Capa do livro: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:<br> princípios, prática e utopia

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
princípios, prática e utopia

Autores: Ademar de Lima Carvalho. (Organizador)

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Sinopse

Caracterizada como um dos setores da educação escolar responsável pela garantia do desenvolvimento, com qualidade, das atividades de cunho pedagógico no âmbito das instituições educativas, a coordenação pedagógica tem como papel essencial a articulação do processo de organização, execução e avaliação do trabalho pedagógico e da proposição de políticas de formação do professor(a) centrada na escola. Seu horizonte, nesse sentido, é de contribuir com o desenvolvimento de um trabalho educativo que produza a práxis transformadora. Sua atuação deve-se constituir, portanto, como mediadora da práxis pedagógica, cujo compromisso é de instituir espaços que garantam a construção, numa perspectiva coletiva, do Projeto Político-Pedagógico da escola. O livro “Coordenação pedagógica: princípios, prática e utopia”, organizado pelo Prof. Dr. Ademar de Lima Carvalho, tem essa perspectiva e apresenta estudos produzidos sobre coordenação pedagógica e gestão, compondo um conjunto de artigos destinados aos gestores, coordenadores e professores de escolas e universidades. Este livro reúne contribuições de pesquisadores do campo da organização do trabalho pedagógico da escola e da gestão escolar sobre temas relevantes, como: gestão democrática, seus princípios e pressupostos;  o significado da democracia; o Programa de Integração entre o Projeto Político-Pedagógico e o plano de desenvolvimento da escola no Estado de Mato Grosso; a escola como espaço de formação pedagógica do professor;  a organização do trabalho pedagógico na escola, como relações mediatizadas pelo coordenador; coordenação pedagógica exercida por não pedagogos e coordenação pedagógica – sonhos e utopia.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1536-8
DOI: 10.24824/978854441536.8
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 208
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:

Sumário

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:<br> princípios, prática e utopia

Autores

ADEMAR DE LIMA CARVALHO (ORGANIZADOR)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995) e doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Mato Grosso/ Campus de Rondonópolis/ Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, vice-líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas. Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEdu. Tem experiência na área de Filosofia da educação, Pedagogia: teoria da educação e prática pedagógica, Educação Pública, com foco de atuação na Docência e pesquisa nos seguintes temas: Fundamentos da educação/Organização do Trabalho Pedagógico na Escola: coordenação, Projeto político pedagógico e gestão democrática/Natureza da Prática Docente/Construção do Conhecimento Pedagógico/Formação permanente de professor centrada na escola/Pedagogia e prática pedagógica na sala de aula.

LINDALVA MARIA NOVAES GARSKE
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), Mestre em Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2006) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora de Ensino do curso de Graduação em Pedagogia/ICHS/CUR/UFMT (2007-2008), e Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ICHS/CUR/UFMT (2009-2012). Secretária Municipal de Educação/Rondonópolis/Mato Grosso (1998-2000). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional, gestão escolar, movimentos sociais e educação e educação do campo. Professora e Vice – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEdu, do Campus Universitário de Rondonópolis/UFMT (2014), membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental – GPEA e Líder do grupo de pesquisa Políticas públicas educacionais.

VALDELICE DE OLIVEIRA
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (1991). Graduada e Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1989) Graduada em Pedagogia pela Faculdade Albert Einstein – Falbe (2012). Professora titular da Escola Estadual Profª Elizabeth de Freitas Magalhães, atualmente diretora do CEFAPRO – Centro de formação e atualização dos profissionais da Educação Básica do Estado de MT.

TEREZINHA DE FARIA ÁVILA SANTOS
Professora da Rede Municipal de Ensino. Tem experiência em Gestão Escolar e na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. É graduada em Letras, especialista em Literatura Brasileira e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso.

MARIMAR DA SILVA BARROS VIEIRA
Possui graduação em História – Faculdades Associadas Ipiranga (1997), graduação em Pedagogia pela Universidade Ibirapuera (1993) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Teorias e práticas pedagógicas, Escola pública e Coordenação pedagógica.

ALINE FERNANDA DE SOUZA
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). É especialista em Educação e Gestão Ambiental. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso – Campus de Rondonópolis e atua como Professora Formadora no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO) de Rondonópolis – Secretaria de Educação de Mato Grosso.

AURENY GOMES COELHO FIGUEIREDO
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998). Especialização em Educação Ambiental (2004) UFMT. Mestra em Educação pela UFMT. Professora da Rede Pública Municipal de Educação.  Coordenadora de formação da SEMED (2013-2016).

MATILDES APARECIDA TRETTEL DE OLIVEIRA
Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), graduada em Pedagogia, pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra (1993) é especialista em "Currículo do Ensino Fundamental: aspectos teóricos e práticos – conteúdos e metodologias específicas". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em coordenação escolar, didática para formação de professores e séries iniciais do Ensino Fundamental. Professora substituta da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus de Tangará da Serra, professora da Faculdade de Educação de Tangará da Serra (UNISERRA) e da rede pública de educação do Estado de Mato Grosso.

MARILDA DA SILVA RUDNICK
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Mato Grosso, campus Rondonópolis/MT (2014). Especialista em Tecnologias da Educação pela Pontifícia Universidade Católica /RJ (2010) e em Produção e interpretação de textos pelo IESPG. Graduada em Letras pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1994). Atualmente, professora formadora do CEFAPRO – Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica. Tem experiência na área de Educação; Formação de Professores de Letras, com ênfase em Leitura, Produção e Compreensão de Textos.