Capa do livro: SAÚDE DA FAMÍLIA:<br> fundamentos e práticas – volume 2

SAÚDE DA FAMÍLIA:
fundamentos e práticas – volume 2

Autores: Fabiana Ferreira Koopmans - Giannina Maria do Espirito Santo Wildhagen (Orgs.).

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Sinopse

É com muita satisfação que as organizadoras desta coleção, Giannina do Espírito-Santo e Fabiana Ferreira Koopmans, e a CRV lançam o seu segundo volume.
Esta coleção foi constituída por um trabalho coletivo alavancado pelas organizadoras em 2011, através de uma proposta de extensão universitária interdisciplinar na atenção básica à saúde. A partir dessa ideia inicial surgiram várias articulações para o desenvolvimento do projeto com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, envolvendo professores dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família e de Graduação em Educação Física e Enfermagem. Dessas articulações surgiu o grupo de pesquisa “Observatório de Práticas Corporais e Saúde”, cadastrado no CNPq. Num segundo momento foram realizados convites para a participação de pessoas atuantes na atenção básica à saúde, tanto na formação quanto no serviço.
Dessa forma, no primeiro volume foram convidadas expertises da FIOCRUZ, UFG, UNESA, UERJ, SMS/RJ para fazerem relatos de suas experiências. O segundo volume contou com pessoas oriundas da FIOCRUZ, UFG, UNB, UFS, UNESA, UERJ, UFRJ e UFRN, sendo dividido em duas unidades: a primeira com fundamentos e políticas e a segunda com práticas.
Alguns dos capítulos foram oriundos dos debates realizados no Grupo de Trabalho Temático “Atividade Física e Saúde”, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
A nossa satisfação em desenvolver um trabalho a partir de muitas mãos e de maneira transversal, promovendo a liberdade de expressão de cada participante, é que ao nosso entendimento traz a grande contribuição dessa coleção.
Esperamos que tenha uma boa leitura.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1395-1
DOI: 10.24824/978854441395.1
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 288
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

SAÚDE DA FAMÍLIA:<br> fundamentos e práticas – volume 2

Autores

ALEXANDRE PALMA DE OLIVEIRA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1986), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1995), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002) e estágio de pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e no Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade Gama Filho (2014). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona na Escola de Educação Física e Desportos. Atua, ainda, como parecerista dos seguintes periódicos: Journal of Sports Sciences, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Movimento, Ciência & Saúde Coletiva e Arquivos em Movimento (UFRJ). Tem experiência acadêmica no campo da Educação Física nas seguintes áreas: treinamento desportivo, atividade física e promoção da saúde e futebol.

ALLYSON CARVALHO DE ARAÚJO
Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestrado em Educação pela UFRN e Doutorado em Comunicação pela UFRN. Professor adjunto da UFRN. Coordenador do sub projeto Educação Física do PIBID/UFRN.

CARLOS GABRIEL BUSTAMANTE
Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e possui Especialização em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ (2013) e Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social pela ENSP/FIOCRUZ (2015). Atualmente é Mestrando em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ na área de concentração Políticas, Planejamento, Gestão e Práticas em Saúde. Trabalha como Educador Físico na equipe multidisciplinar do Centro de Referência em Obesidade na Clínica da Família Enfermeiro Marcos Valadão no município do Rio de Janeiro.

CRISTIANO MEZZAROBA
Licenciado em Educação Física (2004) e Ciências Sociais (2012) ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado em Educação Física – Linha Teoria e Prática Pedagógica – por esta mesma universidade (2008). Foi professor substituto da Universidade Federal de Santa Catarina (2008-2009) e professor da rede municipal de Florianópolis (2010). Atualmente é professor Adjunto I do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe. Além disso, atua como pesquisador no Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva (UFSC/UFS) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq). Em março de 2014, iniciou o doutorado em Educação, linha Sociologia e História da Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina.

ELDER SILVA CORREIA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Membro do Grupo Corpo e Governabilidade: política, cultura e sociedade, onde atua na linha de pesquisa: Corpo e Epistemologia. Atualmente é mestrando em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, vinculado à linha de pesquisa: Educação Física, corpo e movimento humano.

FABIANA FERREIRA KOOPMANS
Professora Assistente do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DESP/FACENF/UERJ). Coordenadora de Curso de Especialização em Saúde da Família e Professora Adjunta do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Atuou como Tutora do Curso de Especialização em Saúde da Família UNASUS/UERJ, professora do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde (CTACS) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ). Tem experiência como Enfermeira na Estratégia da Saúde da Família. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Saúde da Família pelo Consórcio do Ministério da Saúde, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz – ENSP/FIOCRUZ e Doutoranda em Ciência do Cuidado em Saúde, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF).

FABIO ZOBOLI
Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Professor do programa de Pós-graduação interdisciplinar em Cinema – UFS. Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1999), Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Tem experiência na área de Educação e Educação Física atuando a partir das seguintes temáticas: corpo e epistemologia, corpo e educação, corpo e comunicação.

GABRIELE GOMES FARIA
Assistente Social Concursada no âmbito do Serviço Público Municipal e Estadual com experiência junto a equipe de gestão da Política de Assistência Social e Saúde. Atualmente coordenando a equipe de serviço Social na Unidade de Atenção Básica Estadual PAM Cavalcanti. Atua como Assistente Social na equipe de Gestão de Atenção Básica do Município de Armação dos Búzios, bem como possui experiência na docência em nível superior. Mestre em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (2011), Especialista em Formulação e Gestão de Políticas em Seguridade Social – UFRJ (2009). Bacharel em Serviço Social desde (2004). Sua atuação acadêmica e política é direcionada para os seguintes tema: Serviço Social, Assistência Social, Saúde.

GIANNINA DO ESPÍRITO-SANTO
Possui graduação em Educação Física (1987), mestrado em Educação Física (2005) e doutorado em Educação Física todos pela Universidade Gama Filho (2010) e Especialização em Promoção de Saúde e Desenvolvimento Social (2011) pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora adjunta do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), fez parte do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física. É parecerista de diversos periódicos. Coordenadora do GTT Atividade Física e Saúde do Colégio Brasileira de Ciências do Esporte (CBCE- Conbrace), nos biênios de 2013-2015 e 2015-2017. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase no ensino de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em saúde, promoção da saúde/qualidade de vida, doenças crônicas não transmissíveis e atenção básica à saúde.

HEITOR MARTINS PASQUIM
Doutorando na Universidade de São Paulo. Atualmente participa do grupo de pesquisa: Fortalecimento e desgaste no trabalho e na vida: bases para a intervenção em Saúde Coletiva.

JONATAS MAIA DA COSTA
Licenciado em Educação Física pela Universidade de Brasília (2003). Especialista em Teoria e Método da Pesquisa em Ed. Física (UnB/2005), Mestre em Educação Física (UnB/2010) e Doutor em Educação (UnB/2016). Foi professor da educação básica da rede pública e privada do Distrito Federal durante dez anos e professor universitário na esfera privada trabalhando nos cursos de Pedagogia e Educação Física. Em 2010 e 2011 atuou na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG), lecionando disciplinas no campo do esporte. Atualmente é Professor Adjunto I na Universidade de Brasília (UnB) na Faculdade de Educação Física atuando principalmente com a Prática de Ensino. É coordenador do curso de licenciatura da FEF/UnB. No âmbito da pesquisa tem desenvolvido projetos de investigação em teoria e pratica pedagógica em Educação Física no contexto da Escola e da Saúde Pública.

LÍVIA SAMILA BEZERRA BORGES
Estudante de graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de iniciação científica CNPq.


LUCIANA MARIA BORGES DA MATTA SOUZA
Doutora em Saúde da criança e da mulher pelo IFF/FIOCRUZ. Coordenadora Geral do Curso de Medicina e do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá e Professora Adjunta do Departamento de Pediatria da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria.

MARIA FERNANDA DUARTE DE ARAUJO PEDRO
Formação acadêmica em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Professora/ pesquisadora do Centro Universitário Augusto Motta, coordenadora do curso de especialização Serviço Social e o trabalho com famílias e de projetos de Extensão nas comunidades da Zona da Leopoldina no campo sociojurídico e área Educação e Saúde do Mestrado Unisuam sobre dependência química: ações intersetoriais e preventivas. Participa do grupo de estudos diálogos com Hannah Arendt coordenado pela professora Ilda Lopes na PUC-RJ.

MICHELE SOUZA E SOUZA
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Teve experiência na área da Antropologia, atuando principalmente na antropologia da educação e urbana. Além disso, atuou na temática da Saúde do Idoso como estagiária pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em projeto que visava estudar a Fragilidade dos Idosos Brasileiros e mais recentemente pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/ FIOCRUZ) em pesquisa também relacionada ao envelhecimento. Concluiu o mestrado em Políticas Públicas e Saúde no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da FIOCRUZ onde estudou se o processo de envelhecimento aprofundou ou não os processos excludentes dos idosos residentes em zonas de vulnerabilidade social. Doutorado em andamento.

PHILLIPE RODRIGUES
Graduado em educação Física (UFRJ), especialista em Obesidade e Emagrecimento (GAMA FILHO), mestrado em educação física (UFRJ) desenvolve pesquisas no âmbito da promoção da atividade física, obesidade e determinantes sociais. Atualmente compõe a equipe multiprofissional do Centro de Referência em Obesidade do município do Rio de Janeiro e tem sua prática voltada para as práticas corporais como forma de cuidado e empoderamento social. Tem experiência acadêmica no campo da Educação Física nas seguintes áreas: obesidade, avaliação física, atividade física e promoção da saúde.

PRISCILLA DE CESARO ANTUNES
Professora Adjunta da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Licenciada e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem atuado nas dimensões do ensino, pesquisa e extensão em temas relacionados a Educação Física e saúde coletiva, práticas integrativas e estágio. Integrante do LabPhysis (Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza-UFG) e do POLIFES (Políticas de Formação em Educação Física e Saúde-UFRGS).

RACHEL GOUVEIA PASSOS
Professora Assistente Substituta na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Serviço Social pelo Programa de Estudos de Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), tendo realizado estágio doutoral na Universidade de Coimbra no período de fevereiro a agosto de 2015. Possui Mestrado em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (2011), Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ (2009) e graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2007). Sua atuação acadêmica, profissional e política é direcionada para os seguintes temas: Serviço Social, Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica, Trabalho, Relações de Gênero, Cuidado, Teorias e Trabalho de Care. Atuou como professora substituta da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Fundamentos Teórico-Práticos do Serviço Social. Possui experiência como docente em universidades privadas em cursos de graduação e pós-graduação. Está como professora colaboradora do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Universidade Estácio de Sá, unidade Niterói; professora colaboradora do Curso de Especialização em Saúde da Família da UNISUAM; professora colaboradora do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial com ênfase em Álcool e Outras Drogas da Faculdade Governador Ozanam Coelho e Nezo Educacional e professora colaboradora do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Sociais da Universidade Castelo Branco. Atualmente, encontra-se pesquisadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde Mental e Atenção Psicossocial – NEPS, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

RAMMON DIEGO PROTÁSIO DE OLIVEIRA
Estudante de graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

RAFAEL DE LIMA BILIO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2010). Doutorando em Educação do campo de Trabalho e Educação da Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é gestor de conteúdo da Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil e professor II., atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica, PRONATEC, PROJOVEM URBANO.

RENAN RIBEIRO BARBOSA ALVES
Enfermeiro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do grupo de pesquisa Praticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem (PAESE).

TADEU JOÃO RIBEIRO BAPTISTA
Possui graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás, Especialização em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira e Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Goiás. É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás. É Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, onde atua como docente no curso de graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (GTTCC/CBCE) nos períodos 2011-2013 e 2013-2015 e da Direção Nacional do CBCE no período 2015-2017. É pesquisador dos Grupos de pesquisa LABPHYSIS – Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza e COEESA – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corpo, Estética, Exercício e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, corpo, atividade física, indústria cultural e saúde.

VALÉRIA MONTEIRO MENDES
Doutoranda pelo Programa de Saúde Pública – Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (PPGSP – FSP/USP). Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Graduação em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Universidade do Estado do Pará. Integrante do grupo Micropolítica e Saúde, coordenado pela Profª Drª Laura Camargo Macruz Feuerwerker, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). No campo acadêmico-científico tem privilegiado os temas: formação e educação em saúde, práticas corporais e o cuidado na atenção básica, a Clínica Ampliada na atenção básica, micropolítica e produção do cuidado.

VIRGÍLIO PIMENTEL DE ARAÚJO
Estudante de graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.