Capa do livro: A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENTRO DO DEBATE:<br> do direito adquirido às práticas cotidianas desenvolvidas nas creches e pré-escolas

A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENTRO DO DEBATE:
do direito adquirido às práticas cotidianas desenvolvidas nas creches e pré-escolas

Autores: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares - Sinara Almeida da Costa (Orgs.).

O livro contempla estudos instigantes desenvolvidos por pesquisadores no norte, no nordeste e no sudeste do Brasil, em diversas Universidades, a saber: Federal do Oeste do Pará (UFOPA), de Rondônia (UNIR), do Ceará (UFC), de São Carlos (UFSCAR) e a Estadual de Campinas (UNICAMP). Os textos decorrem de trabalhos acadêmicos com objetos diversos, porém focados na temática da educação infantil. A utilização de fontes diversificadas e a problematização voltada para situações concretas propiciou novas leituras e análises, inclusive contrapor discursos generalizantes sobre a educação infantil, e por esta razão acreditamos que possam servir de incentivo para novas pesquisas.
Os resultados das pesquisas ora publicados neste livro nos desafiam a um confronto com a realidade para que possamos avaliar a distância entre o previsto em lei e a realidade concreta da educação infantil. Os trabalhos mostram a realidade, ressaltando os problemas da infraestrura, do deslocamento, da formação, das condições de trabalho dos professores, da falta de recursos materiais, e das classes multisseriadas. São trabalhos que, embora em grande parte tenham sido voltados para o contexto amazônico, não se restringem a esta região. Isto porque estão impregnados da compreensão de que no singular estão presentes traços do universal. Assim sendo, contextos específicos e bem concretos, contribuem para entender fenômenos gerais da educação infantil, quer sejam do campo ou da cidade, do interesse dos profissionais diretamente envolvidos no cotidiano escolar e, em especial, dos responsáveis pela formulação de políticas públicas para a área.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1460-6
DOI: 10.24824/978854441460.6
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENTRO DO DEBATE:<br> do direito adquirido às práticas cotidianas desenvolvidas nas creches e pré-escolas

ADRIANA MISSAE MOMMA
Professora da Faculdade de Educação da Unicamp, integrante do Laboratório de políticas públicas e planejamento educacional.

ALESSANDRA DE SOUSA DOS SANTOS
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, possui Mestrado em Educação pela UNICAMP e licenciatura plena em Pedagogia pelo Unisal-Americana. É monitora do curso de Especialização em Educação no Campo da UFSCar.

ANA ELISA SPAOLONZI QUEIROZ ASSIS
Pedagoga, Jurista, Mestre e Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da UNICAMP, Coordenadora Associada do Curso de Pedagogia (gestão 2016-2017).

ANSELMO ALENCAR COLARES
Doutorado e pós-doutorado em Educação/FE-Unicamp. Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará/Ufopa, Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR-UFOPA.

ESTELINA MARINHO DOS SANTOS
Pedagoga pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim.

IRISNEIDE DOS SANTOS LIMA
Pedagoga pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim.

JORGIANA RICARDO PEREIRA
Professora da Universidade Federal do Ceará- UFC. Desenvolve suas atividades na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC/UFC). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Integra a linha de pesquisa Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança e o eixo Educação Infantil: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.

JURACY MACHADO PACÍFICO
Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

KÁTIA CRISTINA FERNANDES E SILVA
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará- FACED/UFC.

LUCÉLIA FERREIRA CAMARGO
Professora da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho Semed – PVH.

LUIS ENRIQUE AGUILAR
Professor da Faculdade de Educação da Unicamp, coordenador do Laboratório de políticas públicas e planejamento educacional.

MARIA CRISTINA DOS SANTOS BEZERRA
Professora Adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos DED/UFSCar. Possui graduação em Ciências Sociais pela Associação Limeirense de Educação. Mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo (GEPEC) da UFSCar.

MARIA ANTÔNIA VIDAL FERREIRA

Doutora em Educação, professora aposentada pelo Ceuls/Ulbra.

MARIA LÍLIA IMBIRIBA SOUZA COLARES
Doutorado e pós-doutorado em Educação/FE-Unicamp. Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará/Ufopa, Programa de Pós-graduação em Educação. Líder Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR-UFOPA.

MARIA NERICE DOS SANTOS PINHEIRO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará/FACED/UFC.

MARIANY FARDIN PRETO
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista CAPES. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela UFSCar. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação no Campo-GEPEC desde 2013.

MARLI LUCIA TONATTO ZIBETTI
Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

ROSANA RAMOS DE SOUZA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar.

ROSEMEIRE FERRAREZI VALIANTE
Pedagoga. Mestre em Linguística e Professora Efetiva da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim.

ROSIMEIRE COSTA DE ANDRADE CRUZ
Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará-UFC.

SANDRA ANDREA DE MIRANDA ESTRELA
Psicóloga. Mestre em Educação e Professora Efetiva da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim.

SINARA ALMEIDA DA COSTA
Professora Adjunta da Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA, Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil- GEPEI/UFOPA.

THAÍS BRANDÃO
Pedagoga, formada pela Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), colaboradora do Laboratório de políticas públicas e planejamento educacional.