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EPISTEMOLOGIAS:<BR>multirreferencialidade e construção do conhecimento

EPISTEMOLOGIAS:
multirreferencialidade e construção do conhecimento

Autores: Manuela Barreto de Araújo - Cláudia Pereira de Sousa - Francisca de Paula Santos da Silva (Orgs.)

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Sinopse

Epistemologias: multirreferencialidade e construção do conhecimento é resultante de uma produção colaborativa de doutorandos da turma de 2015 do programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC. A obra apresenta discussões que envolvem diferentes abordagens sobre Construção do conhecimento, Difusão do Conhecimento, Cultura e Conhecimento
Pensado como estratégia de difusão e fortalecimento da área interdisciplinar, o livro foi organizado em três linhas temáticas: a)Construção do conhecimento: Cognição, linguagens e informação; b)Difusão do conhecimento: Informação, comunicação e gestão e c)Cultura e conhecimento: Transversalidade, interseccionalidade e (in)formação. Linhas estas que sistematizam as principais discussões desenvolvidadas no DMMDC
Tem-se, portanto, certeza de que os artigos aqui socializados, como todo trabalho em análise cognitiva, oferecem à(o)s autore(a)s e leitore(a)s alimento para reflexão sobre a complexa tarefa de estabelecer diálogos entre diferentes áreas do conhecimento, a partir de formações e atuações profissionais bastante diversas, com interlocutores de diversas comunidades cognitivas. Contudo, como toda construção interativa, os artigos são construções provisórias, inacabadas, que estão à disposição para comentários, críticas, sugestões, para quem desejar participar na continuidade da obra. Continuidade na direção de discutir a relação epistemologia / construção do conhecimento a partir de múltiplos olhares, que capturam diferentes focos de trabalho, consentâneos a histórias, experiências, valores, princípios e relações vividas por / entre o(a)s atuais autore(a)s e que se ampliarão com as contribuições que futuros leitores aportarão à obra, na medida em que, implicando-se num intercâmbio imersivo, se transformarão em (co)autores no movimento dialético de quem lê reescrevendo.

Detalhes do produto

DOI:
ISBN:978-85-444-1593-1
Editora: EDITORA CRV
Distribuidora: EDITORA CRV
Ano de edição: 2017
Número de páginas: 292
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

EPISTEMOLOGIAS:<BR>multirreferencialidade e construção do conhecimento

Autores

ALÉCIO DONIZETE
Nasceu no interior do Paraná e é Mestre em filosofia pela Universidade federal daquele Estado onde estudou e desenvolveu a temática da Origem das Línguas em Rousseau, sob orientação do professor dr. Vinícius de Figueiredo. Desde de 2011 é professor efetivo da cadeira de Filosofia e Educação da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente faz parte do programa de doutorado multiinstitucional e multidicisplinar em difusão do conhecimento (dmmdc), ligado à Universidade Federal da Bahia e estuda a relação entre filosofia e literatura com ênfase nas obras da filósofa espanhola Maria Zambrano e do Escritor brasileiro João Guimarães Rosa

ALEXANDRE REBOUÇAS DE SANTANA
Graduado em instrumento e educação musical, atualmente é aluno regular do programa de doutorado em difusão do conhecimento do DMMDC-UFBA. Atua como professor de Arte desenvolvendo projetos e cursos na área de Música.  Pesquisa e se interessa pele estética e estudos trans-complexos, tendo a arte interativa enquanto suporte material, e a transdisciplinaridade como operador metodológico, nos quais busca unir prática e teoria na pesquisa de soluções artísticas, educativas, criativas e inventivas consoantes aos pressupostos ético-estético da contemporaneidade

ALFREDO EURICO RODRIGUES MATTA
Pesquisador do CNPQ, DT2, Doutor em Educação pela UFBA e Université Laval (Canadá, 2001). Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Educação a Distância e Comunidades de Aprendizagem Internacionais em Língua Portuguesa, apoiado pelo CNPQ (2006). É Professor do DMMDC/UFBA e PPGEduC/UNEB Coordenador de Projetos de Pesquisa financiados pelo FNDE, MEC, MCT, FAPESB e UNEB. Se dedica à pesquisar em modelagem computacional aplicada a EAD e a Tecnologia Educacional, e à educação em geral, desenvolvimento de uma sociedade em rede, translocalidades pluriculturais, plurilinguismo de expressão portuguesa. É pesquisador da História da Bahia e da História Medieval Ibérica e Coordenador do Núcleo Bahia da Associação Brasileira de Educação a Distância. Membro da Academia Baiana de Educação, do Instituto Geográfico Histórico da Bahia e da Academia Portuguesa da História

ANA CRISTINA DE MENDONÇA SANTOS
Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1994). Especialista em Administração Pública- UEFS (1997) e em Aplicações Pedagógicas do Computador- UCSAL (1999); Mestre em Políticas Publicas, Gestão do conhecimento e Desenvolvimento Regional- UNEB (2009). Professora Assistente da Universidade Estadual da Bahia (Educação a Distancia; Tecnologias na educação; Mídias e educação). Pesquisadora Líder da Linha 2 – Formação docente e tecnologias, do Grupo de Estudos em tecnologias educacionais e linguagem – GETEL/UNEB Campus XI. Doutoranda pelo Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento- DMMDC-UFBA

ANA MARIA FERREIRA MENEZES
Graduação e Mestrado em Economia (UFBA) e doutorado em Administração Pública (UFBA), com estágio de pesquisa (bolsa sanduíche CAPES) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) Universidade Técnica de Lisboa (UTL). Atualmente é professora plena da (UNEB), Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, modalidade EAD (bolsista CAPES) e Professora permanente do Doutorado Multi-Institucional, Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, políticas públicas, avaliação de políticas públicas, desenvolvimento econômico sustentável, finanças públicas, relações intergovernamentais, descentralização e gestão do conhecimento. (UNEB)

MESTRE COBRA MANSA
Cinézio Feliciano Peçanha natural do Rio de Janeiro (RJ). Iniciou na capoeira em 1973, em Duque de Caxias (RJ). Aluno de Mestre Moraes, formado Mestre de Capoeira Angola em 1986. Em 1995 fundou a FICA e em 2004 o Kilombo Tendodè, local de vivência sobre Capoeira Angola e Permacultura. Pesquisou sobre N'Golo em Angola e Moçambique, trabalhou com pesquisadores como Matthias Assunção, Ken Dossar, Greg Downey. Trabalhou em vários documentários: Manfinga em Manhattan, Mandinga em Colômbia e recentemente lançou o documentário: “Jogo de Corpo: Capoeira e Ancestralidade”. Atualmente é doutorando do DMMDC (doutorado multidisciplinar multi-institucional difusão do conhecimento)

CLÁUDIA PEREIRA DE SOUSA
Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Departamento de Ciências Humanas – Campus V, gradou-se em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestra em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutaranda no Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Pesquisadora das questões sobre gestão e educação ambiental em unidades de conservação e educação ambiental em agricultura familiar. Líder do grupo de pesquisa: Uso de Geoprocessamento no planejamento e gestão ambiental em bacias hidrográficas, pesquisadora do grupo DNAA – Estudos sobre Degradação dos Recursos Naturais, Agricultura e Ambiente e do grupo de pesquisa Epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas

CLAUDIO DE SOUZA ROCHA
Doutorando em Difusão do Conhecimento (UFBA, IFBA, SENAI, UNEB, LNCC, UEFS); Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará UECE(2011); Licenciado em Filosofia pela UECE ( 2003); Prof. Assistente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

CLÉCIA MARIA AQUINO DE QUEIROZ
Mestre em Performance pela Howard University (EUA). Graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é doutoranda no Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC). Foi coordenadora do Curso Preparatório da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (2007/2013), Professora Substituta da Escola de Dança da UFBA (2007/9) e professora da Rede Municipal de Ensino. É professora assistente da Universidade Federal de Sergipe – Núcleo de Dança. Tem experiência em Música (3 CDs solo e coletâneas), Teatro, Dança e produção cultural, tendo sido premiada como atriz (Prêmio Bahia Aplaude) e cantora (Prêmio Copene de Música)

DANTE AUGUSTO GALEFFI
Graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (1979), especialização na Universidade de Roma em Restauração de Monumentos (1980-1982), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999). Atualmente é professor Titular da Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de filosofia, filosofia da educação, epistemologia do educar, fenomenologia, hermenêutica, linguagem, educação transdisciplinar, estética e ética. É professor permanente do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), ambos da UFBA. É lider do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Educar e Práxis Pedagógica

EDUARDO CHAGAS
Formação acadêmica: Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1995) e em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (2010), Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2001) e Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2007). Experiências profissionais:  Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana, pertence ao corpo docente do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (FACED/UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Responsável pelo Grupo de Estudos "Direito, Linguagem e Produção do conhecimento" (CNPQ)

EDUARDO DAVID DE OLIVEIRA
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1997), especialista em Culturas Africanas e relações inter-étnicas da educação brasileira pela Unibem (1998), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). , atuando principalmente nos seguintes temas:ética, filosofia latino-americana, filosofia contemporânea, antropologia social, educação e movimentos sociais populares, cosmovisão africana, filosofia afrodescendente, estudos afro-brasileiros, história e cultura africana e afro-brasileira, literatura africana e ancestralidade, desenvolvendo ainda assessoria junto aos movimentos sociais populares, na área de negritude, educação popular e economia solidária. Suas principais publicações são: Cosmovisão Africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente (2003); Ética e Movimentos Sociais Populares: práxis, subjetividade e libertação (2006); Filosofia da Ancestralidade: corpo e mito na filosofia da educação brasileira (2007) ; Ancestralidade na Encruzilhada (2007), publicadas pela Gráfica e Editora Popular de Curitiba, e XIRÊ: a oferenda líric: um livro de mito-poema (2016) pela Editora Oguns Toques Negros. É pesquisador do Grupo de Pesquisa RedPect-UFBA e líder do Grupo de Pesquisa Griô: Cultura Popular e Diáspora Africana, Líder do Grupo de Pesquisa RedeAfricanidades, Sócio-fundador do IPAD-Insituto de pesquisa da afrodescendência e sócio-fundador do IFIL - Insituto de Filosofia da Libertação e atualmente coordenador da Linha de Pesquisa Conhecimento e Cultura do Doutorado Multi-institucional, Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento

EDNEI OTÁVIO DA PURIFICAÇÃO SANTOS
Doutorando em Difusão do Conhecimento – DMMDC/UFBA, Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, especialista em Metodologia da Pesquisa, Extensão e do Ensino Superior, pesquisador vinculado aos Grupos de Pesquisa Sociedade em Rede (UFBA/UNEB) e Memória da Educação na Bahia (UNEB). Atualmente é Analista Universitário e Designer na UNEB, além de atuar no EAD do SEC/IAT e UNEAD/UNEB - Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais. Pesquisa nos seguintes temas: design cognitivo, história da educação, tecnologias digitais educacionais na contemporaneidade

LELIANA SANTOS DE SOUSA
Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atua no Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) - UFBA/LNCC/MCT/UEFS/UNEB/IFBA.  Lider do Grupo de Pesquisa Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional – CPEDR/UNEB – CNPq.  Coordenadora do Centro de Pesquisas em Educação e Desenvolvimento Regional CPEDR/UNEB

JOSÉ CLAUDIO ROCHA
Coordenador Geral do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é advogado, economista e professor titular da UNEB. É pós-graduado em direitos humanos e certificado como gestor, conselheiro, mobilizador social, articulador e mediador de conflitos em direitos humanos. É docente permanente dos Programas de pós-graduação (doutorado) multi-institucional e multidisciplinar em difusão do conhecimento  DMMDC e mestrado profissional em gestão e tecnologia aplicada à educação GESTEC. É pesquisador CNPQ, CAPES e FAPESB; líder dos Grupos de Pesquisa em Gestão, Educação e Direitos Humanos (GEDH) e Criativos: criando um novo mundo. Tem experiência internacional na China, Estados Unidos, Argentina, Peru, Colômbia, México, Portugal e Espanha

LÚCIO ANDRÉ ANDRADE DA CONCEIÇÃO
Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Valença (BA). Possui graduação em Pedagogia, Especialização e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado da Bahia/UNEB, Doutorando em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC (UFBA-UNEB-IFBA-SENAI-CIMATEC-UEFS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pedagogia, cultura, candomblé e formação docente. Ogan e Assogbá do Terreiro Vintém de Prata (BA)

LUÍS CARLOS FERREIRA DOS SANTOS
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2010), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorando do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, atuando como pesquisador nas temáticas das filosofias Africanas e da libertação. Atua como pesquisador no grupo de pesquisa: RedesAfricanidades e Griô: Cultura Popular e Diáspora Africana

MANUELA BARRETO DE ARAÚJO
É professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Experiência como  coordenadora da Formação dos Educadores do Programa Projovem Urbano/Educação Profissional. Doutoranda no Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia(2013). Especialista em Treinamento Desportivo pela Universidade do Estado da Bahia (2001). Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física, pela Universidade Católica do Salvador (1999). Tem experiência na área de Educação e Saúde, Capacitação dos Agentes Comunitários de Atividade Física, Esporte e Lazer e em comunidade Tradicional Indígena.  Consultora para programas de Promoção da Saúde no Ambiente do Trabalho

MARIA DE FATIMA HANAQUE CAMPOS
Graduada em Artes Plásticas pela Escola de Belas da Universidade Federal da Bahia (1981), Mestrado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade do Estado de São Paulo (1990), Doutorado em Historia da Arte pela Universidade do Porto (2004). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia, e professora do Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBa-UNEB-IFBa-UEFS-SINAI-CIMATEC, LNCC)

MARINEUZA MATOS
Formação acadêmica: Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (1986); aperfeiçoamento em atividade de pesquisa pelo CNPq (1987/88); Mestrado em Produção Aquática (UFBA) (1997); Especialização em Filosofia Contemporânea pela Faculdade São Bento da Bahia (FSBBA); Doutoranda do Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Experiências profissionais: professora de Ciências Naturais do Colégio Antônio Vieira (1987-2014); professora de Ciências Naturais e Biologia na rede pública estadual (1994-2001); atualmente é Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia.

SELMA SOARES DE OLIVEIRA
Museóloga da Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre em Teoria e História da Arte pela Universidade Federal da Bahia. Professora Assistente de História da Arte, do Departamento de Letras e Artes da UEFS, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Desenho Registro e Memória Visual. Participou, entre 1994 e 1998, do Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados, realizado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pela Fundação Vitae. Dirigiu o Centro Universitário de Cultura e Arte da UEFS. Entre os anos de 2006 e 2007, atuou na área de educação especial, no Centro de Apoio Pedagógico de Feira de Santana. Atualmente é doutoranda do DMMDC —Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – UFBA

ROSÂNGELA COSTA ARAÚJO
Professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia /UFBA. Graduada em História/UFBA, Mestrado e Doutorado em Educação/USP. É Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/NEIM (UFBA), e pesquisadora do A Cor da Bahia - Programa de Pesquisa e Formação em Relações Raciais, Cultura e Identidade Negra na Bahia (UFBA). Professora permanente nos programas de pós-graduação PPGNEIM/UFBA e do DMMDC/UFBA. Coordenadora do NEIM/UFBA. Professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA

ROBERTO LEON PONCZEK
Possui graduação e mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutorado em Educação pela UFBA. Completou seu pós-doutorado em Sistemas Complexos no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (PPG MCTI). É Professor Permanente no DMMDC-UFBA, onde orienta vários alunos de Doutorado; leciona as disciplinas Seminários de Tese e Epistemologia; desenvolve os projetos de pesquisa: “A Epistemologia dos Programas de Investigação Científica aplicada à Teoria de Redes Complexas” e “Filosofia, Ensino e História da Teoria da Relatividade através de uma Metafísica spinoziana”. É autor de livros, artigos e conferências sobre esse tema. É também pesquisador da filosofia de Spinoza, sendo membro do Grupo “Filosofia do séc. XVII” da Anpof, procurando estabelecer os paralelos entre essa filosofia e a física de Einstein, tema esse desenvolvido com cuidado no livro “Deus ou seja a Natureza: Spinoza e os novos paradigmas da Física”, publicado em 2009 pela EDUFBA e disponível também on line na base de livros Scielo

TERESINHA GOMES DE CARVALHO
Teresinha Gomes de Carvalho, é doutoranda do Programa do DMMDC, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seus estudos e pesquisas são dedicados a difusão do conhecimento, atualmente desenvolve suas funções no Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

TRAZÍBULO HENRIQUE PARDO CASAS
Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto b da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, informática na educação, educação matemática e educação, ciência cognitiva, cibercultura, filosofia e tecnologia, difusão do conhecimento. Professor do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – UFBA

FRANCISCA DE PAULA SANTOS DA SILVA
Pós-doutora e doutora em Educação, pela Universidade de Coimbra (2006) e Universidade Federal da Bahia (2005); mestre em Administração (UFBA-1997); especialista em Administração (PUC/MG-1993) e bacharel em Administração (UCSAL-1990), e Turismo (FACTUR-1988). Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (2017). Professora pesquisadora de Turismo e Hotelaria e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB) e Doutorado Multidisciplinar e Multiinstitucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC/UFBA). Coordenadora do Grupo Multidisciplinar Sociedade Solidária, Educação, Espaço e Turismo (SSEETU) e de projetos relacionados ao turismo de base comunitária, economia solidária, sustentabilidade, educação profissional, meio ambiente, desenvolvimento local, (auto)gestão, comunidades de grupos de etnias indígenas e de origens africanas, articulando ensino-extensão-pesquisa

PRISCYLLA LINS LEAL
Uma cuidadora que vive e pesquisa a transição da sua ecologia profunda. Terapeuta com formação e atuação em ayurveda, shantala, yoga, reiki. Doutoranda em Difusão do Conhecimento pelo DMMDC, Mestre em Meio Ambiente, Águas e Saneamento – MAASA, MBA em Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial, Pedagoga. Formação em sociocracia 3.0, aprofundamento em Dragon Dreaming, cidades em transição o treinamento launch e o aprofundamento de ferramentas para facilitadores da Transição na América Latina, educação ambiental e metodologias participativas. Consultora nas áreas de recursos humanos e responsabilidade social empresarial. Professora em cursos de graduação e pós-graduação. Voluntária em projetos socioambientais.

MARIA AUXILIADORA SAMPAIO SILVA
Doutoranda em Difusão do Conhecimento/UFBA sob o tema: Análise Cognitiva das praticas de Meditação, Conhecimento e Sustentabilidade. Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade/UFBA, com a pesquisa: Experiências de Formação e Produção do Conhecimento de Universitários das Comunidades Tradicionais Santiago do Iguape e São Francisco do Paraguaçu. Especialista em Estudos Linguístico e Literários com trabalho: O branco e o preto no discurso: análise do estereótipo na novela Duas Caras. Graduada em Secretariado Executivo pela UCSal. Servidora do Quadro Permanente Pessoal Técnico Administrativa da Universidade Federal da Bahia, cargo: Assistente em Administração, atuando no Instituto de Humanidades Artes e Ciências  

GINALDO GONÇALVES FARIAS
Doutorando DMMDC UFBA matricula 215115491 financiado com bolsa FAPESB. Possui mestrado em Educação pela UFBA 2014, graduação em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo (2011), especialização em Ensino de Filosofia-FACE, aperfeiçoamento em Gestão Educacional, faz parte do Grupo de Estudos da Epistemologia Transdisciplinar da Complexidade - UFBA e do GELING-FACED-UFBA. Tem experiência na área de Lógica, Metafísica e Educação. Pesquisando Epistemologia, Lógica, ensino de Filosofia e a Transdisciplinaridade. Atualmente concentra interesse na Metafísica de Henri Bergson, principalmente sobre os conceitos de duração, intuição, inteligência e instinto

IVANA CAROLINA ALVES DA SILVA SOUZA
Licenciada em Pedagogia (Unifacs); Bacharel em Turismo e Hotelaria (UNEB); Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB) na linha de pesquisa 4: Educação, Currículo e Processos Tecnológicos; Doutoranda pelo Doutorado Multidisciplinar e Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento (UFBA) na linha de pesquisa 2: Difusão do Conhecimento - Informação, Comunicação e Gestão. É integrante dos grupos de pesquisa Comunidades Virtuais e do Grupo de Estudos Multidisciplinar Sociedade Solidária, Educação, Espaço e Turismo ambos da UNEB, atuando nos seguintes temas: Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, Cultura digital, Museus Virtuais; Design cognitivo; Práticas pedagógicas e Práticas comunitárias