Autores: Cristina Jasbinschek Haguenauer - Francisco Cordeiro Filho (org.)
Neste volume, são apresentadas experiências com utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino Online, em Programas de Capacitação de profissionais em serviço, assim como na formação de jovens profissionais em cursos de graduação da UFRJ.
Visando um maior contato com projetos de implementação de plataformas no apoio à educação Online, o LATEC/UFRJ realizou pesquisas sobre diferentes situações, como a adoção de uma plataforma de ensino online pelo consórcio das universidades públicas do Rio de Janeiro, denominado CEDERJ. A necessidade de cuidados com o acompanhamento do processo acadêmico virtual envolveu questões de ensino aprendizagem e gerenciamento administrativo. Isso exigiu a adoção de ferramentas dotadas de flexibilidade para adaptarem-se às mais diversas necessidades dos cursos ofertados. Num segundo momento, apresenta-se uma análise sobre a especificação funcional, para o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem baseado na plataforma Moodle. A importância desse estudo situa-se no fato de tratar-se de um sistema de gerenciamento apoiado num projeto de software livre e aberto, que pode ser acessado gratuitamente e modificado segundo as necessidades.
A percepção da importância dos portais de informação como espaços de imersão na Internet, capazes de conectar indivíduos de diferentes níveis socioeconômicos, oferecendo informações gerais ou especializadas, sobre diferentes temas, foi um outro tema importante no percurso investigativo realizado pelo LATEC/UFRJ e apresentado neste livro.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-116-3
DOI: 10.24824/978858042116.3
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 178
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Cristina Jasbinschek Haguenauer
Graduada
Francisco Cordeiro Filho
Doutor
Álvaro José Rodrigues de Lima
Cum Laude
Ana Lúcia Quental Victorino
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é Professora da Secretaria Municipal de Ensino/RJ. Participou, junto LATEC/UFRJ, do desenvolvimento de pesquisas sobre Ensino a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem...
Ericksson Rocha e Almendra
Graduado
Fabiana Melo Macieira Lawinscky
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, professora de Língua Inglesa desde 1998. Atua junto ao Laboratório de Pesquisas em Tecnologias da Informação e da Comunicação LATEC/UFRJ, desenvolvendo pesquisas sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Atualmente orienta o desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem a ser utilizado como complemento ao ensino de Inglês para alunos que embarcados em plataformas de Petróleo.
Fabricia Silva de Carvalho
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professora da Secretaria Municipal de Ensino/RJ. Participou junto ao Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ), no desenvolvimento de pesquisas sobre Ensino a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem..
Flavia Nogueira Martins
Mestranda do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da UFRJ, pós-graduada
João José Bignetti Bechara
Possui graduação
Laura Maria Miranda Delgado
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), com especialização em RH pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Mestre
Luciana Guimarães Rodrigues de Lima
Mestre
Marcus Vinicius Grandão Barboza
Dos 28 anos de atuação na área de educação, os últimos 15 anos foram dedicados à EAD (Educação a Distância), passando pela produção de material didático em papel, vídeo e web. Gerenciou e coordenou a implantação de projetos e cursos de EAD. Atualmente, finalizando o mestrado na Universidade Aberta de Lisboa em Pedagogia do E-learning para ampliar o conhecimento dos processos da educação globalizada.
Marcus Vinicius Mussi
Graduado
Marise Castello Branco Altro Lopes
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Participou, junto ao Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ), do desenvolvimento de pesquisas sobre Ensino a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Atua como desenhista instrucional na empresa QuickMind.
Nelly de Mendonça Moulin
Doutora em Educação (PhD) pela Universidade da Califórnia - Los Angeles – UCLA. Mestre em Educação pela UFRJ, e Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília. Pesquisadora na área da Educação a Distância, onde se especializou na produção de material instrucional para a aprendizagem independente, numa abordagem reflexiva.
Patrícia de Souza Martins
Licenciada em Português-Inglês pela Universidade Federal Fluminense (1992), Mestre
Rodrigo Amorim Mota
Graduado