Capa do livro: EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E FILOSOFIA

EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E FILOSOFIA

Autores: Waldir Ferreira de Abreu - Damião Bezerra Oliveira - João Batista Santiago Ramos (Orgs.).

A Filosofia ocupa-se de pensar a infância, relacionando-a de maneira fundamental à atitude de questionamento, própria, a um só tempo, ao ser-criança e ao filosofar. Para mostrar-se fiel ao que os diversos pesquisadores apresentam, talvez se devesse falar de “infâncias”, que, sem perderem o seu pendor de abertura ao mundo e ao seu questionamento, ganham diferentes determinações de acordo com os cenários existenciais em que se situam.
A filosofia se encontra com as crianças no processo de ensino-aprendizagem, quando o educador se investe da tarefa de provocar as crianças ao pensar, preservando nelas uma certa predisposição crítica condizente com o processo do filosofar. Assim, mostra-se a necessidade de levar a Filosofia mesma a refletir sobre as condições de possibilidade apropriadas ao seu ensino.
Embora o ensino da filosofia às crianças privilegie a educação formal, reflete-se aqui também sobre a relação dos infantes com os adultos, em uma perspectiva mais ampla, como ocorre na dinâmica de transmissão do habitus dos adultos às crianças. De certo modo, o processo de socialização pelo habitus acaba neutralizando o fervor de questionamento infantil em nome da padronização dos sentidos do mundo.
Por vezes, considera-se a criança desprovida de uma cultura própria, negando-se a ela autonomia e a possibilidade de protagonismo como sujeito epistemológico e ético-político. Essa visão de assujeitamento da criança pode ser flagrada na concepção comum da criança como tábula-rasa.
Contrapondo-se a essa tendência de definir a criança pelo seu assujeitamento, tem-se reconhecido nela um sujeito de direitos, capaz de assumir certa autonomia e modo de ser próprio.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1508-5
DOI: 10.24824/978854441508.5
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E FILOSOFIA

WALDIR FERREIRA DE ABREU
Pós-Doutor em Ciências da Educação-Espanha, Doutor em Ciências Humanas e Educação pela PUC-Rio e Mestre em Educação e Políticas Públicas pela UFPA. É Professor adjunto IV da Universidade Federal do Pará, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia - GEPEIF/UFPA/CNPq. Atua como docente no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará ( UFPA).

DAMIÃO BEZERRA OLIVEIRA
Professor adjunto de Filosofia da Educação na Universidade Federal do Pará (UFPA). Bacharel e Licenciado Pleno em Filosofia. Especialista, Mestre e Doutor em Educação. É o líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Noesis - Filosofia da Educação, Epistemologia e Formação. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

JOÃO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Possui graduação em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (1992). Especialista em História da Educação na Amazônia. Doutor em filosofia pela Universidade do Porto – Portugal, Professor Adjunto II da UFPA. É docente permanente Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) do Campus Universitário de Castanhal / UFPA.