Autores: Andréia da Silva Quintanilha Sousa - Lincoln Moraes de Souza (Orgs.).
Como o próprio título indica, o livro trata da avaliação de políticas públicas e avaliação em educação. E, mais precisamente, estabelece, no início, algumas comparações entre as duas avaliações e suas especificidades e posteriormente centra seus passos no domínio da educação. O objetivo central da coletânea é contribuir para o desenvolvimento da avaliação de políticas públicas, enquanto pesquisa social e para a própria educação. Esta contribuição, de certa forma, é bifurcada e materializa-se de um lado nas questões e discussões mais amplas e a ênfase num plano mais geral, especialmente no primeiro capítulo onde alguns temas são resgatados e são ressaltadas algumas particularidades da avaliação. Por outro lado, os capítulos restantes são direcionados para a avaliação em educação, ao diversificar seus respectivos focos no ensino superior, num programa e numa medição ou teste e ampliam a atenção numa área extremamente relevante. Ao mesmo tempo, o livro expressa uma tentativa mais sistemática de vincular e interconectar os dois tipos de avaliação numa mesma coletânea, mesmo levando em conta os temas e subtemas de cada capítulo. Com isto, ganha-se, também, em amplitude. Mas além do objetivo já mencionado, é importante destacar que todos os textos constituem, direta ou indiretamente, resultados das discussões ocorridas nos programas de pós-graduação em ciências sociais e na educação da UFRN, bem como nos debates travados no Grupo Interdisciplinar de Estudos e Avaliação de Políticas Públicas (Giapp) da mesma universidade.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1514-6
DOI: 10.24824/978854441514.6
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
LINCOLN MORAES DE SOUZA
Professor Associado. Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Doutorado em Política Social pela Unicamp. Membro da coordenação do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Avaliação de Políticas Públicas (GIAPP). Área de atuação: Estado e políticas públicas, avaliação de políticas públicas, gestão popular, metodologia de ciências sociais. Dentre outras publicações: Análise de políticas públicas; Comentando as classificações de políticas públicas; Três ensaios de avaliação de políticas públicas.
ANDRÉIA DA SILVA QUINTANILHA SOUSA
Pós-Doutorados na Universidade do Algarve (2015/2016), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015) e no Observatório da Educação PUCRS (2009), Doutorado (2004) e Mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia (1990). Professora Associada da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Lotada Provisoriamente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Departamento de Fundamentos e Política da Educação. Experiência e publicações na área de Estado e Políticas Educacionais, com ênfase atualmente nas Políticas de Educação Superior na modalidade a distância. Pesquisadora da Rede UNIVERSITAS, Grupo ligado ao GT 11 – Política de Educação Superior da ANPED, pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas – GIAPP/UFRN.
MARIA DAS VITÓRIAS FERREIRA DA ROCHA
Graduada no curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (2004). Especialista em Gestão do Processo Educativo-UFRN (2006). Mestre em Ciências Sociais-UFRN (2013) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais-UFRN (2013-2017). Atua na linha de pesquisa Estado, Desenvolvimento e Políticas Públicas, e é membro regular do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Avaliação de Políticas Públicas-GIAPP/UFRN. Tem experiência na Educação, com ênfase em Avaliação e Políticas Públicas, atuando, principalmente, com os seguintes campos de conhecimento: políticas públicas, avaliação de políticas públicas, gestão da educação, movimentos sociais, organização da educação brasileira, educação e trabalho.
LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA
Graduação em Pedagogia (1992) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado (2004) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, cultura organizacional, projeto político-pedagógico e avaliação institucional.