORAIA KINDEL

Professora Adjunto da UFRRJ atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática PPGEduCIMAT/UFRRJ. Coordena o Laboratório de Observação Vivências e Experiências em Educação Matemática (LOVE_EMIM); é coordenadora de área do Subprojeto Interdisciplinar do PIBID_UFRRJ (edital 061/2013). Membro da Diretoria e do Comitê Editorial do Boletim GEPEM. Colaboradora do Projeto: Materiais Educativos Curriculares Online do OBEDUC. Possui graduação em Matemática (1983) e Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1998). Doutora em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente em temas do Ensino Fundamental e Médio. Foi professora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das redes públicas e privadas do Município do Rio de Janeiro.


ELAINE CONSTANT

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1989), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Foi professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em especial, em Classes de Alfabetização e foi coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro nas disciplinas de Avaliação dos Processos de Ensino/Aprendizagem e Currículo. Participa do Grupo de Pesquisa GESED (Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais). É coordenadora do curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica com ênfase em Políticas Públicas. Coordenadora Geral do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no estado do Rio de Janeiro.


EURIVALDA RIBEIRO DOS SANTOS SANTANA

Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Pós-doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2017). Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UESC. Autora de livros didáticos de Matemática para o Ciclo de Alfabetização. Coordenadora Geral do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no estado da Bahia.


FERNANDA DE OLIVEIRA SOARES TAXA

Graduada em Pedagogia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas – 1990). Especialista em Psicopedagogia (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP – 1992). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996 e 2001) e pelo Programa Doutorado Sandwich – Universidade de Barcelona. Foi professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino e professora efetiva da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus – Bauru). É líder do Grupo de Pesquisa UNESP-CNPQ- Psicologia da Educação Matemática. Participou do Projeto Institucional UNESP – “Pedagogia Cidadã”, como autora e organizadora do material didático e atuou no Plano Nacional de formação de professores da educação básica (Parfor)pela PUC-Campinas. É consultora e autora de material didático do Programa Todos pela Educação - PACTO com Municípios – Alfabetização Matemática subsidiado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atuando também no Departamento de Desenvolvimento Educacional – DDE/Tecnologias Educacionais.


GABRIELA BARBOSA

Pós-Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (USU). É especialista em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ). Tem livros, capítulos de livros e artigos científicos publicados sobre os seguintes temas: currículos; cotidianos escolares; educação indígena; etnomatemática; usos das tecnologias da comunicação e formação de professores/as.


GABRIELA FÉLIX BRIÃO

Mestre em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), grau obtido em 2005. Atualmente, é doutoranda em Educação Matemática na Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro); Fez estágio de doutorado sanduíche de um ano na Miami University em Oxford, OH, Estados Unidos. É professora de Educação Básica e formadora de professores de matemática há mais de dez anos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), universidade onde concluiu sua licenciatura plena em Matemática em 2005. Tem interesse em pesquisas na área de Formação de Professores, em especial, em pesquisas (auto)biográficas.


GISELA MARIA DA FONSECA PINTO

Mestre em Ensino de Matemática pelo Instituto de Matemática da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em ENSINO, atuando principalmente em cursos de formação inicial e continuada de professores de matemática e professores das séries iniciais com disciplinas ligadas ao ensino de matemática. Trabalha na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica, Departamento de Matemática, exercendo atualmente a função de coordenação da área de Matemática do programa PIBID – Seropédica. Atua ainda em programas de formação continuada para professores das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na área de matemática e tecnologias educacionais, através do PIBID-UFRRJ, Consórcio CEDERJ e FUNDAÇÃO CECIERJ. Cursa Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pesquisa na área de Educação Matemática Inclusiva, sendo orientada pela Profª Dra Cláudia Segadas Vianna.


MADELINE GURGEL BARRETO MAIA

Professora Adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UEVA/CE. Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará – UECE
, Autora de Livros Didáticos de Matemática pela Editora Moderna. Pesquisadora na area de Alfabetização Matemática e Formação de Professores de Matemática.

MARCOS ANTONIO GONÇALVES JÚNIOR

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é professor de matemática da Educação Básica, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), onde também atua como formador, seja na formação inicial, ao receber futuros professores para desenvolver o Estágio Supervisionado, seja na pós-graduação, integrando os Programas de Pós-graduação “Ensino na Educação Básica (PPGEEB/UFG)” e “Educação em Ciências e Matemática” (PPGECM/UFG). Suas áreas de interesse são: a pesquisa sobre a própria prática, especialmente as que guardam relação com a pesquisa ação, a pesquisa narrativa e o self-study, a formação inicial do professor de matemática e ensino e aprendizagem da matemática.


ROGÉRIO FERNANDO PIRES
Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); mestre profissional em ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); graduado em Matemática (bacharelado e licenciatura) pela Universidade de Sorocaba (2002). É Professor Adjunto na Universidade Federal de Uberlândia (Campus Ituiutaba – FACIP); professor colaborar do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da UFSCar e durante quinze anos atuou como professor de Matemática nas redes municipal de ensino de Salto de Pirapora e rede estadual de São Paulo. Seus estudos estão voltados para os seguintes temas: Ensino e aprendizagem de Matemática, Modelagem Matemática, Modelação Matemática, Resolução de problemas e Concepções do conceito de funções.


ROSANA DE OLIVEIRA

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1989) e Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1997). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2004 atuando nos Cursos de Graduação em Pedagogia presencial e a distância. É vice-diretora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (04/2012 a 03/2020). Coordena o Projeto de Extensão Formação de Professores e Divulgação Científica em Educação Matemática. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: educação matemática, politica curricular na área de matemática, laboratório de ensino de matemática e matemática nos anos iniciais.


SUELI CUNHA

Possui Bacharelado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande (1982), mestrado em Engenharia de Sistemas – Informática pelo Instituto Militar de Engenharia (1984), DEA en Recherche Opérationnelle (1994) e doutorado em Recherche Opérationnelle (1998), ambos pela Université de Grenoble I. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Pesquisa Operacional, onde estudou modelo de tarefas e planificação hierárquica. Atualmente, é Professora Adjunta no Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordena o
MateGramática, grupo de estudos onde realiza pesquisas sobre a Gramática da Linguagem Matemática (alfabeto, expressões, sintaxe e semântica).