Autores: Divanizia do Nascimento Souza - Valeida Anahí da Silva. (Orgs.)
Esta é a segunda obra produzida colaborativamente por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe, tratando sobre ensino de ciências e matemática e seus protagonistas. Nos vinte capítulos que a compõem, buscou-se esboçar um panorama dos estudos que vêm sendo realizados no NPGECIMA nos últimos anos.
Em sentido mais amplo, o espectro das pesquisas desenvolvidas neste Programa abarca questões de diversos tipos, desde aquelas que tratam da gênese do conhecimento das ciências e da matemática, dos objetivos da educação científica, das relações entre ensino e aprendizagem, das vinculações entre ciências e as questões socioculturais, da interação entre saberes científicos e cotidianos, da ciência e da técnica como culturas e forças produtivas, até as que abordam sobre o desenvolvimento de propostas curriculares envolvendo didáticas específicas ou modelos de avaliação diferenciados de processos escolares.
Os autores agradecem o apoio financeiro da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior) e da FAPITEC/SE (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe), que vem sendo aportado na forma de bolsas de estudos para os mestrandos do NPGECIMA e como recursos materiais para o desenvolvimento dos projetos de pesquisas. Faz-se um agradecimento especial aos docentes da Educação Básica, aos alunos e aos pais que contribuíram para as pesquisas aqui relatadas, inclusive quando envolvidos nos processos de coleta dos dados.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1419-4
DOI: 10.24824/978854441419.4
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 362
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRRETE
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Graduada na área de Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Tiradentes (UNIT). É professora do Departamento de Educação (DED) da Universidade Federal de Sergipe e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – NPGED/UFS. Vice-líder do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA), membro do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI), e do Grupo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência. Atua, principalmente, nas áreas de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, Informática na Educação, Tecnologias Assistivas, Educação Tecnológica, Educação a Distância (EAD), Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Formação de Professores.
ANTONIO JAILSON DOS SANTOS FONSECA
Licenciado em Matemática e mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe.
DENIZE DA SILVA SOUZA
Doutora em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo – UNIBAN, mestre em Educação e licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora do Departamento de Matemática da UFS e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM/IFS).
DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Doutora em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo em 2002 e o Mestrado em Física na Universidade Federal de Sergipe em 1997. Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe. Atua na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada (experimetal), e também em Ensino de Ciências e Matemática.
ELISÂNGELA DE ANDRADE SANTOS
Possui graduação em Física Licenciatura (2003), graduação em Física Médica (2008) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Atualmente é professora do Ensino Médio pela Secretaria de Estado da Educação de Sergipe.
FERNANDO ANTÔNIO NASCIMENTO DA SILVA
Graduado em Economia (1989) e Psicologia (1996) e mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Experiência profissional nas áreas de saúde mental.
GILSON DE BARROS LIMA
Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe e professor da rede estadual de ensino de Sergipe.
JOBEANE FRANÇA DE SOUZA
Possui mestrado em Educação (2012), especialização em Escola e Comunidade (2011) e graduação em Ciências Biológicas Licenciatura (2009) pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professora da rede pública estadual de ensino em Sergipe.
JOELMA VIANA ALMEIDA DE SOUZA
Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, criança, leitura e família.
JOSÉ MÁRIO ALELUIA OLIVEIRA
Doutor (2007) e Mestre em Educação (2001) pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, doutorado Sanduíche em Pedagogia Social na Universität Siegen/Alemanha no Programa Internacional de Doutoramento INEDD\DAAD. Possui graduação em Licenciatura em Matemática – Faculdades Oswaldo Cruz, graduação em Processamento de Dados – Faculdade Rui Barbosa. Atualmente professor adjunto na Universidade Federal de Sergipe e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UFS. Tem experiência na área de Educação, básica e superior, no uso das culturas digitas em processos de ensino.
LARISSA DIAS FEITOSA
Graduada em Física Licenciatura e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores de física, relação dos professores com os saberes profissionais.
LUZIA CRISTINA DE MELO SANTOS GALVÃO
Doutoranda em Educação, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2013) e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (2010) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON). Professora de Educação Básica na rede particular de Ensino de Sergipe. O ensino de ciências e matemática e seus protagonistas.
MARIA CLAUDICE ROCHA ALMEIDA
Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Foi Coordenadora do Instituto Superior da Educação e Coordenadora da Secretaria de Apoio Pedagógico da Faculdade José Augusto Vieira. Atualmente é Pedagoga do Colégio Estadual Sílvio Romero, Professora da Escola Municipal Paulo Rodrigues do Nascimento, localizadas no município de Lagarto/SE. Professora de Estágio Supervisionado e Disciplinas Pedagógicas dos Cursos de Licenciatura da Faculdade José Augusto Vieira (FJAV). Participa como membro do Grupo de Estudos e Pesquisa s Educação e Contemporaneidade (EDUCON) da Universidade Federal de Sergipe.
MARIA GORETE CORREIA DE QUEIROZ CARVALHO
Mestre em Educação (UFS) e Professora de Matemática da Educação Básica, Professora de Metodologia e Prática do Ensino de Matemática do Instituto de Ensino Superior Santa Cecília – IESC e da Faculdade de Ensino Regional Alternativa – FERA e Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca/AL.
MARIA INÊZ OLIVEIRA ARAUJO
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (1981), mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996), doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) com pós-doutorado pela Universidade do Porto. Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe, desenvolvendo suas atividades acadêmicas de graduação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Ambiental - GEPEASE e pesquisadora da Sala Verde na UFS.
MARIA JOSÉ NASCIMENTO SOARES
Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora Associada do Departamento de Educação da UFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação profissional, atuando principalmente nas temáticas: prática pedagógica, educação escolar, formação do profissional da educação, educação em assentamentos de reforma agrária, desenvolvimento sustentável, educação ambiental, profissionalização e interdisciplinaridade.
MARIA NEIDE SOBRAL
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996), Doutorado Sanduíche pela Universidade Aberta, em Portugal (2006), Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e Pós-doutoramento na Universidade Aberta, em Portugal. É professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Sergipe. Tem trabalhos investigativos e publicados em História da Educação, Educação a Distância, Tecnologias da Informação e Ensino e Estudos Comparados de Natureza Intercultural.
MARIA SÃO PEDRO BARRETO MATOS
Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe-UFS. Integrante do Grupo de Pesquisa em Formação, Interdisciplinaridade e Meio Ambiente (GPFIMA). Pedagoga, atuando profissionalmente na Prefeitura Municipal de São Paulo, com experiência profissional em Educação Infantil e Ensino Fundamental.
MOACIR CARDOSO DO NASCIMENTO NETO
É graduado em Física Licenciatura e mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe pela Universidade Federal de Sergipe, durante a graduação foi bolsista do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES).
OZEAS PERICLES DAMASCENO
Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Faculdade José Augusto Vieira - FJAV (2008). Especialista em Docência e Tutoria a Distância pela Universidade Tiradentes - UNIT (2011). Atualmente é Mestrando em Geografia Pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. É editor de layout do Sistema de Editoração Eletrônica da Revista EDaPECI e Revista Geonordeste, ambas vinculadas à Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem experiência na área de ensino da Geografia aplicada ao Nível Médio, com ênfase em Licenciatura em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Dinâmica Ambiental, Geossistemas, Geografia Física, Cibercultura e TIC, ensino-aprendizagem da Geografia, Docência e Tutoria a Distância, oficina de mídias e cloud computing plicadas à educação, Sistema SEER, Produção e Difusão do Conhecimento, métodos aplicados nos vestibulares.
PÂMALA JÉSSICA DE OLIVEIRA SANTO
Possui graduação em Ciências Biológicas licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2010). É mestre Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal de Sergipe (2014). Trabalha com recursos didáticos para o ensino de Biologia. O ensino de ciências e matemática e seus protagonistas.
REGINEIDE MENESES MELO
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe.
RODRIGO BOZI FERRETE
Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), lotado na Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência(UFS) e líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica do IFS. Atua na área de Educação Matemática.
ROSEMEIRE REIS DA SILVA
Doutora em Educação: Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (2006) e mestre em Educação, na mesma área temática, pela Faculdade de Educação da USP (2001), com pós-doutorado em Educação sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas e líder do Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação (CEDU-UFAL), e também participante do Grupo de Pesquisa Profissão Docente: desafios contemporâneos, na FEUSP.
SARAH SUELY NASCIMENTO FONSECA
Graduada em Física Licenciatura e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe.
THATIANA ALMEIDA LAVIGNE
Licenciada em Letras Português e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2013). Integrante do Grupo de Pesquisa em Formação, Interdisciplinaridade e Meio Ambiente. (GPFIMA).
VELEIDA ANAHI DA SILVA
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris 8 e graduada em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Cuiabá-MT. Atualmente, é professora Associada da Universidade Federal de Sergipe, atuando no Departamento de Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no de Ensino de Ciências em Matemática. Coordenou a implantação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Fundou e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Contemporaneidade - EDUCON.
WELLINGTON ALVES DE ARAÚJO
Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFS) e Professor de Matemática do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Sergipe/ IFS – Campus São Cristóvão, GPTIC - Grupo de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação.275