Autores: Cristina Haguenauer - Gerson Gomes Cunha - Francisco Cordeiro Filho (org.)
A demanda crescente de educação e formação de jovens e adultos capazes de atender às características de cada área de conhecimento, num universo de mudanças constantes, incentivou o aprofundamento de pesquisas em torno do uso de novas tecnologias e de metodologias mais adequadas ao contexto atual. Ao mesmo tempo, os altos índices de evasão e insucesso dos alunos nos diversos cursos de formação profissional, apontaram para a urgência na busca por novas propostas de ensino.
Uma conceituação contemporânea de Museu relaciona sua importância a dois motivos significativos: a necessidade de preservação das produções da natureza e da genialidade humana e a importância da existência de um espaço cultural aberto para a visitação do público.
Mais recentemente relaciona-se a importância do Museu com o potencial de pesquisa e a existência de um local onde se organizam exposições, de forma a disseminar e popularizar a cultura e o conhecimento.
A aprendizagem em museus com uso de tecnologias digitais e Realidade Virtual foi foco de estudos exploratórios envolvendo a utilização de Motores de Games, Animação, Realidade Virtual, Multimídia e Tecnologias da Informação.
A importância deste trabalho concentra-se na disposição de professores, alunos e profissionais de diferentes áreas de conhecimento, em participar de projetos que avaliaram a possibilidade do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, aliadas aos recursos da Realidade Virtual em contextos educativos.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-115-6
DOI: 10.24824/978858042115.6
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Cristina Jasbinschek Haguenauer
Graduada
Gerson Gomes Cunha
Doutor (2004) e Mestre (1991)
Francisco Cordeiro Filho
Doutor (1992) e Mestre (1983) em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Licenciado em Física pela UFRJ (1967). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o grupo de Educação Ambiental e Ensino de Ciências (GEA/UFRJ); é vice coordenador do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ). Desenvolve pesquisas sobre Formação de Professores, Teorias e Práticas Pedagógicas e Teorias e Métodos de Ensino de Ciências e Educação Ambiental.
Álvaro José Rodrigues de Lima
Cum Laude
Augusto de Freitas Lohmann
Formado
Elomar Castilho Barilli
Doutora
Janine Schirmer
Doutora
Leonardo de Santa Marinha Pastorino de Almeida
Possui graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Atualmente faz parte da equipe de pesquisadores do Projeto Museu Virtual, que está sendo desenvolvido pelo Grupo de Realidade Virtual Aplicada do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE/COPPE/UFRJ) em Parceria com o Laboratório de Pesquisas em Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ. Tem experiência na área de Processamento de Dados, com ênfase
Luiz Landau
Doutor
Marcos Coutinho Monnerat Araujo
Mestrando
Valéria da Silva Fonseca
Doutora
Vânia Marins Nobre
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1982), Mestre em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), com dissertação sobre interfaces para Educação a Distância. Atualmente é coordenadora da disciplina de Introdução à Informática dos cursos de graduação a distância oferecidos pelo Consórcio CEDERJ, das disciplinas de Informática Educativa I e II do curso de pós-graducação
Diego de Jesus Penaforte
Graduado
Tereza Cristina Moraes do Nascimento
Mestre