Capa do livro: ENSINAR A LER:<br> das primeiras letras à leitura fluente

ENSINAR A LER:
das primeiras letras à leitura fluente

Autores: Maria Regina Maluf - Maria José dos Santos. (Orgs)

livro impresso
de R$ 38,90 por
livro digital
de R$ 38,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro tem o objetivo de oferecer ao seu público leitor o que há de mais recente na ciência da leitura. Como funciona nosso cérebro quando lemos? Como se chega à leitura fluente e precisa? O que é compreensão, na atividade de ler? Por que tantas crianças parecem enfrentar dificuldades para aprender a ler? O ensino é mesmo necessário ou pode-se aprender a ler sem que ninguém nos ensine?
Ir à escola para aprender a ler é um evento que desafia todas as crianças no mundo atual. Neste livro é defendida a ideia de que os conhecimentos baseados em evidência, que só as pesquisas podem proporcionar, são necessários e urgentes para iluminar e orientar as práticas bem-sucedidas na alfabetização. Os capítulos que o compõem são originários de pesquisas brasileiras que conversam com outras pesquisas brasileiras, bem como com investigações feitas em diferentes idiomas, na busca das melhores respostas para as questões analisadas.
São estudados o processamento fonológico e visuoatencional que ocorre no início da aprendizagem da linguagem escrita; o lugar das letras e palavras nessa aprendizagem inicial; o papel do raciocínio inferencial, da compreensão e da fluência; as competências cognitivas envolvidas na aprendizagem da leitura; a emergência da consciência fonológica. Discute-se a hipótese de que todas as crianças são capazes de aprender se lhes são fornecidas condições para isso. Finalmente, apresenta-se um conjunto de referências de pesquisas que mostram o papel das habilidades metatextuais, vistas como uma das expressões da metalinguagem, que estão disponíveis em português e podem contribuir para a pesquisa e a prática sobre o ensino e a aprendizagem da leitura.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1527-6
DOI: 10.24824/978854441527.6
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 148
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ENSINAR A LER:<br> das primeiras letras à leitura fluente

Autores

MARIA REGINA MALUF
Doutora em Psicologia pela Université Catholique de Louvain. Pós-Doutorado na University of California, Los Angeles (UCLA), e no Institut National de la Recherche Pédagogique, INRP-CRESAS, Paris. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora livre docente da Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia.

MARIA JOSÉ DOS SANTOS
Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Bacharel em Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista. Professora da Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Estudos e Investigação sobre Aprendizagem e Desenvolvimento (GEIAD); membro do Grupo de Pesquisa “Escolarização Inicial e Desenvolvimento Psicológico (EIDEP).

AUTORES COLABORADORES


IOANA YACALOS-SPINUCCI
Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Mestrado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Graduada em Pedagogia e em Psicologia.

LUCIENE APARECIDA FELIPE SICCHERINO
Doutora em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Formada em Magistério, Ciências com Habilitação em Química e Pedagoga com Habilitação em Supervisão Escolar. Professora do curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID.

RENAN DE ALMEIDA SARGIANI
Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IP-USP com período sanduíche no Ph.D.Program in Educational Psychology na City University of New York. Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa “Escolarização Inicial e Desenvolvimento Psicológico (EIDEP). Bolsista FAPESP para Pós-Doutorado em Psicologia no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP).

SANDRA PULIEZI
Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa “Escolarização Inicial e Desenvolvimento Psicológico (EIDEP).

SANDRA REGINA KIRCHNER GUIMARÃES
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano.

SYLVIA DOMINGOS BARRERA
Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora do curso de Psicologia da USP – Campus de Ribeirão Preto. Vice-líder do Grupo de Pesquisa “Escolarização Inicial e Desenvolvimento Psicológico (EIDEP).

THALITA FOLMANN DA SILVA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do paraná. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora Substituta do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná.