Capa do livro: A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO:<br> caminhos, aproximações, projetos e estudos

A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO:
caminhos, aproximações, projetos e estudos

Autores: Wellington Ferreira de Jesus (Org.).

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Sinopse

A tarefa de possibilitar de consolidar as interfaces e conexões entre a universidade e a educação básica tem de ser objeto constante e exercício dos pesquisadores em Educação. Essa tarefa se apresenta tanto no desenvolvimento de estudos, pesquisas, projetos quanto na produção de periódicos e livros que sejam divulgados com o contato entre pesquisadores, professores, gestores, profissionais da educação, alunos e a comunidade escolar em geral. A universidade é constituída a partir de um alicerce composto pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão. Esse conjunto, no campo da Educação, objetiva compreender, analisar e contribuir na geração de políticas públicas que elevem a qualidade da educação tanto no nível básico como superior. Portanto, deve-se pensar a educação básica a partir de suas realidades, de suas necessidades e de sua condição objetiva. O esforço dos pesquisadores em Educação é o de contribuir na construção de uma qualidade socialmente referenciada. A presente obra objetiva apresentar estudos, pesquisas, trabalhos e projetos realizados por alunos de graduação, do mestrado, do doutorado, de professores do ensino superior que estudam a educação básica. Temas como qualidade, gestão democrática, avaliação, educação integral, cidadania, financiamento, formação inicial e continuada, realidade social, fracasso e sucesso escolar, além de inserir estudos sobre jovens em situação de risco social são apresentados e discutidos nesta obra. Sua concepção originou-se de uma perspectiva de construir uma práxis pedagógica em que contribuam no sentido da superação os muros e entraves que distanciam a universalidade e educação básica, em especial neste momento em que as políticas neoliberais novamente avançam sobre a sociedade brasileira.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1547-4
DOI: 10.24824/978854441547.4
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 502
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO:<br> caminhos, aproximações, projetos e estudos

Autores

ADRIANA MATOS RODRIGUES PEREIRA
Graduada em pedagogia, mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Atuou como Psicopedagoga e Orientadora Educacional do Ensino Fundamental e Médio. Atualmente Leciona na Graduação do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Brasília. Participa de pesquisas em Educação, com ênfase em: Violência, juventude e as mídias digitais e Formação de professores.

ALENKA MARÍA GRACIELA DÍAZ BERMÚDEZ
Possui graduação na área de Comunicação e Pós Graduação em Educação do Ensino Superior. Orientadora pedagógica e tutora em projetos de Educação a Distância em larga escala. Experiência na área de docência, extensão universitária, gestão cultural, gestão educacional com ênfase em EaD, assessoria pedagógica, elaboração de conteúdos para cursos de capacitação docente online, criação de instrumentos de acompanhamento para o trabalho de tutoria e coordenação de cursos a distância, tradução, assessorado em projetos pedagógicos. Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB.

AMANDA PERES DE MELO
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Brasília (2016). Durante a graduação participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e atuou no Centro de Ensino 104 do Recanto das Emas. Integrou a equipe de mediadores da Sala de Ciências de Taguatinga Sul-DF, desenvolvendo várias atividades relacionadas com o ensino e popularização de ciências. Atualmente trabalha na secretária de estado de educação do Distrito Federal.

ANA BEATRIZ CUNHA MAIA DE OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia pela Faculdade CECAP, especialização em Pedagogia Hospitalar. Analista Pedagógica do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Católica de Brasília (UCB) e aluna especial do Programa
Stricto Sensu em Educação (UCB).

ANA CLÁUDIA SILVÉRIO DE SOUZA
Graduanda em Química Licenciatura pela Universidade Católica de Brasília, atualmente trabalha como estagiária na Sala de Ciências do Sesc/DF. Tem experiência em Química com ênfase no ensino, conhecimento na área de divulgação científica e ensino de Química.

BRUNNA CHRISTYNNA SANTANA CLEMENTE
Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado) pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Experiência nas áreas de Limnologia, em estudos de taxonomia e ecologia de Rotíferos. Também possui conhecimentos nas áreas de Divulgação Científica, Ensino de Ciências e Elaboração de materiais de apoio didático-pedagógico.

CAMILLE ANJOS DE OLIVEIRA SANTOS
Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB) (2016). Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (2011). Tem experiência na área de Educação e pesquisa sobre o lúdico e a formação de professores. Atualmente trabalha como Analista de Planejamento Educacional na Universidade Católica de Brasília colaborando com a direção do Curso de Pedagogia. Sua principal atuação é na Brinquedoteca Pedagógica do curso, realizou sua implementação em setembro de 2012 e a coordena deste então.

CANDIDO ALBERTO GOMES
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em educação (Ph.D.) pela University of California, Los Angeles (1983). É professor de educação superior e pesquisador na área de educação, com foco especialmente em políticas e gestão da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, sociologia da educação, democratização da educação, ensino médio, educação profissional e financiamento e custos da educação. Como resultado das suas pesquisas, incluindo dissertações e teses orientadas, tem cerca de 300 publicações acadêmicas, incluindo livros, capítulos de livros, artigos, em diversos idiomas, e outros. isto não seria possível sem a estreita colaboração dos seus alunos, orientandos, ex orientandos e colegas. Foi assessor concursado do Senado Federal, da Assembleia Constituinte e da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, onde desenvolveu um trabalho de construção de pontes entre a pesquisa e as políticas educacionais. Presidiu a Sociedade Brasileira de Educação Comparada e foi membro e presidente do Comitê de Pesquisa do Conselho Mundial das Sociedades de Educação Comparada. Tem sido consultor de diversas organizações nacionais e internacionais, entre elas a UNESCO, pela qual tem diversas obras publicadas.

CARLA CRISTIE DE FRANÇA SILVA
Pedagoga, Especialista em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação – MBA, Mestre e Doutoranda em Psicologia. Docente e Coordenadora dos Cursos de Pedagogia Modalidades Presencial e EaD e do Programa de Formação de Professores – PROFORM da Universidade Católica de Brasília (UCB).

CAROLINA COSTA BORGES MARQUES
Possui graduação em Letras – Inglês pelo Centro Universitário de Brasília (2004). Atualmente é Analista em Ciência e Tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras/Inglês. Atuou como docente no Ensino Fundamental e Médio. Cursando Mestrado em Educação na Universidade Católica de Brasília (2016).

CÉLIO DA CUNHA
Bacharel e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1968), mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1980) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Atualmente é Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica de Brasília – área de concentração: políticas públicas de educação e história das ideias pedagógicas. Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (aposentado) membro do Comitê Científico da Revista Brasileira de Pós-graduação (RBPG) da Capes e do Conselho Editorial das revistas Linhas Críticas (UnB), Ensaio (Fundação Cesgranrio), Política e Administração da Educação (Anpae) e Integração e Conhecimento do NEIES-Mercosul. Atuou como coordenador editorial e assessor especial da Unesco no Brasil na área de educação por vários anos. Tem livros e artigos publicados e experiência em políticas públicas de educação. Foi analista de ciência e tecnologia e Superintendente da área de Ciências Humanas e Sociais do CNPq e Diretor e Secretário Adjunto de Política Educacional do MEC. No início da carreira, dirigiu o Departamento de Ensino e Pesquisa da UFMT.

CHRISTINA PEREIRA DA SILVA
Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2007), Graduada em Letras pelo Centro Unificado de Brasília-UNICEUB (1994) e Especialista em Metodologia de Ensino Superior (2000). É professora, no ensino médio e superior, de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação no Colégio Militar de Brasília. Atua principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, Análise de texto; Redação; Comunicação Empresarial e Oratória. Tem especial interesse por: socioeducação; psicodinâmica do trabalho, formação de professores, inclusão educacional; processos criativos e altas habilidades / superdotação no contexto educacional.

DAVINA MARIA DA SILVA MAIA
Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília, Especialista em Gestão e Treinamento de Recursos Humanos pela FGV e UNICEUB e Especialista em Psicopedagogia pela Fortium. Atua há mais de 20 anos como Docente universitária, Consultora Organizacional, Instrutora e Facilitadora de aprendizagem em programas de capacitação e desenvolvimento de organizações públicas e privadas, inclusive em Escolas de Governo.

DEYLANE CORRÊA PANTOJA BAÍA
Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, área de concentração em Antropologia, da Universidade Federal do Pará (PPGCS/UFPA) (2013), Especialista em Educação para Relações Étnicorraciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) (2012) e graduada em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) com ênfase em Antropologia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA – 2011). Atua como técnica efetiva em Gestão do Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação em Ciências Sociais na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) e como professora efetiva de Ciências Sociais na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Belém (SEMEC).

DIOGO BACELLAR SOUSA
Título de Licenciado em Química pela Universidade Católica de Brasília (2009). Especialista em Educação Ambiental pelo SENAC (2010). Obteve o título de Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (2013). Os trabalhos desenvolvidos durante os cursos de formação docente consistem no desenvolvimento de materiais didáticos que envolvem o Ensino de Ciências. Atualmente é Supervisor de Ciências (Aspectos pedagógicos e químicos) da Sala de Ciências (Centro de Ciência) do Sesc/DF, atuando na orientação de alunos de cursos de licenciatura nas áreas de Pedagogia, Química e Biologia, e desenvolve projetos voltados para o Ensino de Ciências e Popularização da Ciência. Tem experiência na área de Ensino em Química, com ênfase na produção de material didático sob orientação CTS; Ensino de Ciências para áreas de Pedagogia, Biologia, Física e Química.

ELISANDRA MONTEIRO
Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2012, fez parte do Programa Conexões de Saberes e Centro Acadêmico de Pedagogia – CAPE/UFPA. Atualmente e professora da Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará – SEDUC, cursa especialização em educação inclusiva. Tem experiência em ações afirmativas e educação básica inclusiva.

ERIANE DE ARAÚJO DANTAS
Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB) em 2009, atuou como professora dos anos iniciais e da educação infantil na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF). Atualmente é especialista em financiamento e execução de programas e projetos educacionais no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), na linha de pesquisa Política, Gestão e Economia da Educação.

FERNANDA MARSÁRO DOS SANTOS
Pós-Doutoranda em Educação. Doutorado na mesma área: Política e Administração da Educação pela Universidade Católica de Brasília. Mestre em Educação. Especialista em Docência do Ensino Superior, Educação a Distância, Administração Escolar, Orientação Educacional e Gestão Educacional. Graduada em Letras Português/Inglês e Pedagogia. Coordenadora de Políticas Educacionais para Juventude e Adultos na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

GRAZIELLE PEREIRA DA SILVA
Mestranda em Educação (UCB). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é técnico-administrativo em educação do Instituto Federal de Brasília, ocupando o cargo de Bibliotecário-documentalista. Tem experiência na área Biblioteconomia e documentação. Interesse nas áreas de Biblioteconomia, Documentação e Educação. Na área de educação, interessa-se pela aplicação das novas tecnologias da informação e comunicação como instrumentos que apoiem o processo ensino-aprendizagem.

JESUS DE NAZARÉ DE LIMA DA COSTA
Graduação Filosofia. Mestrando em Gestão e Currículo da Escola Básica (2016). Especialista em Filosofia da Educação (UFPA/2015). Especial em Questões Étnico-raciais para o ensino fundamental (UFPA/2016) e Especialista em Educação Especial e Inclusiva (Esamaz/2016).

JOÃO BATISTA RODRIGUES DOS SANTOS
Mestrando em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Docência Superior, Gestão e Supervisão Escolar pelo Instituto de Ensino Superior de São Paulo (FAS) e em Filosofia pela Faculdade de Jacarepaguá- RJ. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Bolsista do CNPq/CAPES.

JOSÉ IVALDO ARAÚJO DE LUCENA
Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília, Professor do Curso de Pedagogia da UCB, Pedagogo com Habilitação em Gestão Educação, Especialista em Direitos Humanos e Ensino Religioso. Secretário Executivo da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da UCB.

JULIANA LACERDA MACHADO
Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília com experiência docente na Educação Básica e Educação Superior. Tem interesse pelas temáticas relativas à formação docente, profissionalização docente, representações sociais e financiamento da educação básica. Além de professora na Educação Básica e Superior é também revisora e assessora pedagógica.

KELLY CRISTINA VAZ DE CARVALHO MARQUES
Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Piauiense (FAP). Professora da Faculdade Internacional do Delta (FID). Atua na área de formação e prática pedagógica dos professores da Educação Básica.

LAURIMAR DE OLIVEIRA MACHADO
Psicóloga graduada pela Universidade Católica de Brasília (UCB), 2016. Participou do projeto de pesquisa de Jovens nem-nem do DF. Atualmente se especializando em Psicologia Organizacional pelo Instituto Kalytek e em Neuropsicologia pelo Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro). Possui experiência em: Recrutamento e Seleção; Jovens em situação de abuso sexual e exploração sexual; Jovens no Sistema Socieducativo; Mulheres em situação de violência doméstica; Saúde mental; Dor e Dor crônica.

LEANDRO CARVALHO DE OLIVA
Graduando em Química pela Universidade Católica de Brasília, atualmente estagiário em um Centro de Ciências no Sesc/DF, chamado de Sala de Ciências. Desenvolve trabalhos na área de divulgação cientifica e Ensino de Química.

LUIZ AUGUSTO DAMASCENO BRASIL
Graduado em Direito Civil pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UniDF (1987); graduado em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília – UCB (1992); pós-graduado lato sensu em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília – UCB (1994), pós-graduado stricto sensu Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2002). É Servidor Público Federal da carreira de Ciência e Tecnologia, Tecnologista Sênior da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – Fundacentro-MTE. Coordena os Projetos de Educação em Segurança e Saúde no Trabalho no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Representa a Fundacentro-MTE junto ao Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional (FNAP). Possui experiência e atua principalmente nos seguintes temas: Educação do Trabalhador, Políticas Públicas de Qualificação Profissional, Direito Privado, Andragogia, Higiene Ocupacional, Ergonomia e Gestão de Programas de Segurança e Saúde no Trabalho. Em 2010 foi agraciado com a Comenda de Honra ao Mérito da Segurança e Saúde no Trabalho, concedida pela Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho. Em 2014 foi agraciado com a Comenda do Mérito Dom Pedro I, concedida pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura.

LUIZ SÍVERES
Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Especialista em Aprendizagem cooperativa e tecnologias educacionais pela Universidade Católica de Brasília, Especialista em Psicoterapia Junguiana pela Faculdade de Saúde de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília, Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília e Pós-Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autor dos livros: Encontros e diálogos: pedagogia da presença, proximidade e partida (2015); Universidade – Torre ou Sino? (2006); A dimensão humana do processo educacional (2001); Organizador dos livros: Diálogo – Um princípio pedagógico (2016); A extensão universitária como princípio de aprendizagem (2013); Processos de aprendizagem na extensão universitária (2012); Avaliação na educação superior – distintos olhares (2007). Coorganizador dos livros: A formação psicossocial do professor – As representações sociais no contexto educacional (2015); Há esperança, outro mundo é possível (2011); Transcendendo fronteiras (2011); Ensaios sobre a justiça social (2009). Foi Pró-Reitor de Extensão, de Pesquisa e Pós-Graduação e atualmente é Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq: Comunidade Escolar-Encontros e Diálogos Educativos. Este grupo está vinculado à Linha de Pesquisa: Dinâmica Curricular. Ensino e aprendizagem, por meio dos projetos de pesquisa: Pedagogia da presença, proximidade e partida; Avaliação participativa na comunidade escolar: entre a regulação e a emancipação.

MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA BATISTA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1996), Especialização em Administração Escolar pela Universidade Castelo Branco – RJ (1996), Mestrado em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília (2005). Atualmente é professora do Curso de Pedagogia da Universidade Católica de Brasília e Assessora do Conselho de Educação do Distrito Federal/Secretaria de Educação do Distrito Federal.

MARIA DE LOURDES DE ALMEIDA SILVA
Mestre pela Universidade Católica de Brasília – UCB; professora na área das licenciaturas, coordenadora do Subprojeto do Pibid (Pedagogia); coordenadora do Projeto Alfabetização Cidadã, na mesma universidade. Participação em grupos de pesquisa: 1– Os Jovens nem-nem no Distrito Federal: quem são? Quais as suas percepções de sociedade e expectativas de futuro? 2 – Internacionalização da Educação Superior.

MARIA JOSÉ AVIZ DO ROSÁRIO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e, realiza Pós-Doutorado, na Universidade Católica de Brasilia (2017). É professora do Instituto de Ciências da Educação? UFPA, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação em Licenciaturas em Pedagogia, Letras, Ciências Sociais, Física e no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica – PPEB (mestrado). É colaboradora da Universidade Estadual de Campinas, coordenando o grupo de estudos e pesquisa HISTEDBR-PA e, é membro da Sociedade Brasileira de História da Educação? SBHE, é representante da UFPA no Fórum Municipal de Educação de Ananindeua-PA e Coordenadora do Programa de Conexões de Saberes-UFPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história e memória da educação, historiografia da educação brasileira, organização e democratização da educação básica, política e legislação da educação básica e ações afirmativas.

MARLI ALVES FLORES MELO
Doutorado em Educação, na linha de concentração Política e Administração Educacional, eixo de pesquisa Política, Gestão e Economia da Educação e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Pós-Graduação em Matemática Superior na Faculdade Católica de Brasília. Pós-Graduação em Metodologia da Matemática e Licenciatura Plena em Ciências – Matemática no Centro Universitário de Brasília. Experiências: docente de matemática nos Ensinos Fundamental, Médio e Superior na Graduação e Pós-Graduação nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática; consultora no Ministério da Educação no desenvolvimento de projetos nas esferas federal e estadual pela UNESCO/ PNUD na Secretaria de Educação Especial – Núcleo de Atendimento das Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) e na Secretaria de Educação Profissional, e Tecnológica (SETEC)- Diretoria de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica com atuação pedagógica na Coordenação Geral de Projetos de Fortalecimento e Acompanhamento aos Sistemas Públicos do Ensino Profissional.

MARLI DIAS RIBEIRO
Possui graduação em Matemática e Química pela Universidade Estadual de Goiás UEG, Especialista em Gestão Educacional pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou como Professora, Coordenadora Pedagógica, Supervisora, Diretora Escolar, Gerente de Documentação e Logística e Formadora na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação pela Secretaria de Educação do DF. Atualmente cursa o Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB (2016-2018). Áreas de pesquisa: educação básica, gestão educacional, eleição de diretores, formação de professores, processos participativos e educação.

NATÁLIA DE VASCONCELOS CORDEIRO T. RIBEIRO
Graduada em Pedagogia, especialista em ensino a distância e aluna do Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Atualmente é pedagoga da Força Aérea Brasileira e exerce a função de assessora Pedagógica da Diretoria Técnica de Ensino e Pesquisa do Hospital das Forças Armadas (HFA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em coordenação e administração pedagógica.

NOELITON TEIXEIRA DE ARAÚJO JÚNIOR
Graduando em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Atua no ensino de ciências e divulgação científica, possui experiência na área de educação com ensino de ciência em espaços não formais de aprendizagem.

NORIVAN LUSTOSA LISBOA DUTRA
Doutoranda em Educação (FE/UnB), Mestra em Educação (UFG, 2014). Especialista em Docência do Ensino Superior (2009), Pedagoga (2011) e Administradora (2012).  É Professora do Instituto Federal de Brasília e integra o grupo de estudos e pesquisa “Financiamento da Educação Básica no Brasil: desafios e possibilidades no século XXI” (UCB/DF).

RANILCE MASCARENHAS GUIMARÃES-IOSIF
Dois Pós-doutorados em Educação junto ao Departamento de Estudos de Política Educacional da University of Alberta, Canadá e doutorado em Política Social pela Universidade de Brasília. Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília e mestre em Educação pela mesma instituição, onde atua como docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. Orientadora Educacional da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Adjunct assistent professor da Faculdade de Educação da University of Alberta e pesquisadora associada do grupo de Pesquisa em Educação e Cidadania Global.

RAQUEL MARIA VIEIRA DO ROSÁRIO
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília- UnB (2008). Atualmente cursa como aluna regular o Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB (2016-2018). Áreas de pesquisa: gestão educacional, política educacional, financiamento em educação básica, educação comparada.

REMI CASTIONI
Doutor em educação (Unicamp, 2002). Bacharel em ciências econômicas (Universidade de Caxias do Sul, 1991). Coordenador da linha de pesquisa em Políticas Públicas e Gestão de Educação (FE-UnB). Tem experiência na área de gestão de políticas federativas e atua principalmente nos temas qualificação profissional, políticas de educação, desenvolvimento regional e ensino médio. Professor-pesquisador da FE/UnB.

RENATO DE OLIVEIRA BRITO
Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é Pesquisador do Grupo de Pesquisa “Políticas Federais de Educação” UCB/CNPq. Desde 2014 é Professor Visitante da Universidade de Toledo – USA. Pesquisador Visitante da University of Cape Town (África do Sul -2005). Ocupou cargos de Direção e Assessoramento Especial no Governo Brasileiro entre os anos de 2011 e 2016 (Atualmente Licenciado). Atuou na Assistência em Projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD/ONU e foi Consultor/Avaliador em Programas do Ministério da Educação (MEC). Autor do Livro: “Gestão e comunidade escolar: ferramentas para a construção de uma escola diferente do comum” (Liberlivro/Unesco, 2013)

ROBSON JOSÉ RIBEIRO DOS SANTOS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2007). Atua na área de educação desde 2007. Já trabalhou como professor de séries iniciais e também de cursinhos preparatório para concursos públicos, ministrando aulas de conhecimentos pedagógicos. Além disso, atuou como coordenador pedagógico por 3 anos na escola em que hoje ocupa o cargo de vice-diretor eleito pela comunidade escolar conforme a Lei 4.751/12, que dispõe sobre a gestão democrática das escolas públicas do DF. Em 2014 foi selecionado para cursar o mestrado em educação pela Universidade Católica de Brasília, a partir do segundo semestre de 2015.

ROSÂNGELA RODRIGUES TRINDADE
Possui graduação em História pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB (1995). É professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, atuando no Ensino médio desde 1997. É Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2015) com trabalho acadêmico desenvolvido na área de financiamento da educação básica.

RUFFO ALVES MARTINS
Graduando em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB), pesquisador do Projeto interinstitucional sobre os jovens nem-nem do Distrito Federal.

SANDRA LARA DA SILVA
Possui graduação em Letras-Português pela Universidade Norte do Paraná (2010). Atualmente é professora – Secretaria de Educação Do Distrito Federal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Formação docente. Mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2017).

SANDRA LOPES PEREIRA
Graduanda em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB), pesquisador do Projeto interinstitucional sobre os jovens nem-nem do Distrito Federal.

SIDELMAR ALVES DA SILVA KUNZ
Doutorando em educação (FE/UnB), sob a orientação do Prof. Dr. Remi Castioni, vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão de Educação. Mestre em geografia (UnB, 2014). Especialista em ontologia e epistemologia (Unyleya, 2016) e em supervisão escolar (Prominas, 2009). Geógrafo (UEG). Professor desde 2002 e Pesquisador do Inep desde 2009.

SILAS DE JESUS
Graduando em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Participação no Grupo de Pesquisa: Os Jovens nem-nem no Distrito Federal: quem são? Quais as suas percepções de sociedade e expectativas de futuro?

SIMIONE DE FÁTIMA CESAR DA SILVA
 Mestre em Saúde Pública, com ênfase em Desenvolvimento e Políticas Públicas, pela FIOCRUZ/IPEA, Especialização em Saúde Pública, com ênfase em Saúde da Família pela UFAC/AC, Graduação em Enfermagem pela UPF/RS. Atua como Docente na área de Educação Profissional na Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal e na Graduação de
Enfermagem na UDF.

THAIS PIMENTA PIMENTEL
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2012). Especialista em Relações Étnico/Raciais para o Ensino Fundamental (UFPA) (2016) e Especialista em Escola que Protege (UFPA) (2015). Atualmente é Professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Salvaterra/ Marajó lotada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Zacarias Castro de Araújo. Tem experiência acadêmica, pesquisa e discussões sobre as temáticas Juventude e Educação; Ações Afirmativas; Políticas Públicas e Violência (Conexões de Saberes), experiências profissionais em formação de jovens sobre temas transversais (Mais Educação) e Tutoria-AVA (Curso de Prevenção do Uso de Drogas Para Educadores de Escolas Públicas – Plataforma Moodle).

THUANY FERREIRA DE SOUZA
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Brasília entre os anos de 2013-2016. Estagiou durante um ano nas escolas do grupo Alub, atuando como monitora e professora auxiliar. Também estagiou durante um ano no SESC de Taguatinga Sul na Sala de Ciências e participou de eventos científicos como expositora juntamente com a equipe da Sala. Seu trabalho de conclusão de curso foi sobre a formação de professores, tema a respeito do qual pretende continuar pesquisando.

VANILDES GONÇALVES DOS SANTOS
Mestre em Ciências Sociais. Professora na Universidade Católica de Brasília (UCB), ministrando disciplinas do Núcleo de Formação Geral. Graduada em História. Especialista em Juventude Contemporânea e Assistente da Secretaria Executiva da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da UCB.

WELLINGTON FERREIRA DE JESUS
Pós-doutorando em Educação, Saúde e Trabalho pela UFG; Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011); mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2007); graduação em História – FFLCH da USP (1985), Licenciado em História pela FE da USP (1985) professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e na Graduação da Universidade Católica de Brasília (UCB), professor de História na educação básica na Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDF). Tem experiência na área de História, com ênfase na história das políticas do financiamento a educação no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: financiamento da educação, educação básica, fundos constitucionais para a educação (Fundef, Fundeb), direito a educação, controle social de recursos. Membro do Fórum Nacional de Educação; integra a Anpae (Associação Nacional de Política e Administração da Educação); Anped (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), a Fineduca (Associação de pesquisa em financiamento da educação) e a SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação). Possui artigos, capítulos e organizou três sobre políticas e educação no Brasil.