Capa do livro: CONTRIBUIÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DA SUBJETIVIDADE NOS MÚLTIPLOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO

CONTRIBUIÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DA SUBJETIVIDADE NOS MÚLTIPLOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO

Autores: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira - Norma Lucia Neris de Queiróz (Organizadoras).

livro impresso
de R$ 52,90 por
livro digital
de R$ 52,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro apresenta estudos que são resultados de pesquisas e ensaios teóricos de professores/pesquisadores e estudantes de pós- graduação que participam, em sua maioria, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação – GRUPPE da Universidade de Brasília – UnB. São estudos e ensaios os quais provocam reflexões em relação à realidade vivida e encontrada em diferentes contextos educativos, sob o aporte teórico da Teoria das Representações Sociais e da Subjetividade na perspectiva histórico - cultural. Os temas abordados na primeira parte desse livro tratam de Representações Sociais e versam sobre: representações sociais da deficiência intelectual e os nativos na Pedagogia de orientação inclusiva; representações sociais de professores da escolarização inicial acerca da infância e da criança; educação e exclusão social: a identificação das representações sociais a partir do “Sociodrama Cigano”; representações sociais de professores acerca do ensino na Academia de Polícia Militar de Brasília e a pesquisa sobre o aluno com necessidades educacionais especiais: representações sociais de professores do ensino fundamental. A segunda parte desse livro tem como eixo temático: “Subjetividade e Educação: diversos contextos”, e versa sobre os seguintes temas: subjetividade: entre conceitos e adjetivos; psicologia ambiental aplicada à educação na Amazônia paraense: o diagnóstico de percepção ambiental para orientação de programas de educação ambiental na região sudeste do Pará; debate acerca da reforma do ensino médio presente nas redes sociais; educador social: uma visão sobre o seu ser e o seu fazer e por último, o capítulo podem ser diferentes os processos de avaliar, de ensinar e de aprender, quando a família participa!

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1599-3
DOI: 10.24824/978854441599.3
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

CONTRIBUIÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DA SUBJETIVIDADE NOS MÚLTIPLOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO

Autores

TERESA CRISTINA SIQUEIRA CERQUEIRA
Psicóloga. Doutora em Educação – Área de Concentração em Psicologia Educacional – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – São Paulo (2000). Bacharel e Licenciada em Psicologia. Mestre em Psicologia, Área de Concentração em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade de Brasília – UnB. Atualmente é professora associada da UnB – Faculdade de Educação, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve atividades na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Psicologia Social na Educação, atuando principalmente nos temas: representações sociais, estilos de aprendizagem, formação de professor, autoconceito e subjetividade.

NORMA LÚCIA NERIS DE QUEIROZ
Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano (Instituto de Psicologia/Universidade de Brasília – UnB); Mestre em Educação – UnB; Graduada em Pedagogia e Letras (UnB), ambas realizadas na Universidade de Brasília. Pedagoga da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Pesquisadora da Redecentro – rede de pesquisadores sobre professores com sete universidades do Centro-Oeste. Pesquisadora do CEAM-NEAL/CForm/UnB sobre a formação inicial de professores, alfabetização, letramento, leitura, escrita, ensino e aprendizagem da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Docente no ensino superior a distância (UaB/UnB) nos cursos de Letras e Pedagogia. Coordenadora pedagógica do Projeto Tecendo a Cidadania no Campo: alfabetização e anos iniciais para jovens e adultos – PRONERA (2007/2008).