Capa do livro: EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER:<br> a utilização de métodos científicos para enfrentar desafios da atuação profissional

EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER:
a utilização de métodos científicos para enfrentar desafios da atuação profissional

Autores: Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva (Organizadora).

livro impresso
de R$ 38,90 por
livro digital
de R$ 38,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O campo de atuação profissional em Educação Física, Esporte e Lazer é bastante amplo e diversificado. Em qualquer local em que o profissional atue (escolas, empresas, academias, serviço público, gestão esportiva, programas de lazer, ensino superior, laboratórios de pesquisa, etc), sempre surgem problemas que pedem as melhores soluções. Os métodos e ferramentas disponibilizados pela ciência permitem encontrar estas soluções, mas nem sempre o profissional os conhece ou consegue se lembrar de como utiliza-los. Os conhecimentos científicos e as diferentes formas de pesquisar, registrar e analisar registros possibilitam tomar decisões acertadas na maior parte das vezes. Quando essas ações se tornam hábitos, a competência do profissional se amplia, ele se valoriza e pode ser mais valorizado pelo trabalho que realiza. Pensando nisso, cada capítulo deste livro trata de uma área na qual o profissional de Educação Física, Esporte ou Lazer atua. Os autores, todos profissionais experientes e pós-graduados (mestres ou doutores), se preocuparam em mostrar algumas situações práticas e sugestões de utilização de ferramentas científicas que podem ser utilizadas ou que podem inspirar o profissional a encontrar soluções para os desafios com os quais se depara em seu cotidiano no campo de trabalho. Houve a preocupação de utilizar uma linguagem que facilitasse a comunicação com o leitor e também em mostrar caminhos para que o leitor amplie seu conhecimento indo além do conteúdo do livro.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1532-0
DOI: 10.24824/978854441532.0
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER:<br> a utilização de métodos científicos para enfrentar desafios da atuação profissional

Autores

ANDRÉA DE OLIVEIRA BARRA
Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu – São Paulo/SP – Mestre em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde – Especialista em Educação e Interpretação Ambiental pela Universidade Federal de Lavras – Graduada em Licenciatura / Bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Atua como professora do Ensino Médio, Técnico e Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG).

AYLTON JOSÉ FIGUEIRA JUNIOR
Possui graduação em Educação Física. É Mestre pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutor pela mesma Universidade (2009) na área de Atividade Física e Adaptação. Atualmente é professor de curso da graduação em Educação Física e do Programa de Mestrado/Doutorado em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Docente de curso de graduação em Educação Física da FMU. Membro do American College of Sports Medicine e do International Physical Activity and Environmental Network. O enfoque das pesquisa é a adaptação metabólica, cardiovascular, endócrina e neuromuscular em pessoas com doenças metabólicas-cardiovasculares, saudáveis e atletas submetidas ao treinamento de força. Tem implementado a discussão sobre práticas de atividade física, aptidão física e adaptação humana, em adolescentes e adultos e a relação com o desenvolvimento de doenças crônicas não comunicáveis. Membro da Comissão de Especialistas do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e Consultor Ad-hoc da FAPESP.

BRUNA GABRIELA MARQUES
Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu-USJT, Mestre (2012) bacharel (2009) e licenciada pela mesma universidade (2011). Docente da Universidade São Judas Tadeu no curso de Educação Física. Faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior (GREPES), no qual discute questões relacionadas a Educação Física para idosos e a Promoção da Saúde, bem como os conceitos de empowerment e autonomia relacionada a prática de atividades físicas, desenvolvendo pesquisas referentes a área da Educação Física, Educação, Envelhecimento e Photovoice.

DANIEL TEIXEIRA MALDONADO
Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2008). Especialista em Educação Física Escolar (2010) e em Pedagogia dos Esportes (2012) pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Atuou como professor efetivo de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação (2010-13), na Secretaria Municipal de Educação (2010-15) e no Centro Paula Souza (2014-15) no Ensino Fundamental, Médio e Técnico em São Paulo. Atua como professor de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Ensino Médio e Ensino Superior.

DANILO SALES BOCALINI
Graduado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2002), Especialização em Fisiologia do Exercício pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da FM-USP (2012), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) e Pós-doutorado pelo departamento de Cardiologia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em fi siologia humana e do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física para grupos especiais, atividade física e doenças crônicas, envelhecimento, avaliações funcionais, atividade física aplicada à prática clínica e considerando diferentes abordagens de modalidades de atividade e treinamento físico. Na pesquisa básica, desenvolve projetos de pesquisa com modelos experimentais de insufi ciência cardíaca e hipertensão e na avaliação do desempenho ventricular e da contratilidade miocárdica de roedores submetidos a diferentes intervenções de organização de exercício físico. Professor da graduação e do programa de mestrado e doutorado em Educação Física, Esporte e Lazer: A utilização de métodos científicos para enfrentar desafios da atuação profissional. Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, São Paulo. Professor do curso de Educação Física da Universidade Nove de Julho, São Paulo.

ELIANE FLORÊNCIO GAMA
Orientadora nos dois programas de Mestrado (Educação Física e Ciências do Envelhecimento) e no programa de Doutorado ( Educação Física) da Universidade São Judas Tadeu. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984) , ESPECIALIZAÇÃO em Morfologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987) , DOUTORADO em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (1999), e PÓS-DOUTORADO na Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Titular Pleno da Universidade São Judas Tadeu, onde coordena o Laboratório de Percepção Corporal e Movimento e ministra aulas de Anatomia nos cursos de Educação Física, Nutrição, Ciências Biológicas, Fisioterapia e Farmácia. Avaliadora de Cursos e IES do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, (INEP). Atua nas áreas: 1. percepção corporal em diferentes condições sensoriomotoras e nos transtornos alimentares; 2. Morfologia (estrutural e ultraestrutural) e imunohistoquímica atuando nos seguintes temas: alterações decorrentes do envelhecimento e da prática de exercícios físicos em modelos experimentais.

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
Possui Licenciatura (1990) e Mestrado (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo e Doutorado (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como Professora nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Atuou, também, com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, o que motivou a escolha da principal linha de pesquisa a qual se dedica: Educação Física, Escola e Currículo. Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas sobre os saberes escolares a serem aprendidos nas aulas de Educação Física e, especialmente, sobre a construção de valores na escola. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Escola e Currículo – GEPEFEC.

FABIANO MARQUES CÂMARA
Bacharel (2003), Mestre (2005) e Doutor (2016) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior (GREPES), da Universidade São Judas Tadeu desde 2003. Professor adjunto na graduação e pós-graduação na DeVery Metrocamp. Coordena Equipe para elaboração de material educacional em âmbito empresarial, acadêmico e terceiro setor. Na área de Qualidade de Vida no Trabalho, seus estudos são focados em Bem-Estar no Trabalho, Saúde Mental e Gestão de Pessoas. Consultor na área de Responsabilidade Social, com foco em Esporte Educacional, Promoção da Saúde e Programas de Incentivo Fiscal (Federal e Estaduais). Como consultor atuou em projetos da Kroton, Hunter Douglas, Merial, ONU (PNUD), UNESCO, Fundação Vale, Elektro, Lar Fabiano de Cristo, Instituto Lina Galvani, GADECAMP. Vencedor do Prêmio Ser Humano Benedito Nunes (Gestão de Pessoas) – 2014 da Associação Brasileira de Recursos Humanos.

GRACIELE MASSOLI RODRIGUES
Licenciada em Educação Física e Especialista em Educação Física para Pessoas com Deficiência (Universidade Federal de Uberlândia – 1994) possui Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e (2002). Tem experiência na área de Educação Física e Dança nos contextos escolares e não escolares atuando principalmente nos seguintes temas: educação física adaptada, esporte adaptado, educação física inclusiva, envelhecimento e atividade física, grupos de convivência de idosos, deficiência e envelhecimento. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência na Universidade São Judas Tadeu. Atualmente é professora titular da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física e em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

GISELE MARIA DA SILVA
Psicóloga e Mestre em Educação Física (2014) pela Universidade São Judas Tadeu (2006); Aprimorada em Plantão Psicológico pela mesma instituição (2007); Especialista em Psicologia do Esporte pelo Instituto Sedes Sapientiae (2009). Educação Física, Esporte e Lazer: A utilização de métodos científicos para enfrentar desafios da atuação profissional. Atuação Profissional: Sociedade Esportiva Palmeiras : (2012 – atual) / Futebol de Campo: Categorias de Base; (Fev de 2009 à Fev 2012)/Futebol de Salão: Categorias de Base; Confederação Brasileira de Rúgbi; (2010 – atual) / Modalidades: Categorias de Base e Categoria Adulta Masculina – Rúgbi – modalidade Rúgbi Union.

LUÍS CARLOS DE OLIVEIRA
Graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de São Caetano do Sul (1989), Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2006). Aluno do doutorado no Programa de Pós graduação em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e membro do grupo de estudos Educação Física e Promoção da Saúde, vinculado ao referido programa. Instrutor de pesquisa do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, professor associado da Universidade São Judas Tadeu e Professor da Faculdade Drummond em São Paulo. É assessor técnico-científico – Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Coordenador do Programa Agita Sampa, programa de promoção de atividade física para a cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, ciências do esporte e promoção da atividade física.

MARCO AURÉLIO GONÇALVES NÓBREGA DOS SANTOS
Licenciado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Pós Graduação em Técnicas de Voleibol pela UNOPAR Londrina-PR (1996), Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu – USJT (2007) – São Paulo e Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu – USJT (2013). Professor efetivo da rede pública municipal de Chavantes (SP) desde 1993. Professor Titular efetivo da rede pública do Estado de São Paulo desde 2000. Trabalhou no SESI – Ourinhos (SP) Professor Técnico Esportivo Especializado (1996-2001). Secretário Municipal de Esporte e Lazer na Prefeitura Municipal de Chavantes (SP) nas gestões (1993/1996; 1997/2000; 2005, 2011 e 2012). Atualmente é Coordenador e Professor do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da Estácio – Unidade Ourinhos (SP).

ROBERTA LUKSEVICIUS RICA
Graduada (licenciatura plena) em educação física pela FEFISA. Especialista em fisiologia do treinamento resistido pela FMUSP. Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da USJT. Professora dos cursos de pós-graduação da Universidade Estácio de Sá e dos cursos de pós-graduação da UGF.

SHEILA APARECIDA PEREIRA DOS SANTOS SILVA
Graduada em Educação Física (1979) e em Pedagogia (1985) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação: Supervisão e Currículo (1991) e doutorado em Educação: Psicologia da Educação (1997) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular da Universidade São Judas Tadeu. Atua no programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física. Coordenou o ECOLE – Espaço de Conhecimento do Lazer e do Esporte na Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em aspectos pedagógicos e curriculares: educação física escolar, currículo, didática, formação profissional e motricidade humana. Coordenou Projeto de Cooperação Internacional SEME- UNESCO para aprimoramento do programa Clube Escola. Avaliou e propôs indicadores de monitoramento e avaliação do Programa Residência Docente da CAPES em cooperação com a UNESCO. Assessorou o Ministério do Esporte durante a realização dos Jogos Olímpicos Rio2016.

WALTER KRAUSE NETO

Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU, 2005), especialização em Fisiologia do Exercício (2008) e Bases Fisiológicas e Metodológicas aplicadas ao Treinamento Desportivo (2009) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM) e Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT, 2012). Bolsista CAPES, membro do Laboratório de Estudos Morfoquantitativos e Imunohistoquímica (USJT). Professor convidado de Pós-graduação Lato-sensu da Universidade Estácio de Sá, e Personal Trainer. Fonte: SESI/SP – Centro de Lazer e Esporte.