Capa do livro: EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II:<br> saberes e experiências educativas de professores(as) – pesquisadores(as)<br> Volume 29

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II:
saberes e experiências educativas de professores(as) – pesquisadores(as)
Volume 29

Autores: Luciana Venâncio - Luiz Sanches Neto - Tiemi Okimura-Kerr - Carla Ulasowicz (Orgs.).

livro impresso
de R$ 48,90 por
livro digital
de R$ 48,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Em alguns momentos de nossa carreira ficamos descontentes com as produções no campo da Educação Física Escolar, que se propõem a falar “sobre” a escola ao invés de falar “com” a escola e a partir dela escutar as vozes dos aprendentes e ensinantes – para mobilizar ações de colaboração efetiva. O conjunto das práticas educativas e das descobertas que compõem esta tão desejada obra serviu para ampliarmos conhecimentos e formas de participação nos nossos contextos específicos de trabalho na escola. Também potencializou nossas escutas sensíveis, que interferem nos caminhos que desejamos traçar para compreender criticamente e gostar de saber ainda mais com a Educação Física. Nossa experiência – vivida e vívida – é o que narramos e que fazemos ecoar em alta voz ao longo dos dez capítulos que compõem este livro. São reflexões que vêm nos tocando e nos afetando como seres humanos de desejos, curiosos(as), criativos(as), corajosos(as), cultos(as) e criteriosos(as) há mais de dez anos! Com nossas reflexões e teorizações das práticas, desejamos encorajar outros(as) professores(as) a fazerem do seu jeito. Optamos por compartilhar nossas expectativas e anseios, de modo coletivo, pois sozinhos(as) sucumbiríamos diante dos obstáculos. Há desafios muito complexos na Educação Física Escolar e seriam maiores se não fossemos parceiros(as) críticos(as) um(a) do(a) outro(a). Tratamos neste livro, de modo propositivo, muitos pontos de convergência e caminhos que temos percorrido na perspectiva dos blocos de conteúdos temáticos, que revisitamos constantemente ao investigarmos o próprio trabalho nas escolas como professores(as)-pesquisadores(as).

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1524-5
DOI: 10.24824/978854441524.5
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 256
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II:<br> saberes e experiências educativas de professores(as) – pesquisadores(as)<br> Volume 29

Autores

ANGELA MARIS MURILLO ARAUJO
Professora-pesquisadora do cotidiano escolar: currículo, cultura corporal de movimento, prática pedagógica, blocos temáticos, subjetividade, neurociência, corpo-próprio, se-movimentar, escolas inovadoras. Declama a poesia que emerge da vida e da natureza. Encontro-me em constante descoberta e me perco diariamente pra me encontrar. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco (2005). Pós-Graduação em Pedagogia do Esporte Escolar pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2013). No momento estou como professora de Educação Física na Rede Municipal de São Paulo.

CARLA ULASOWICZ
Licenciada em Educação Física (1994-97). Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2013-2017). Atualmente é professora de Educação Física do Ensino Fundamental I e Educação Infantil (desde 1998), ambos da rede particular de ensino, do ensino superior na Universidade de Guarulhos – Campus Centro. Participa do grupo de estudo em Educação Física Escolar: professores-pesquisadores (desde 2005). É autora do livro Educação Física Escolar e Motivação: a influência de um programa de ensino sobre a prática de atividades físicas, editora CRV, o qual foi incluído na lista de referências do concurso para Professor de Educação Básica II – Educação Física – da rede estadual de ensino de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar e idosos, ensino-aprendizagem, intervenção cognitiva. É mediadora de aprendizagem do Programa de Enriquecimento Instrumental do Prof. Reuven Feuerstein.

JÉSSICA CAMILA RAMOS RODRIGUES
Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco. Licenciatura em Música pela UNISANT'ANNA. Pós-Graduação em Pedagogia do Esporte Escolar pela Universidade de Campinas. Atualmente exerce função como Professora de Educação Física na E.E Prof. Indiana Zuycher Simões de Jesus e é integrante do grupo de professores pesquisadores.

LEANDRO PEDRO DE OLIVEIRA
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Guarulhos (2004-2006); Especialização em Esporte Escolar pela Universidade Estadual de Campinas (2007-2008); Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de São Carlos (2008-2010); Mestrado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2010-2012). Atualmente é Diretor de Escola na Prefeitura de São Paulo (EMEF Senador José Ermírio de Moraes) e Professor na Rede Estadual de São Paulo (EE Pimentas VII), na Universidade Guarulhos (Curso de Educação Física) e no “Cursão Santa Rita”; É Integrante do grupo de estudos “Professores-Pesquisadores”.

LUCIANA VENÂNCIO
Professora da Universidade Federal do Ceará, no Instituto de Educação Física e Esportes. Licenciada em Educação Física (Unesp), Especialista em Educação Física Escolar (Unicamp), Mestre em Educação Física Escolar e Doutora em Educação (Unesp). Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot. Foi professora de Educação Física na rede municipal de São Paulo por 18 anos e coautora do currículo da rede estadual. É orientadora na Pós-Graduação e participa do grupo autônomo de “Professores-Pesquisadores” de Educação Física Escolar, da ISATT e da Repères.

LUCIANO NASCIMENTO CORSINO
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Metropolitano de São Paulo – UNIMESP-FIG, especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e cursa doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. É autor do livro “O Professor diante das relações de gênero na Educação Física Escolar” (Cortez, 2012). É membro associado ao International Study Association on Teachers and Teaching – ISATT e à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN. Participa do Grupo Autônomo de Estudos em Educação Física Escolar Professores Pesquisadores, do Grupo de Estudos Flores Raras: Comunicação e Feminismos – UFJF e do Laboratório de Estudos sobre Violência, Cultura e Juventude – VIOLAR/UNICAMP.

LUIZ SANCHES NETO
Professor da Universidade Federal do Ceará, no Instituto de Educação Física e Esportes. Bacharel e Licenciado em Educação Física (USP), Mestre e Doutor em Pedagogia da Motricidade com Pós-Doutorado em Educação (Unesp). Foi estudante visitante de pesquisa na Université de Montréal, Canadá, orientador na Pós-Graduação, professor da rede municipal e coautor do currículo de Educação Física da rede estadual paulista. Membro do grupo autônomo de “Professores-Pesquisadores” de Educação Física Escolar, NEPEF-FPCT, SINC, AERA e ISATT.

MAURO BETTI
Professor Adjunto Departamento de Educação Física da UNESP-Bauru e docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Presidente Prudente. Livre-Docente em Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação Física, Doutor em Filosofia da Educação, Mestre e Licenciado em Educação Física.

TIEMI OKIMURA-KERR
Possui bacharelado e licenciatura em Educação Física (1998 e 1999) e mestrado em Pedagogia do Movimento Humano (2005) pela Universidade de São Paulo. É professora do ensino médio na Escola Estadual Dona Ana Rosa e do ensino superior no Centro Universitário Unisant'anna. Foi educadora on line do curso EAD de especialização em Educação Física pela Redefor-Unicamp e tutora no curso semipresencial de Pedadogia pela Unesp. Tem experiência nos diferentes ciclos da educação básica, avaliação física em academia e educação física para idosos. Atualmente pesquisa a educação física escolar e é integrante do grupo de professores pesquisadores.

WILLIAN LAZARETTI DA CONCEIÇÃO
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, é Mestre em Educação e especialista em Educação Física escolar, ambos pela Universidade Federal de São Carlos, é licenciado em Educação Física. Foi professor efetivo na educação básica na rede estadual e municipal de São Paulo, Coordenador Pedagógico na Fundação CASA, professor efetivo na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, lecionando nos cursos de Educação Física e Pedagogia. Atualmente é coordenador geral dos cursos de graduação EaD do Centro Universitário Senac-SP. Participa do Grupo Autônomo de Estudos em Educação Física escolar – Professores Pesquisadores, do Núcleo de Investigação e Práticas em educação nos espaços de restrição e privação de liberdade EduCárceres (UFSCar), do Laboratório de Estudos sobre Violência, Cultura e Juventude – Violar (Unicamp). Associado ao International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), à Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e a International Oral History Association (IOHA).