Autores: Maria do Socorro Castro Hage - Rafael Silva Patrício (Orgs.).
Esta obra que trata da “Formação de professores em múltiplas realidades: aproximações entre pesquisas e práticas pedagógicas” nos apresenta 15 artigos como resultados de estudos, pesquisas, experiências e ações educativas, tendo como foco principal a formação docente, vinculados às ações de pesquisadores, professores e acadêmicos da Universidade do Estado do Pará- UEPA, inseridos no Grupo de Estudos e Pesquisas – GPEFORP.
Sabemos que a relação entre formação docente, pesquisas e práticas pedagógicas têm ganhado força e visibilidade nos últimos tempos na busca da superação do distanciamento entre os saberes acadêmicos e os saberes dos professores e suas ações educativas.
Assim, esse livro traz em seus diferentes textos, a importância da relação entre a pesquisa nos cursos de licenciatura das IES e as escolas públicas de educação básica.
Sabemos que o nosso país vive atualmente um momento crítico da sua história, é urgente e necessário reagir, é preciso lutar, é imprescindível mudar. Realizar a mudança diante dessa conjuntura perpassa, necessariamente, por uma formação pela e para a pesquisa. Nesse sentido, os escritos deste livro, nos proporcionam uma análise nessa direção - o professor-pesquisador trabalha com objetivos emancipatórios, ancorados em uma concepção crítica de educação – essa concepção proporciona aproximações entre pesquisas e práticas pedagógicas, elevando a prática do professor à condição de uma práxis que articule ação-reflexão - ação e os saberes produzidos nas mais diferentes realidades.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1616-7
DOI: 10.24824/978854441616.7
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 226
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ALCIONE SANTOS DE SOUZA
Doutora em Ciências agrárias na Amazônia pela UFRA. Docente da Universidade do Estado do Pará. Líder de grupo de pesquisa Geoprocessamento cartografia e agraria na amazônia (GEOCARTA), atuando nas linhas de ensino da geografia, agraria, geoprocessamento, analise ambiental e comunidades tradicionais. Desenvolvo pesquisa nas temáticas de ensino de geografia, Cartografia e Espaço Agrário.
ANGELA TRINDADE SENA
Licenciada em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Grupo GPEFORP- Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.
ANTÔNIO ALEF VIANA DA SILVA
Graduando do curso de Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Integrante do grupo de pesquisa GPEFORP – Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.
CAROLINA FERREIRA SAMPAIO
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pós Graduanda em Educação Especial com Ênfase na Inclusão pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Integrante do Grupo GPEFORP – Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um Enfoque Interdisciplinar.
CÁSSIA FERNANDA DA SILVA SOUSA
Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA Campus X Igarapé-Açu. Membro do grupo GPEFORP – Grupo de pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.
CARLOS RENATO DE FREITAS CRUZ
Pós-graduação Lato Sensu em psicopedagogia pela Universidade GAMA FILHO/RJ. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente Técnico Pedagógico e Coordenador da Escola Estadual Princesa Isabel (SEDUC)/PA. Membro do Grupo – GPEFORP (Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque interdisciplinar).
CLÍCIA DA SILVA SANTOS
Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (PPGEO-UFPA). Pesquisadora dos grupos: GAPTA/UFPA – Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente?GEOCARTA/ UEPA – Geoprocessamento, Cartografia e Agrária na Amazônia; e GEPEFORP/UEPA – Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente- GPEFORP.
CRISTIANE DO SOCORRO FERREIRA DE MELO
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pós-Graduanda em Educação Especial com Ênfase na Inclusão pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Integrante do Grupo GPEFORP-Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.
DANÚBIA SILVA DA SILVA
Discente do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará- UEPA. Integrante do grupo de pesquisa-GPEFORP-Grupo de pesquisa sobre práticas pedagógicas e formação docente: um enfoque interdisciplinar. Membro do grupo de pesquisa GEPEDETAM/UEPA- grupo de estudo e pesquisa em ações coletivas, desenvolvimento e educação na Amazônia.
DÉBORA MICHELE LAMEIRA DE SOUSA
Graduada na Universidade do Estado do Pará, intergrante do grupo -GPEFORP- Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar. Professora do Municipio de São João Ponta – Pará.
DENISE AGUIAR CORDEIRO
Pós-graduanda Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, pela Universidade Federal do Pará. Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Grupo – GPEFORP (Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque interdisciplinar).
DENISE SENA DA SILVA
Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil pela Faculdade Integrada de Goiás (FIG), Especialista em Políticas de Igualdade Racial: Saberes Africanos e Afro – Brasileiros na Amazônia – pela Universidade do Estado do Pará (UFPA). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente Coordenadora Pedagógica do Campus X (UEPA). Integrante do Grupo – GPEFORP (Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque interdisciplinar).
ELIS SYNARA DA SILVA FERNANDES
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Integrante do Grupo GPEFORP- Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.
EDNETE DA CORRÊA SILVA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará/UEPA. Pós Graduanda em Educação Infantil pela Faculdade Pan Americana. Integrante do Grupo GPFORP- Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente um enfoque interdisciplinar.
GIZELLE COSTA NASCIMENTO
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará-UEPA. Integrante do Grupo GPEFORP- Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.
JOÃO CARLOS DE ARAÚJO JÚNIOR
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEPA. Cursando Bacharelado em Teologia pelo Uninter. Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas pedagógicas e formação docente: um enfoque interdisciplinar – GPEFORP. Membro Fundador e Diretor do Fórum Permanente de Educação Especial e Inclusiva do Estado do Pará – FOPE.
JOSÉ YORRAN DA COSTA ARAÚJO
Graduando do curso de Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Faz parte do grupo de pesquisa GPEFORP – grupo de pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar. Também faz parte do GEOCARTA/UEPA – Geoprocessamento, Cartografia e Agrária na Amazônia, e do grupo de estudos metropolização e moradias.
JOSUÉ DE CARVALHO CASSEB JÚNIOR
Discente do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará-UEPA. Professor contratado, vinculado à Secretaria Municipal de Educação do Município de Maracanã/Pa; possui experiência em atendimento, organização e catalogação de acervos em bibliotecas. Pesquisador no Grupo de pesquisa sobre práticas pedagógicas e formação docente: um enfoque interdisciplinar-GPEFORP.
KARINA MONTEIRO CABRAL
Discente do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará-UEPA. Professora no Centro Educacional Peque no Mundo, desempenhando sua profissão na educação infantil na rede pública de ensino, voluntária e colaboradora na escola multisseriada Manoel Ferreira, localizada na zona periférica de Maracanã. Membro no Grupo de pesquisa sobre práticas pedagógicas e formação docente: um enfoque interdisciplinar-GPEFORP.
KESSYANNY ROCHA MONTEIRO
Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA/ Campus X Igarapé-Açu. Membro do grupo GPEFORP – Grupo de pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.
LAISE ALMEIDA CHAVES
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA, membro do Grupo GPEFORP – Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.
LAIRES DOS SANTOS ALMEIDA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA, membro do Grupo GPEFORP – Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.
LUANA DE ARAÚJO ASSUNÇÃO
Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Atualmente, faz pós graduação em Metodologia do Ensino de História e Geografia – UNINTER – e desenvolve pesquisas sobre o espaço urbano amazônico e práticas de ensino em geografia, no âmbito dos grupos: Geoprocessamento, Cartografia e Agrária na Amazônia (GEOCARTA/UEPA) e Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente (GEPEFORP/UEPA).
MARIA CLAUDENE DA SILVA CRUZ
Pós-graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica e Planejamento pela Faculdade Integrada de Goiás (FIG), Especialista em Políticas de Igualdade Racial: Saberes Africanos e Afro – Brasileiros na Amazônia – pela UFPA. Licenciada em Pedagogia pela UEPA. Atualmente Coordenadora Pedagógica do Curso de Licenciatura em História pelo PARFOR/UEPA. Coordena o Programa de Irradicação do Trabalho Infantil (PETI) no Município de Igarapé-Açu/ PA. Integrante do Grupo – GPEFORP (Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque interdisciplinar).
MARIA DE FÁTIMA SILVA SOUSA
Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Paulista- UNIP (polo Castanhal/PA), Integrante do Grupo – GPEFORP (Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque interdisciplinar).
MARIA DO SOCORRO CASTRO HAGE
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP com Pós-Doutorado em Educação no Programa de Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação Pela PUC/SP. Licenciada, em Pedagogia pela Universidade do Estado do Para – UEPA. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará – UEPA – Líder do Grupo GPEFORP – Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar. Membro do grupo de pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar (PUC-SP). Coordenadora do subprojeto do PIBID/UEPA/Pedagogia Campus X- Igarapé-Açu.
MYLENE BARBOSA ALVES
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA – Especialista em Educação Infantil pela Faculdade do Paraná – PAN AMERICANA. Tecnóloga em Produção Publicitaria pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas – CEFET. Membro do grupo GPEFORP – Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente – Um enfoque interdisciplinar. Professora Efetiva das series iniciais na Escola Santa Inês – ANANINDEUA – PARA.
MOISÉS MACHADO DE QUEIROZ
Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA Campus X Igarapé-Açu. Membro do grupo GPEFORP – Grupo de pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente.
NATÁLIA DA SILVA CARNEIRO
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID. Bolsista de monitoria em Educação Infantil. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Desenvolvimento e Trabalho na Amazônia – GEPEDTAM – UEPA. Integrante do grupo de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar – GPEFORP da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Atualmente professora da educação infantil.
NATALINA DOS SANTOS MEDEIROS
Pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente Coordenadora Administrativa do Campus X (UEPA). É Integrante do Projeto de Extensão: Memoria, Identidade e Educação Patrimonial no Nordeste Paraense (UEPA), Membro do Grupo – GPEFORP (Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque interdisciplinar).
OSCARINA ALVES DE LIMA
Mestranda em Teologia com habilitação em Ética e Gestão pela Faculdades EST. Pós-Graduação em Educação Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC e Gestão, Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade Pan Americana – FPA. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA e Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Integrante do GPERFORP – Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar. Especialista em Educação – Secretaria Estadual de Educação – SEDUC-PA.
PEDRO JÚNIOR DOS SANTOS SILVA
Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Especialização em andamento em Docência do Ensino Superior pela UNAMA – Universidade da Amazônia. Integra o Grupo de Pesquisa GPEFORP – Práticas Pedagógicas e Formação Docente um Enfoque Interdisciplinar. Tem interesse em pesquisas em Filosofia da Educação, História da Filosofia, Sociologia da Educação, Interdisciplinaridades, Práticas Pedagógicas e Formação Docente.
RAFAEL SILVA PATRÍCIO
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2002) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é Professor efetivo da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência nas áreas de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em Matemática Financeira, Geometria Analítica e formação de professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem matemática, Signo e Representações. Vice-líder do Grupo de Pesquisa – GPEFORP – Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.
WANESSA NOGUEIRA SILVA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no período de março de 2014 à dezembro de 2016. Integrante do grupo de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar – GPEFORP da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Professora da Educação do Campo, anos iniciais do Ensino Fundamental.