Capa do livro: “DEIXA EU PENSAR. AGORA, DE VERDADE, DEIXA EU PENSAR”:<br>um estudo sobre interações criança-criança nos processos de alfabetização e letramento

“DEIXA EU PENSAR. AGORA, DE VERDADE, DEIXA EU PENSAR”:
um estudo sobre interações criança-criança nos processos de alfabetização e letramento

Autores: Renata Teixeira Junqueira Freire

"Deixa Eu Pensar, Agora, De Verdade, Deixa Eu Pensar ",fala de uma criança, escolhida pela pesquisadora para intitular o trabalho. A exclamação da criança num contexto interativo junto a outras crianças confirma o diálogo que estabelecemos com o outro e com nós mesmos, permanentemente. O estudo teve como objetivo identificar modalidades de interação social criança -criança que propiciam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. A Psicologia Soviética, especialmente os estudos de Vygotsky consiste no eixo teórico central desse trabalho. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede municipal de Uberaba, no Ensino Fundamental, primeiro ciclo, com crianças com sete anos. Buscamos identificar modalidades de interação social nas atividades pedagógicas relacionadas aos processos de alfabetização e letramento. Atividades realizadas pelas crianças em duplas, individualmente e coletivamente foram filmadas pela pesquisadora. Contamos com a significativa participação da professora no percurso da pesquisa: A pesquisa evidenciou que, no movimento de uma situação interativa, se constituem diversas modalidades de interação social e que uma mesma modalidade de interação se apresenta de modo diferenciado nas situações interativas. O estudo revela modalidades de interação que propiciaram desenvolvimento. A pesquisadora também sinaliza que nem todas as modalidades de interação social são positivas ao desenvolvimento. Destaca -se também que o papel do professor é de fundamental importância no contexto da sala de aula no que se refere as interações criança -criança. Esperamos que a leitura dessa obra possa contribuir no processo de reflexão dos professores e consequentemente no enriquecimento de práticas educativas.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1556-6
DOI: 10.24824/978854441556.6
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

“DEIXA EU PENSAR. AGORA, DE VERDADE, DEIXA EU PENSAR”:<br>um estudo sobre interações criança-criança nos processos de alfabetização e letramento

RENATA TEIXEIRA JUNQUEIRA FREIRE
É doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC SP. Atua como professora e coordenadora do curso de Pedagogia Presencial na Universidade de Uberaba . É professora na Pós Graduação - Mestrado Profissional na área da Educação na Universidade de Uberaba - Campus -Uberlândia -MG.
Trabalhou como professora, coordenadora pedagógica e diretora escolar na Educação Básica nas redes pública e privada na cidade de Uberaba. Participa de projetos de formação continuada de professores e gestores escolares na abordagem de temas relacionados a Educação.