Capa do livro: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br> ensaios e experiências<br> Volume 24

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
ensaios e experiências
Volume 24

Autores: Luiz Eduardo Pinto Tourinho Dantas - Edison de Jesus Manoel. (Orgs.)

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Sinopse

A construção do conhecimento da educação física escolar é objeto do presente livro. A partir de contribuições teóricas e conceituais e suas aplicações na sistematização do conhecimento, o livro apresenta de forma organizada três formas de tratar o conhecimento no âmbito do componente curricular. Num plano mais amplo o livro duela que questões de fundo epistemológico relativas ao conhecimento e ao conhecer, em particular na relação entre conhecer e fazer/fazer e conhecer.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1455-2
DOI: 10.24824/978854441455.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br> ensaios e experiências<br> Volume 24

Autores

EDISON DE J. MANOEL
Sou licenciado em educação física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (1980). Fiz especialização em técnica esportiva na modalidade de atletismo (1983) e mestrado em educação física (1989) também na mesma instituição de minha graduação. Segui para fazer dou­torado em psicologia do desenvolvimento com enfoque no desenvolvimento de ações motoras na Universidade de Sheffield, Inglaterra tendo como mentor, colega e amigo o Professor Kevin Connolly. Fui docente da Escola Superior de Educação Física de Muzambinho, MG de 1982 a 1987 e sou docente da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São de Paulo desde 1986, onde me tornei Livre Docente em Pedagogia do Movimento Humano (1998) e Professor Titular do Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano (2003). Sempre estive às voltas com a busca de sistematizar conhecimento para nossa área. Primeiro, ainda na graduação fiz isso para fun­damentar o treinamento esportivo voltado para o atletismo. Dessa iniciativa resultou um ensaio sobre os problemas da iniciação esportiva no atletismo no Brasil ao qual dei continuidade realizando em 1981 a pesquisa “Idade e rendimento no atletismo”. Segundo, me envolvi com a leitura de textos de filosofia e história da ciência que me ajudaram a formar uma opinião sobre a educação física enquanto ciência. Essa apreciação feita entre os anos 1982 e 1984 teve como eixos o conceito de paradigma e abordagem sistêmica. Finalmente, entre 1984 e 1988 busquei sistematizar conceitos da biologia e psicologia para construir um modelo conceitual sobre desenvolvimento motor. Tudo mais o que fiz decorreu e decorre desses exercícios de sistema­tização de conceitos e teoria num todo coerente que possa ser chamado de “meu conhecimento”.

LUIZ EDUARDO P. T. DANTAS
É graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (1988). É Mestre (1999) e Doutor (2006) em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Seus interesses de pesquisa são Desenvolvimento da Ação Motora, Avaliação do desenvolvimento com especial interesse no Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), Desenvolvimento de Programas de Educação Física Escolar e para crianças com dificuldades motoras.

PEDRO FERNANDO VIANA FELICIO
Gerente proprietário da pousada Paraty Paradiso, desde 2012. Graduação em bacharelado em educação física pela UNESP Rio Claro (1996), especia­lização em docência no ensino superior (2008) e em docência no cenário do ensino para compreensão (2010) ambas pela Universidade Cidade de São Paulo, especialização em Design Sustentável pela Umapaz (2011), mestrado em Ciências da Motricidade pela UNESP Rio Claro (2002). Seus interesses de pesquisa são o contexto ecológico do desenvolvimento da ação motora, affordances, treinamento físico associado a trabalho ambiental, experiência e cognição encarnada e situada e auto-organização.

RAQUEL DA SILVEIRA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela mesma universidade (2008; 2016). Integra o Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF/UFRGS) e no doutorado rea­lizou um ano de estudos na Université Paris X – Nanterre integrando l’Equipe Sciences Sociales du Centre d’Etudes et de Recherches sur le Sport et le Mouvement. Atua como docente na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no curso de licenciatura em Educação Física. Tem experiência na área de formação de professor, em especial, na temática de lutas. Possui vivências em Karatê-do, Capoeira, Esgrima e Judo. Em pesquisa, atua prin­cipalmente nos seguintes temas: lazer, esportes, lutas, jogos, gênero, sexua­lidade, mulheres, envelhecimento, etnografia, e produção do conhecimento. Recentemente tem se aproximado dos Estudos Sociais da Ciência para com­preender a diversidade de modos de produção de conhecimento constituintes da Educação Física. Para isso tem problematizado algumas dicotomias que em determinados espaços/tempos foram/são constituintes da Educação Física: natureza/cultura; teoria/prática; ciência/política.

SÉRGIO ROBERTO SILVEIRA
Sou Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo – EEFUSP. Sou Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP e Doutor em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo – EEFEUSP. Fiz dois Pós-Doutorados, um pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo – EFEUSP e outro pelo Instituto de Arte da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Trabalho com formação contínua de professores especia­listas da área para a rede pública estadual de São Paulo. Atuo com pesquisas no campo da Educação Física Escolar, com interesse na temática relativa às Dimensões Históricas da Educação Física e Cultura Afro-Brasileira.
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