Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MÚLTIPLAS REALIDADES:<br> aproximações entre pesquisas e práticas pedagógicas

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MÚLTIPLAS REALIDADES:
aproximações entre pesquisas e práticas pedagógicas

Autores: Maria do Socorro Castro Hage - Rafael Silva Patrício (Orgs.).

livro impresso
de R$ 45,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta obra que trata da “Formação de professores em múltiplas realidades: aproximações entre pesquisas e práticas pedagógicas” nos apresenta 15 artigos como resultados de estudos, pesquisas, experiências e ações educativas, tendo como foco principal a formação docente, vinculados às ações de pesquisadores, professores e acadêmicos da Universidade do Estado do Pará- UEPA, inseridos no Grupo de Estudos e Pesquisas – GPEFORP.
Sabemos que a relação entre formação docente, pesquisas e práticas pedagógicas têm ganhado força e visibilidade nos últimos tempos na busca da superação do distanciamento entre os saberes acadêmicos e os saberes dos professores e suas ações educativas.
Assim, esse livro traz em seus diferentes textos, a importância da relação entre a pesquisa nos cursos de licenciatura das IES e as escolas públicas de educação básica.
Sabemos que o nosso país vive atualmente um momento crítico da sua história, é urgente e necessário reagir, é preciso lutar, é imprescindível mudar. Realizar a mudança diante dessa conjuntura perpassa, necessariamente, por uma formação pela e para a pesquisa. Nesse sentido, os escritos deste livro, nos proporcionam uma análise nessa direção - o professor-pesquisador trabalha com objetivos emancipatórios, ancorados em uma concepção crítica de educação – essa concepção proporciona aproximações entre pesquisas e práticas pedagógicas, elevando a prática do professor à condição de uma práxis que articule ação-reflexão - ação e os saberes produzidos nas mais diferentes realidades.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1616-7
DOI: 10.24824/978854441616.7
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 226
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MÚLTIPLAS REALIDADES:<br> aproximações entre pesquisas e práticas pedagógicas

Autores

ALCIONE SANTOS DE SOUZA
Doutora em Ciências agrárias na Amazônia pela UFRA. Docente da Universidade do Estado do Pará. Líder de grupo de pesquisa Geoprocessa­mento cartografia e agraria na amazônia (GEOCARTA), atuando nas linhas de ensino da geografia, agraria, geoprocessamento, analise ambiental e comunidades tradicionais. Desenvolvo pesquisa nas temáticas de ensino de geografia, Cartografia e Espaço Agrário.

ANGELA TRINDADE SENA
Licenciada em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Grupo GPEFORP- Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagó­gicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.

ANTÔNIO ALEF VIANA DA SILVA
Graduando do curso de Licenciatura Plena em Geografia pela Universi­dade do Estado do Pará – UEPA. Integrante do grupo de pesquisa GPEFORP – Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.

CAROLINA FERREIRA SAMPAIO
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pós Graduanda em Educação Especial com Ênfase na Inclusão pela Facul­dade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Integrante do Grupo GPEFORP – Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um Enfoque Interdisciplinar.

CÁSSIA FERNANDA DA SILVA SOUSA
Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universi­dade do Estado do Pará – UEPA Campus X Igarapé-Açu. Membro do grupo GPEFORP – Grupo de pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.

CARLOS RENATO DE FREITAS CRUZ
Pós-graduação Lato Sensu em psicopedagogia pela Universidade GAMA FILHO/RJ. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente Técnico Pedagógico e Coordenador da Escola Estadual Princesa Isabel (SEDUC)/PA. Membro do Grupo – GPEFORP (Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque interdisciplinar).

CLÍCIA DA SILVA SANTOS
Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (PPGEO-UFPA). Pesquisadora dos grupos: GAPTA/UFPA – Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente?GEOCARTA/ UEPA – Geoprocessamento, Cartografia e Agrária na Amazônia; e GEPE­FORP/UEPA – Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente- GPEFORP.

CRISTIANE DO SOCORRO FERREIRA DE MELO
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pós-Graduanda em Educação Especial com Ênfase na Inclusão pela Facul­dade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Integrante do Grupo GPEFORP-Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.

DANÚBIA SILVA DA SILVA
Discente do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará- UEPA. Integrante do grupo de pesquisa-GPEFORP-Grupo de pesquisa sobre práticas pedagógicas e formação docente: um enfoque interdisciplinar. Membro do grupo de pesquisa GEPEDETAM/UEPA- grupo de estudo e pesquisa em ações coletivas, desenvolvimento e educação na Amazônia.

DÉBORA MICHELE LAMEIRA DE SOUSA
Graduada na Universidade do Estado do Pará, intergrante do grupo -GPEFORP- Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar. Professora do Municipio de São João Ponta – Pará.

DENISE AGUIAR CORDEIRO
Pós-graduanda Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, pela Universidade Federal do Pará. Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Grupo – GPEFORP (Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque interdisciplinar).

DENISE SENA DA SILVA
Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil pela Faculdade In­tegrada de Goiás (FIG), Especialista em Políticas de Igualdade Racial: Saberes Africanos e Afro – Brasileiros na Amazônia – pela Universidade do Estado do Pará (UFPA). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente Coordenadora Pedagógica do Campus X (UEPA). Integrante do Grupo – GPEFORP (Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque interdisciplinar).

ELIS SYNARA DA SILVA FERNANDES
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Integrante do Grupo GPEFORP- Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.

EDNETE DA CORRÊA SILVA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará/UEPA. Pós Graduanda em Educação Infantil pela Faculdade Pan Americana. Inte­grante do Grupo GPFORP- Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente um enfoque interdisciplinar.

GIZELLE COSTA NASCIMENTO
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará-UEPA. Integrante do Grupo GPEFORP- Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagó­gicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.

JOÃO CARLOS DE ARAÚJO JÚNIOR
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEPA. Cursando Bacharelado em Teologia pelo Uninter. Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas pedagógicas e formação docente: um enfoque interdisciplinar – GPEFORP. Membro Fundador e Diretor do Fórum Permanente de Educação Especial e Inclusiva do Estado do Pará – FOPE.

JOSÉ YORRAN DA COSTA ARAÚJO
Graduando do curso de Licenciatura Plena em Geografia pela Universi­dade do Estado do Pará – UEPA. Faz parte do grupo de pesquisa GPEFORP – grupo de pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar. Também faz parte do GEOCARTA/UEPA – Geo­processamento, Cartografia e Agrária na Amazônia, e do grupo de estudos metropolização e moradias.

JOSUÉ DE CARVALHO CASSEB JÚNIOR
Discente do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universi­dade do Estado do Pará-UEPA. Professor contratado, vinculado à Secretaria Municipal de Educação do Município de Maracanã/Pa; possui experiência em atendimento, organização e catalogação de acervos em bibliotecas. Pesquisador no Grupo de pesquisa sobre práticas pedagógicas e formação docente: um enfoque interdisciplinar-GPEFORP.

KARINA MONTEIRO CABRAL
Discente do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Univer­sidade do Estado do Pará-UEPA. Professora no Centro Educacional Peque no Mundo, desempenhando sua profissão na educação infantil na rede pú­blica de ensino, voluntária e colaboradora na escola multisseriada Manoel Ferreira, localizada na zona periférica de Maracanã. Membro no Grupo de pesquisa sobre práticas pedagógicas e formação docente: um enfoque interdisciplinar-GPEFORP.

KESSYANNY ROCHA MONTEIRO
Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Uni­versidade do Estado do Pará – UEPA/ Campus X Igarapé-Açu. Membro do grupo GPEFORP – Grupo de pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.

LAISE ALMEIDA CHAVES
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA, membro do Grupo GPEFORP – Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagó­gicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.

LAIRES DOS SANTOS ALMEIDA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA, membro do Grupo GPEFORP – Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagó­gicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.

LUANA DE ARAÚJO ASSUNÇÃO
Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Atualmente, faz pós graduação em Metodologia do Ensino de História e Geografia – UNINTER – e desenvolve pesquisas sobre o espaço urbano amazônico e práticas de ensino em geografia, no âmbito dos grupos: Geo­processamento, Cartografia e Agrária na Amazônia (GEOCARTA/UEPA) e Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente (GEPEFORP/UEPA).

MARIA CLAUDENE DA SILVA CRUZ
Pós-graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica e Planejamento pela Faculdade Integrada de Goiás (FIG), Especialista em Políticas de Igual­dade Racial: Saberes Africanos e Afro – Brasileiros na Amazônia – pela UFPA. Licenciada em Pedagogia pela UEPA. Atualmente Coordenadora Pedagógica do Curso de Licenciatura em História pelo PARFOR/UEPA. Co­ordena o Programa de Irradicação do Trabalho Infantil (PETI) no Município de Igarapé-Açu/ PA. Integrante do Grupo – GPEFORP (Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque interdisciplinar).

MARIA DE FÁTIMA SILVA SOUSA
Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universi­dade Paulista- UNIP (polo Castanhal/PA), Integrante do Grupo – GPEFORP (Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque interdisciplinar).

MARIA DO SOCORRO CASTRO HAGE
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP com Pós-Doutorado em Educação no Programa de Educa­ção: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação Pela PUC/SP. Licenciada, em Pedagogia pela Universidade do Estado do Para – UEPA. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará – UEPA – Líder do Grupo GPEFORP – Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar. Membro do grupo de pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Es­colar (PUC-SP). Coordenadora do subprojeto do PIBID/UEPA/Pedagogia Campus X- Igarapé-Açu.

MYLENE BARBOSA ALVES
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA – Especialista em Educação Infantil pela Faculdade do Paraná – PAN AMERICANA. Tecnóloga em Produção Publicitaria pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas – CEFET. Membro do grupo GPEFORP – Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente – Um enfoque interdisciplinar. Professora Efetiva das series iniciais na Escola Santa Inês – ANANINDEUA – PARA.

MOISÉS MACHADO DE QUEIROZ
Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Uni­versidade do Estado do Pará – UEPA Campus X Igarapé-Açu. Membro do grupo GPEFORP – Grupo de pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente.

NATÁLIA DA SILVA CARNEIRO
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID. Bolsista de monitoria em Educação Infantil. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Desenvolvimento e Trabalho na Amazônia – GEPEDTAM – UEPA. Integrante do grupo de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar – GPEFORP da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Atualmente professora da educação infantil.

NATALINA DOS SANTOS MEDEIROS
Pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente Co­ordenadora Administrativa do Campus X (UEPA). É Integrante do Projeto de Extensão: Memoria, Identidade e Educação Patrimonial no Nordeste Pa­raense (UEPA), Membro do Grupo – GPEFORP (Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque interdisciplinar).

OSCARINA ALVES DE LIMA
Mestranda em Teologia com habilitação em Ética e Gestão pela Fa­culdades EST. Pós-Graduação em Educação Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC e Gestão, Supervisão e Orientação Educacio­nal pela Faculdade Pan Americana – FPA. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA e Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Integrante do GPERFORP – Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar. Especialista em Educação – Secretaria Estadual de Educação – SEDUC-PA.

PEDRO JÚNIOR DOS SANTOS SILVA
Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Especialização em andamento em Docência do Ensino Superior pela UNAMA – Universidade da Amazônia. Integra o Grupo de Pesquisa GPEFORP – Práticas Pedagógicas e Formação Docente um Enfoque Interdisciplinar. Tem interesse em pesquisas em Filosofia da Educação, História da Filosofia, Sociologia da Educação, Interdisciplina­ridades, Práticas Pedagógicas e Formação Docente.

RAFAEL SILVA PATRÍCIO
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Uni­versidade do Estado do Pará (2002) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é Professor efetivo da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência nas áreas de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em Matemática Financeira, Geometria Analítica e formação de professores. Atuando princi­palmente nos seguintes temas: Linguagem matemática, Signo e Representa­ções. Vice-líder do Grupo de Pesquisa – GPEFORP – Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.

WANESSA NOGUEIRA SILVA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no período de março de 2014 à dezembro de 2016. Integrante do grupo de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar – GPEFORP da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Professora da Educação do Campo, anos iniciais do Ensino Fundamental.