livro digital
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I:<br> perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I:
perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos

Autores: Tiemi Okimura-Kerr - Carla Ulasowicz - Luciana Venâncio e Luiz Sanches Neto (Orgs.)

livro impresso
de R$ 54,90 por
R$ 47,90
livro digital
de R$ 54,90 por
R$ 38,43

Disponibilidade: 5 Dia(s)

Indique para um amigo
Calcule prazo de entrega e frete:

Sinopse

Em 2005, os organizadores deste livro se reuniram em um belo final de semana para conversarem sobre suas angústias e inspirações com a educação física escolar. Desde então, reúnem-se mensalmente para estudar e pesquisar sobre suas práticas pedagógicas a partir da sistematização de quatro blocos de conteúdos temáticos (elementos culturais, movimentos, aspectos (inter)pessoais e demandas ambientais).
No decorrer desse tempo, muitos professores da educação básica participaram do grupo de professores-pesquisadores, como nos autodenominamos, esporádica ou efetivamente, mas sempre de forma autônoma, visto que as relações sempre se pautaram na horizontalidade e sem vínculo institucional coletivo que nos pressionasse academicamente.
Nos dois primeiros capítulos deste livro, são apresentados os objetivos e as estratégias que elaboramos ao refletirmos conjuntamente sobre os processos de ensino e aprendizagem. A seguir, há um capitulo crítico com reflexões sobre essa proposta, apontando avanços e limitações.
Nos sete capítulos seguintes, são relatadas experiências com o ensino desses conteúdos de forma integrada para turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Alguns dos temas abordados são: capoeira, circo, jogos e brincadeiras, habilidades motoras fundamentais, combinadas e especializadas, aspectos anatômicos, fisiológicos, psicológicos, antropológicos, demandas ambientais históricas, geográficas, sociológicas, administrativas, filosóficas do movimento do corpo humano, entre outros.

Detalhes do produto

ISBN:978-85-444-1464-4
Editora: EDITORA CRV
DOI: 10.24824/978.85.444.1464.4
Distribuidora: EDITORA CRV
Ano de edição: 2017
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I:<br> perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos

Autores

ANGELA MARIS MURILLO ARAUJO
Professora-pesquisadora do cotidiano escolar: currículo, cultura corporal de movimento, prática pedagógica, blocos temáticos, subjetividade, neurociência, corpo-próprio, se-movimentar, escolas inovadoras. Declama a poesia que emerge da vida e da natureza. Encontro-me em constante descoberta e me perco diariamente pra me encontrar. Licenciatura Plena em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Camilo Castelo Branco (2005). Pós Graduação em Pedagogia do Esporte Escolar pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Licenciatura em PEDAGOGIA pela Universidade Nove de Julho (2013). No momento estou como professora de Educação Física na Rede Municipal de São Paulo.

CARLA ULASOWICZ
Licenciada em Educação Física (1994-97). Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2013-2017). Atualmente é professora de Educação Física do Ensino Fundamental I e Educação Infantil (desde 1998), ambos da rede particular de ensino, do ensino superior na Universidade de Guarulhos – Campus Centro. Participa do grupo de estudo em Educação Física Escolar: professores-pesquisadores (desde 2005). É autora do livro Educação Física Escolar e Motivação: a influência de um programa de ensino sobre a prática de atividades físicas, editora CRV, o qual foi incluído na lista de referências do concurso para Professor de Educação Básica II – Educação Física – da rede estadual de ensino de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar e idosos, ensino-aprendizagem, intervenção cognitiva. É mediadora de aprendizagem do Programa de Enriquecimento Instrumental do Prof. Reuven Feuerstein.

DANIEL REIS EBBINGHAUS
Professor de Educação Física, Pedagogo e Gestor Ambiental Especialista em Educação Ambiental, professor da rede pública de ensino na cidade de São Paulo a 10 anos.

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
Licenciada (1990) e Mestre (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo e Doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como Professora nos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Atuou, também, com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, o que motivou a escolha da principal linha de pesquisa a qual se dedica: Educação Física, Escola e Currículo. Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas sobre os saberes escolares a serem aprendidos nas aulas de Educação Física e, especialmente, sobre a construção de valores na escola. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Escola e Currículo – GEPEFEC.

JÉSSICA CAMILA RAMOS RODRIGUES
Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco. Licenciatura em Música pela UNISANT’ANNA. Pós-Graduação em Pedagogia do Esporte Escolar pela Universidade de Campinas. Atualmente exerce função como Professora de Educação Física na E. E Prof. Indiana Zuycher Simões de Jesus e é integrante do grupo de professores pesquisadores.

LEANDRO PEDRO DE OLIVEIRA
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Guarulhos (2004-2006); Especialização em Esporte Escolar pela Universidade Estadual de Campinas (2007-2008); Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de São Carlos (2008-2010); Mestrado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2010-2012). Atualmente é Professor de Educação Física na Prefeitura e Estado de SP, ambos em cargo efetivo; Integrante do grupo de estudos “Professores-Pesquisadores”.

LUCIANA VENÂNCIO
Professora da Universidade Federal do Ceará, no Instituto de Educação Física e Esportes. Licenciada em Educação Física (Unesp), Especialista em Educação Física Escolar (Unicamp), Mestre em Educação Física Escolar e Doutora em Educação (Unesp). Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot. Foi professora de Educação Física na rede municipal de São Paulo por 18 anos e coautora do currículo da rede estadual. É orientadora na Pós-Graduação e participa do grupo autônomo de “Professores-Pesquisadores” de Educação Física Escolar, ISATT e Repères.


LUCIANO NASCIMENTO CORSINO
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Metropolitano de São Paulo – UNIMESP-FIG, especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e cursa doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. É autor do livro “O Professor diante das relações de gênero na Educação Física Escolar” (Cortez, 2012). É membro associado ao International Study Association on Teachers and Teaching – ISATT e à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN. Participa do Grupo Autônomo de Estudos em Educação Física Escolar Professores Pesquisadores, do Grupo de Estudos Flores Raras: Comunicação e Feminismos – UFJF e do Laboratório de Estudos sobre Violência, Cultura e Juventude – VIOLAR/UNICAMP.

LUIZ SANCHES NETO
Professor da Universidade Federal do Ceará, no Instituto de Educação Física e Esportes. Bacharel e Licenciado em Educação Física (USP), Mestre e Doutor em Educação Física Escolar com Pós-Doutorado em Educação (Unesp). Foi pesquisador visitante na Université de Montréal, Canadá, orientador na Pós-Graduação, professor da rede municipal e coautor do currículo de Educação Física da rede estadual paulista. Membro do grupo autônomo de “Professores-Pesquisadores” de Educação Física Escolar, NEPEF-FPCT, SINC, AERA e ISATT.

REGIANE MARIA DA SILVA MARTINS
Professora de Educação Física da Prefeitura de Guarulhos desde 2007; Professora de Educação Física pelo Estado de São Paulo em 2006-2007; Formação Acadêmica no curso de Licenciatura Plena pela Universidade Guarulhos em 2004; Especialização em Educação Física para o Ensino Infantil e as Quatro séries Iniciais do Ensino fundamental pela Pontifícia Universidade Católica PUC em 2006.

ROSANGELA APARECIDA MATIAS
Pós-Graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2016-2017), Possui Pós-Graduação “Lato Sensu” Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2013). Possui Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Camilo Castelo Branco (2005). Possui Licenciatura em Pedagogia (2012) Habilitação para a Educação Infantil e Ensino Fundamental Ciclo I pela Secretaria Estadual de Educação SP (1997). Professora titular de Educação Física – Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, Professora Titular de Educação Básica Ciclo I – Secretaria Municipal de Educação de Suzano-SP. Professora Titular de Educação Básica 30h, Professora Supervisora-Coordenadora Municipal do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa no Município de Suzano-SP. Participa do grupo autônomo de Professores-Pesquisadores de Educação Física Escolar- SP.

TIEMI OKIMURA-KERR
Possui bacharelado e licenciatura em Educação Física (1998 e 1999) e mestrado em Pedagogia do Movimento Humano (2005) pela Universidade de São Paulo. É professora do ensino médio na Escola Estadual Dona Ana Rosa e do ensino superior no Centro Universitário Unisant’anna. Foi educadora on-line do curso EAD de especialização em Educação Física pela Redefor-Unicamp e tutora no curso semipresencial de Pedagogia pela Unesp. Tem experiência nos diferentes ciclos da educação básica, avaliação física em academia e educação física para idosos. Atualmente pesquisa a educação física escolar e é integrante do grupo de professores pesquisadores.