Capa do livro: EDUCAÇÃO ESPECIAL – DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

EDUCAÇÃO ESPECIAL – DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

Autores: Elcie F. Salzano Masini (Organizadora)

livro impresso
de R$ 57,90 por
livro digital
de R$ 57,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro registra uma experiência interdisciplinar compartilhada pela equipe de docentes e coordenadores de um curso de especialização – pós-graduação lato sensu oferecido a professores da rede municipal – promovido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura da cidade de São Paulo. Oferece subsídios teóricos e práticos sobre Educação Especial – deficiência múltipla – por meio do entrelaçamento de experiências, pesquisas e estudos de autoridades nesse tema. É composto por artigos sobre a proposta do Curso, as raízes que o desencadearam e sustentam sua estruturação e seu funcionamento, o enfoque teórico que o diferencia, bem como a especificidade de cada área das disciplinas que compõem seu currículo.
Busca propiciar ao leitor a oportunidade de aproximar-se da pessoa com deficiência, e da pessoa com múltipla deficiência, para conhecê-la na sua singularidade: compartilhar dos seus sentimentos e conflitos, de seus interesses, de suas possibilidades, de seus limites, de sua trajetória e de suas tentativas de ampliar as próprias condições de integração pessoal, social e de autonomia; saber de seus sentimentos – expressão de sua vida interior e impulsos emotivos – de suas formas de perceber no uso dos sentidos de que dispõe, de suas relações significativas com pessoas e objetos no mundo que habita.
Perscrutar caminhos para aproximar-se do aluno com deficiência, respondendo às necessidades daqueles que buscaram formação nesse curso de especialização.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1645-7
DOI: 10.24824/978854441645.7
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 260
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO ESPECIAL – DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

Autores

DANIELA CANGUÇU
Mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), Supervisora institucional de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS infantil e adulto) da Prefeitura da São Paulo, Professora do curso de Expansão Cultural do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae

DÉBORA RODRIGUES MOURA
Graduada em Pedagogia, com especialização em surdez. Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela PUCSP, com pesquisa ligada ao ensino de Língua Portuguesa para Surdos. Leciona na UPM e no Centro Universitário Unifeo disciplinas ligadas a surdez, ensino de Libras e formação de professores. Tem experiência em docência da educação básica ao ensino superior com pessoas surdas e ouvintes

ELANE S. CAMPOS
Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Metodista Bennett do Rio de Janeiro, Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Nove de Julho de São Paulo. Especialista em Saúde e Educação pela Universidade São Judas dos Pinhas de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo e Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo

ELCIE F. SALZANO MASINI
Dr.ª em Psicologia, Mestre em Psicologia Educacional. Livre Docente em Educação Especial. Professora Associada da USP. Professora Titular da UPM, junto ao Programa de Pós-Graduação EAHC. Orienta Dissertações e Teses, tem inúmeros artigos e vinte e três livros publicados sobre seus temas de atuação e pesquisa. Assessora ad hoc da FAPESP, CAPES e CNPq

ELIANA M. ORMELEZI
Doutora em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP. Psicóloga e Gestora da Laramara: Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Defciência Visual desde 1996. Docente eventual de Cursos stricto sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 2000. Coautora de livros sobre Educação Especial e Educação Inclusiva, Aprendizagem e Desenvolvimento, Defciência Visual e Defciência Múltipla

ÍTALO FRANCISCO CURCIO
Licenciado em Pedagogia, Licenciado em Física e Matemática, e Bacharel em Física. Especialista em Didática do Ensino Superior, Mestre em Engenharia e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie há 37 anos, atuando na formação de professores para a Educação Básica e Ensino Superior. Coordenador do Núcleo de Ética e Cidadania da UPM

MARCELO MARTINS BUENO
Licenciado em Pedagogia e Filosofa. Mestrado e Doutorado em Filosofa pelo Programa de Pós Graduação em Filosofa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Diretor do Centro de Educação, Filosofa e Teologia (CEFT) da UPM, Professor do Programa de Pós Graduação Educação, Arte, História da Cultura. Pesquisador dos grupos de Ética e Filosofa da mesma Universidade

MARIA APARECIDA CORMEDI
Fonoaudióloga, Pós-Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura. Doutora em Educação. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Special Education of Visually Handicapped and Multiply Handicapped Children and Youth, Perkins School for the Blind, EUA. Professora universitária de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da educação e saúde. Consultora Educacional para a América Latina e Caribe pela Perkins Internacional. Consultora em Comunicação Alternativa e Educação Inclusiva. Autora de capítulos e artigos

SHIRLEY RODRIGUES MAIA
Pedagoga, doutora em Educação pela Universidade São Paulo, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, pela UPM. Diretora Educacional da Ahimsa Associação Educacional para Múltipla Defciência, Consultora técnica da CBM Christianblind Mission, Coordenadora da área Defciência Múltipla e Surdocegueira do Curso de Formação no AEE Atendimento Educacional Especializado da Universidade do Ceará

SÔNIA MARIA SALOMON
Pedagoga. Doutora em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo. Psicopedagoga clínica. Especialista nas áreas de: Problemas de Aprendizagem; Defciência Visual; Múltipla Defciência. Professora de cursos de pós-graduação Lato Sensu da UPM. Consultora escolar em processos de Inclusão e de reflexão com docentes. Autora de livro, artigos e publicações nas áreas de sua atuação e pesquisas

TANIA PIETZSCHKE ABATE
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UPM. Mestre (apoio CNPq) e Doutora (apoio FAPESP) em Ergonomia, Acessibilidade e Metodologia de Pesquisa pela FAU/USP. Pesquisadora e Pós-Doutoranda (apoio FAPESP) em Acessibilidade pela FEC/UNICAMP. Pertence ao grupo de pesquisa Metodologia de Projeto em Arquitetura do CNPq/ UNICAMP. Assessora ad hoc da FAPESP. Docente C Universitário Belas Artes de SP

TANYA BOTTAS DE OLIVEIRA E SOUZA
Psicóloga, Mestre em Educação pela FE-USP. Como psicóloga da Educação Especial do município de São Bernardo do Campo, integrou a equipe multidisciplinar para acompanhamento formativo de professores em escolas especiais, centros de apoio e escolas regulares. Responsável pela gestão das equipes técnicas e professores da Educação Especial deste município entre 1990 e 1992 e de 1997 a 2003, implantou, oficialmente, nesta última fase, o processo inclusivo nas escolas municipais de educação infantil e educação fundamental. Integra o grupo de pesquisa sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Elcie Salzano Masini

VULA MARIA IKONOMIDIS
Pedagoga com habilitação em Educação de Pessoas com Deficiência da Áudio Comunicação. Coordenadora Pedagógica da Ahimsa Associação Educacional para Múltipla Deficiência. Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Doutoranda em Educação Especial pela Universidade São Paulo