Capa do livro: COGNIÇÃO E LINGUAGEM:<br>perspectivas interdisciplinares

COGNIÇÃO E LINGUAGEM:
perspectivas interdisciplinares

Autores: Lélia Erbolato Melo (org.)

O interesse pelo tema cognição articulado com a linguagem ocupa, atualmente, um lugar privilegiado em diferentes áreas de estudo, na medida em que psicolinguistas, piscólogos, fonoaudiólogos e professores de língua materna estão sempre lidando – de forma explícita ou implícita – com a questão das possíveis relações entre pensamento e linguagem. Paralelamente, observamos também que a investigação sobre o desenvolvimento cognitivo enfatiza hipóteses sobre o papel da linguagem no conhecimento humano e/ou da cognição na aquisição da linguagem. As reflexões resultantes desta observação reforçam, então, o entrelaçamento entre desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento linguístico.

 

Neste livro, os textos selecionados tratam destas questões, tanto teórica como empiricamente. As autoras esperam que eles tragam contribuições e inspirem novas pesquisas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-037-1
DOI: 10.24824/978858042037.1
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 312
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

COGNIÇÃO E LINGUAGEM:<br>perspectivas interdisciplinares

Adriana de Souza Batista Kida

Fonoaudióloga pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Professora convidada nos Cursos de Educação Especial e de Psicopedagogia da Universidade de Rio Preto – UNIRP.

 

Ana Carina Tamanaha

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Mestre e Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Professora colaboradora no Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

 

Ana Lucia Artoni Kozonara

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Atua como fonoaudióloga clínica no Hospital Albert Einstein/SP.

 

Carolina Alves Ferreira de Carvalho

Fonoaudióloga pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

 

Clara Regina Brandão de Ávila

Fonoaudióloga pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Mestre e Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Professora Associada no Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

 

Cristina de Andrade Varanda

Jornalista e psicóloga pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS. Especialista em Língua Inglesa e Terapia Comportamental e Cognitiva pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Psicologia Experimental e Doutoranda em Ciências da Comunicação Humana pela Universidade de São Paulo – USP. Professora no Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE, Santos/ SP.

 

Daniela Pannuti

Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Psicolinguistica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP. Atua como orientadora pedagógica e formadora de professores de Educação Infantil e Fundamental 1, em Instituições públicas e privadas de São Paulo/SP.

 

Jacy Perissinoto

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Mestre em Linguistica aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Pós-doutorado em Psicolinguística pela Universidade de Paris V. Professora Associada no Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.


Juliana Faleiros Paolucci-Bigarelli

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

 

Lélia Erbolato Melo (Org.)

Licenciada em Letras neolatinas pela Universidade Católica de Campinas, SP. Doutora em Linguística pela Université de Paris-Sorbonne (Paris IV). Pós-doutorado em Psicolinguística pela Université de Paris V. Livre-docente em Psicolinguística pela Universidade de São Paulo – USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicolinguistíca da Universidade de São Paulo – GPPL/USP. Professora aposentada no Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP.

 

Marcia Regina Fumagalli Marteleto

Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - USP de Ribeirão Preto. Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Professora na Universidade Nove de Julho – UNINOVE/SP.

 

Selma Mie Isotani

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Professora colaboradora no Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

 

Terezinha de Jesus Costa

Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santana/SP. Mestre em Linguística pela Universidade de São Paulo – USP. Professora no Instituto Santanense de Ensino Superior, em São Paulo/ SP.