Autores: Julio Macário de Medeiros - Maria Isabel Pedrosa
Qual a primeira coisa que seu bebê lhe disse? Que se faça essa pergunta a uma mãe, ou a um pai e as respostas serão quase sempre uma palavra dita após seu primeiro ano. Nessa época, contudo, esses pais já devem ter tido longas conversas com seus infantes, que já são capazes de comunicar com eficácia o que querem e sentem, além de conseguirem antecipar certas respostas do outro. Pesquisas apontam que crianças ouvintes percorrem um caminho até começarem a falar, uma etapa de preparação para a aquisição de uma língua. Esse processo ocorre no terreno da interação social e é mediado inicialmente pela expressão de emoções. Mas o que acontece se o bebê não ouve? Este livro é baseado num estudo feito com crianças surdas em fase de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – e trata da comunicação entre elas nessa etapa pré-idioma. Cenas de interação ilustram as semelhanças entre essas crianças e as ouvintes quanto ao desenvolvimento da comunicação. Mesmo que haja diferença de estilo de abordagem do outro, crianças surdas e ouvintes compartilham uma linguagem comum, fundamentada em expressões emocionais que, interpretadas, são os recursos comunicativos mais básicos de que o humano dispõe. Os estudos feitos a partir da observação direta de crianças surdas brincando entre si são raros, o que se sabe a respeito do seu processo de construção de significados/comunicação tendo resultado principalmente da observação da interação destas com adultos. O estudo no qual este livro se baseia examinou a interação criança-criança, onde o compartilhamento/negociação de sentidos é mais fluido que com os adultos. O objetivo deste livro é o de por em perspectiva a capacidade humana de se comunicar desde muito cedo e mesmo antes de dominar uma língua. Esta obra se destina a todo aquele que se interessa pelos primórdios da comunicação no humano.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1629-7
DOI: 10.24824/978854441629.7
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 98
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
JULIO MACÁRIO DE MEDEIROS
É psicólogo e mestre em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde, desde cedo na sua formação, a questão sobre o valor adaptativo das emoções o conduziu aos estudos sobre o desenvolvimento sócio-afetivo infantil. Tem experiência em atendimento psicológico a adultos e a crianças, inclusive crianças portadoras de necessidades especiais (surdez e ELA). Atualmente no doutorado em psicoeducação, na Université de Montréal (Canadá), estuda a relação pai-criança com o intuito de identificar e prevenir problemas no desenvolvimento sócio-afetivo infantil.
MARIA ISABEL PEDROSA
É professora titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco e coordenadora do Laboratório de Interação Social Humana (LabInt). Suas pesquisas estão voltadas para a ontogênese infantil, com foco na compreensão social de crianças pequenas quando em convívio com pares de idade. Utiliza-se de observações videogravadas e de minucioso procedimento de análise para compreender processos desenvolvimentais.