livro digital
FORMAÇÃO DOCENTE:<br> desafios e diálogos contemporâneos

FORMAÇÃO DOCENTE:
desafios e diálogos contemporâneos

Autores: Hermínio Borges Neto - Adriana Ferreira Mendonça - Danielle Rodrigues de Oliveira (Orgs).

livro impresso
de R$ 41,90 por
R$ 35,90
livro digital
de R$ 41,90 por
R$ 29,33

Disponibilidade: 5 Dia(s)

Indique para um amigo
Calcule prazo de entrega e frete:

Sinopse

Os desafios contemporâneos da formação docente exigem do professor, dentre tantas coisas, um processo contínuo de formação e uma reflexão nas relações com os sujeitos envolvidos em sua prática pedagógica. Assim, O livro Formação docente: desafios e diálogos contemporâneos traz, em áreas diversas, a visão e experiência de vários pesquisadores que reconhecem esses desafios, mas que estão sempre dialogando com sua práxis. A obra está dividida em três partes que se complementam. Inicialmente discute-se a formação e a profissão docente, evidenciando as questões históricas que envolvem a instrução pública e a formação docente no Ceará, a importância da Didática no processo formativo inicial e os saberes docentes aliado a formação continuada. Em seguida, aborda-se a formação do professor de Matemática, refletindo sobre a generalização e a abstração no processo formativo dos licenciandos, a utilização da Sequência Fedathi, as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o ensino a partir de conceitos matemáticos. Por fim, deu ênfase aos desafios atuais da práxis docente, pensando sobre a educação a distância, as comunidades de aprendizagem, a aplicação da proposta de ensino Sequência Fedathi e a formação de professores para a educação especial nas escolas regulares. Esta obra, portanto, se destaca por sua seriedade em discutir temáticas relevantes no cenário educacional brasileiro, em especial, a formação de professores. Esperamos, assim, que os registros aqui apresentados possam contribuir com outras reflexões, outras pesquisas, outras práticas...

Detalhes do produto

ISBN:978-85-444-1521-4
Editora: EDITORA CRV
DOI: 10.24824/978854441521.4
Distribuidora: EDITORA CRV
Ano de edição: 2017
Número de páginas: 160
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

FORMAÇÃO DOCENTE:<br> desafios e diálogos contemporâneos

Autores

ADRIANA FERREIRA MENDONÇA
Mestranda em Educação no eixo Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na qual faz parte do Laboratório de Pesquisa Multimeios e do Grupo de Estudos em Educação Matemática. Especialista em Coordenação e Supervisão escolar (FLATED) e licenciada em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Professora da Educação Básica da Secretaria do Estado do Ceará (SEDUC).

ALINE RODRIGUES SAMPAIO
Mestranda em Educação Brasileira do PPGE/UFC. Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora e técnica em educação da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Integrante do LEDUM (Laboratório de Educação Matemática da UFC).

ANTONIA KÁTIA SOARES MACIEL
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Educação de Jovens e Adultos para Professores do Sistema Prisional do Ceará pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) na cidade de Maranguape-CE nos anos de 2015 e 2016. Atua como professora convidada da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) coordenada pelo Instituto Dom José de educação e cultura (IDJ) ministrando as disciplinas: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Literatura Infantil, Práticas Interdisciplinares na Educação Infantil, Práticas Interdisciplinares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Didática no Ensino Superior. Atualmente é Professora Tutora do curso de Especialização em Orientação e Mobilidade do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

ANTONIA LIS DE MARIA MARTINS TORRES
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Multimeios (FACED/UFC), atuando em projetos de ensino e extensão desde 2009, professora adjunta vinculada ao Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFC com atuação na área de educação a distância e tecnologias digitais.

CLAUDIANE DUARTE DE OLIVEIRA
Especialista em Educação Infantil pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atou como Pedagoga na Faculdade da Grande Fortaleza (FGF) no ano de 2009. Nos anos de 2010 a 2014 foi professora efetiva da Rede Municipal de Fortaleza. Atualmente exerce o cargo de Pedagoga no Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Fortaleza (desde 2014).

DANIELE FERREIRA MENDONÇA
Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Professora da Educação Básica (Ensino Fundamental) - Prefeitura Municipal de Fortaleza. Professora bolsista do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFC/CEARÁ.

DANIELLE RODRIGUES DE OLIVEIRA
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente é Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Faz parte do Grupo de Pesquisas em Formação Docente, História e Política Educacional, da Faculdade de Educação da UFC. Possui experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, trabalhando nos seguintes temas: Formação e prática docente, História e memória, Aprendizagem dos conceitos históricos e Currículo de História.

FLÁVIA DE CARVALHO FERREIRA
Especialista em Informática da Educação e Tutoria em Educação a Distância (FAVENI) e Arte-Educação e Cultura Popular (FTDR). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Foi Professora efetiva da Rede Municipal de Fortaleza de 2010 a 2014. Atualmente ocupa o cargo de Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Fortaleza desde 2014.

FRANCISCA CLÁUDIA FERNANDES FONTENELE
Especialista em Informática da Educação e Tutoria em Educação a Distância (FAVENI) e Arte-Educação e Cultura Popular (FTDR). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Foi Professora efetiva da Rede Municipal de Fortaleza de 2010 a 2014. Atualmente ocupa o cargo de Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Fortaleza desde 2014.

HERMÍNIO BORGES NETO
Concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Publicou 18 artigos em periódicos especializados e 79 trabalhos em anais de eventos. Possui 9 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 3 softwares. Orientou 25 dissertações de mestrado e coorientou 2, orientou 17 teses de doutorado na área de Educação. Recebeu 2 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 71 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Colaboração, Postura e Inclusão Digital.

ILIANE MARIA PIMENTA RODRIGUES
Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino e eixo Ensino da Matemática. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Professora especialista da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC) – lotada na Crede 01 – Maracanaú. Integrante do Laboratório Multimeios, Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Multimeios (GEM²) – UFC e Grupo de Pesquisas Tecendo Rede Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA) com pesquisas em Educação Matemática, Aprendizagem Cooperativa, Sequência Fedathi e Formação de Professores de Matemática em serviço no Ensino Médio.

IVONEIDE PINHEIRO DE LIMA
Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal do Ceará (1993), graduação em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (1991) com habilitação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (1994). Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professora do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Ceará e do Curso de Licenciatura em Matemática. Coordenadora do subprojeto Matemática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID/UECE). Coordenadora institucional do Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI (2013) na área de Matemática e Física. Coordenadora Institucional do Programa Novos Talentos (2013).

LIANA LIBERATO LOPES CARLOS
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC e investigadora da linha de pesquisa História da Educação Comparada do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira-UFC; Especialista em Ensino do Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA; Graduada em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Professora Pesquisadora I pela CAPES na Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA atuando no Programa de Formação de Professores (PARFOR) no curso de Pedagogia.

LUCIANA DE MOURA FERREIRA
Doutoranda e investigadora da linha de pesquisa História da Educação Comparada do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (UFC). Possui graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestrado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

LUÍS TÁVORA FURTADO RIBEIRO
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1983); mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Concluiu Estágio Pós-doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) sob a supervisão de Michel Löwy com bolsa CNPq. É professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, atuando na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado em Educação) nas linhas: Educação, Currículo e Ensino e História e Memória da Educação. Coordena o Projeto de Pesquisa Intitulado ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL.

MARIA ELIZABETH SUCUPIRA FURTADO
Tem doutorado em Informatique - Universite dAix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences- França) (1997). É professora da Universidade de Fortaleza desde 1988 e da Universidade Estadual do Ceará (UECE) desde 1998. Realiza pesquisas em IHC (Interação Humano-Computador), atuando principalmente em projeto e avaliação da interação de sistemas e serviços inovadores, considerando as experiências do usuário, e estudando os aspectos comunicacionais, tecnológicos e organizacionais. Realiza pesquisas em desenvolvimento orientado a modelos de IHC, modelos de referência para a qualidade de processos e normas ISO para a qualidade dos produtos. É membro do comitê editorial de periódicos, como Interaction e RBIE, e de comitês de programas dos seguintes eventos: IHC, SBIE, CLIHC, UIDL, WIE. É também consultora e avaliadora de projetos de pesquisa junto à FUNCAP-Ce. As lições aprendidas e produções científicas realizadas ao longo desses anos resultaram na produção do livro, intitulado: Qualidade da Interação - Abordagens para Avaliação de Produtos Inovadores, abril/2012.

MARLENE DE ALENCAR DUTRA
Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia. Professora efetiva do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

RAFAELA PONTE LISBOA CARDOSO
É docente e assessora pedagógica do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade de Fortaleza. Tem doutorado e mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Tem graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Faculdade Integrada do Ceará (2007) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2008). Realiza pesquisas em IHC, TV Digital, Comunicação, Produção de conteúdo e usabilidade no Laboratório de Estudos do Usuário e da Qualidade de Uso de Sistemas (LUQS) da Universidade de Fortaleza desde 2009 e participa de pesquisas com o foco em educação no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará desde 2005. Atualmente, desenvolve o projeto Desenvolvimento de um software para institucionalizar o MASF: Modelo para Aplicação da Sequência Fedathi na Formação Profissional e na Produção de Conteúdo pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP.

SINARA SOCORRO DUARTE ROCHA
Possui graduação em Pedagogia, especialização em Informática Educativa, Midias em Educação e Coordenação Pedagógica. Mestre em Educação com experiência na área de Formação de Professores. Pesquisadora nas áreas de Tecnologia Educacional, Educação a Distância, Educação Inclusiva e Prática de Ensino. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no curso de Licenciatura em Biologia e Licenciatura em Física. Também é coordenadora do núcleo de Educação a Distância e professora tutora do Curso de Pedagogia da UECE a distância.

ZELIA BESERRA CAMELO
Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1997) e com especialização em Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1998) e em Ensino da Matemática pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2007). Professor Especialista da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra (SEDUC/CE) e Professor Supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Ceará (PIBID/UECE) junto à escola.