Autores: Geraldo Balduino Horn, Luciana da Silva Teixeira
Este livro visa apresentar fundamentos didático-metodológicos para o ensino de Filosofia na Educação Básica, especialmente no Ensino Médio. A partir de reflexões filosóficas de autores clássicos da filosofia moderna e contemporânea como Rousseau, Kant, Hegel, Adorno e Agnes Heller, procura-se evidenciar perspectivas e pressupostos teórico-metodológicos que possam auxiliar os/as professores/as de Filosofia na compreensão da especificidade de seu trabalho em sala de aula. A autonomia para a emancipação do homem é problematizada à luz do pensamento de Rousseau; a tarefa de ensinar Filosofia e a filosofar é apresentada na ótica kantiana; o trabalho com os conteúdos filosóficos de acordo com o pensamento helgeliano; o método e os pressupostos da recepção filosófica são analisados e discutidos a partir da visão helleriana; a atualidade da Filosofia e o método como problema filosófico são fundamentados na perspectiva teórica de Adorno e Horkheimer. O Método do Ensino de Filosofia é apresentado na perspectiva da própria Filosofia. Pensar filosoficamente o ensino de Filosofia implica tomar ao mesmo tempo tanto a Filosofia quanto seu ensino como problemas propriamente filosóficos.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1471-2
DOI: 10.24824/978854441471.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
LUCIANA DA SILVA TEIXEIRA
Possui Graduação – Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Educação – Área Temática: Cultura, Escola e Ensino pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é pesquisadora – NESEF/UFPR da Universidade Federal do Paraná (Métodos e Metodologias para o Ensino de Filosofia), professora do quadro próprio do magistério – Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Professora assistente do Centro Universitário Franciscano do Paraná (FAE/Curitiba). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Filosofia, Educação, Ética, Ensino de Filosofia, Metodologia do Ensino da Filosofia, Estágio Supervisionado em Docência I e II, Filosofia Moderna I, Produção de Textos Filosóficos, Projeto Integrador: produção de material didático, Filosofia da Educação. Participante do Grupo de Pesquisa: Filosofia, Formação Humana e Ambiente Virtual (responsável Vera Fátima Dullius – FAE Centro Universitário). Orientadora do BOLO (Boletim de Leitura Orientada) – Projeto Ler e Pensar, – Curso de Filosofia/FAE (Artigos e Sugestões de Atividades – Ensino Fundamental e Médio).
GERALDO BALDUINO HORN
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1995) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP-2002). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2015-2016) com ênfase na Educação Filosófica. Realizou pesquisas sobre os livros didáticos de Filosofia na Biblioteca do Georg Eckert Institut, de Braunschweig – Alemanha (2016). Coordenador do NESEF – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia, desde 1998. Possui experiência na área de Ciências Humanas como professor de História e Filosofia do Ensino Fundamental e Médio (1986-1995). Líder do Grupo de Pesquisa sobre o Ensino de Filosofia/Educação Filosófica certificado pela UFPR e credenciado no CNPq (desde outubro de 2009). É professor de Metodologia e Prática de Ensino no curso de Filosofia da UFPR e professor da linha de Cultura, Escola e Ensino, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR.