Autores: Liliana Soares Ferreira
Após anos registrando pensamentos sob a forma de artigos e publicando-os para, quem sabe, colaborar naquilo que tem sido uma busca cotidiana, reinventar os sentidos do trabalho dos professores, entendi que seria a oportunidade, também, para me reescrever, para revisitar a historicidade das concepções com as quais trabalho, retomando a sua construção ao longo da escrita, mapeando-as. Então, lancei-me a olhar meu trabalho de escrita nos últimos anos. Esse não foi um processo fácil. Exigiu autocrítica e capacidade de entender que muito poderia ser diferente, e, ao mesmo tempo, entender que se faz algo com base em crenças, estas mudam e também os sujeitos mudam. Desse olhar sobre o que escrevi, resultou a percepção de ter composto um bloco de textos sobre o mesmo tema: o trabalho dos professores como trabalho pedagógico na escola. Nesse bloco, estavam textos escritos e publicados entre 2007 e 2015, elaborados a partir do trabalho desenvolvido como professora e pesquisadora. Nesse período, construímos o que denominamos “comunidade acadêmica”, o Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Políticas Públicas e Educação/UFSM. Nesse Grupo, nos últimos anos, como coletivo, nos dedicamos a ampliar a concepção de trabalho pedagógico, pesquisando sobre e sistematizando argumentos. Então, os textos originais, publicados em revistas com selo Qualis, já não são mais os mesmos. Foram rearticulados, revisados, ampliados e recompostos. Assim, mantive nas referências os dados dos textos-base, mas não os cito no texto, devido às alterações necessárias para essa versão. Esses textos estão arrolados nas referências.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1429-3
DOI: 10.24824/978854441429.3
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 146
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
LILIANA SOARES FERREIRA
Licenciada em Pedagogia (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), licenciada em Letras (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Especialização em Literaturas em Língua Portuguesa (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Mestre em Educação nas Ciências (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e Doutora em Educação (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora associada do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria – RS, atuando na graduação, na especialização e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do Mestrado em Educação Profissional. É líder do grupo Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas e escola, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas, escola, educação profissional.