JUVENTUDES:<br>possibilidades em movimento

JUVENTUDES:
possibilidades em movimento

Autores: Alexandre Martins Joca - Dorgival Gonçalves Fernandes (Orgs.)

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Sinopse

O livro Juventudes: possibilidades em movimento trata de questões e sentidos que pautam o viver da juventude brasileira. Seus capítulos agrupam-se em 04 categorias temáticas: I) Sociabialidades, Projetos de Vida e Culturas Juvenis. Ana Klein, Ana Nascimento, Camila Marinho, Celecina Sales, Ercíclia Olinda, Flávia Sousa, Inambê Fontenele, Kamila Souza e Nádia Sousa pensam as formas e processos de sociabilidades juvenis, expectativas e projeções para o futuro e os modos como dão sentidos e significados à existência. 2) Políticas, Educação e Processos Constitutivos das juventudes. Adriana de Almeida, Alexandre Joca, Angela Corso, Dorgival Fernandes, Fislaine Müller, Lígia Freitas, Nozângela Dantas, Patrícia Santos, Pricila Santos refletem sobre a formação da categoria juventude, a sua constituição, as diferentes concepções de “juventude”, as condições do “ser jovem” e os seus processos formativos. 3) Formação Política, Desigualdades e Conflito com a Lei. Arthur Ferreira, Carlos de Melo Neto, Carolina Oliveira, Cristiane Marinho, Edielson Nascimento e Jaiane Araújo pensam sobre os tempos juvenis, modos de vida, de atuação, de articulação e mobilização na (ou em conlito com a) sociedade, e de se posicionar como sujeitos que fazem política. 4) Gênero e Sexualidades juvenis. Anna Pontes, Antônio Carlos Martins, Antônio Alex Souza, Celecina Sales, Denize Sepulveda, Fca Lidiane Souza, José Roberto Alves, marco Gomes, Renan Corrêa, Silvia dos Santos e Yuri Sepulveda problematizam os modos singulares como as juventudes subvertem os mecanismos de reprodução das relações de gênero e da heteronormatividade.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1696-9
DOI: 10.24824/978854441696.9
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 292
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

JUVENTUDES:<br>possibilidades em movimento

Autores

ADRIANA DE ALMEIDA
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores/UERJ. Pesquisadora do Diretório de Pesquisa e extensão CNPQ Vozes da Educação

ALEXANDRE MARTINS JOCA
Doutor em Educação Brasileira. Mestre em Educação e Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (Campus de Cajazeiras). Foi Professor Pesquisador dos cursos de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola; e Educação em Direitos Humanos pela UFC. Foi Consultor Especialista do Ministério da Educação (MEC/SECAD/CGDH) em Gênero e Diversidade Sexual. Atua nos seguintes temas: Gênero e diversidade sexual, políticas públicas e gestão educacional, educação sexual escolarizada, formação docente, juventude, movimentos sociais, pesquisa educacional e ensino da língua portuguesa

ANA MARIA DO NASCIMENTO
Doutoranda em educação pela Universidade Federal do Ceará- UFC, Mestre em educação Pela Universidade Estadual do Ceará- UECE. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri- URCA. Professora da Educação Básica no município de Crato - CE. Bolsista FUNCAP. Membro do Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas - DIAFNA e Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho e Formação de Professores- GEPET

ANA MARIA KLEIN
Doutora em Educação (área temática psicologia e educação), pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Estadual Paulista, UNESP campus São José do Rio Preto e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu: Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). Consultora ONU/PNUD; UNESCO em Educação e Direitos Humanos. Foi membro da Comissão Relatora das Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos (DCNEDH) junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Foi consultora da UNESCO em programa de formação docente. Consultora do MEC no Programa Ética&Cidadania e em Educação em Direitos Humanos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente, atuando nos seguintes temas: educação em direitos humanos, formação moral, ética e cidadania, metodologias ativas de aprendizagem

ANGELA MARIA CORSO
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste e Professora titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Professora do Curso de Pedagogia/UNICENTRO, Irati, e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Unicamp

ANNA MARIA DE LIRA PONTES
Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Licenciada em História pela Universidade Federal da Paraíba. Professora de história da educação básica pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará

ANTÔNIO ALEX PEREIRA DE SOUSA
Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Filosofia pela Universidade Estácio de Sá. Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Professor de Filosofia da Faculdade Ratio/Ce. Professor de filosofia da educação básica pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará

ANTÔNIO CARLOS BORGES MARTINS
Mestre em Psicologia (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - MG – CES/JF) e Mestre em Letras/Literatura Brasileira (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - MG – CES/JF). Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea. Graduado – Licenciaturas em: Filosofia, Psicologia e Ciências. Atualmente é professor no curso de Pedagogia do PARFOR/URCA-CE

ARTHUR VIANNA FERREIRA
Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professor Adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/FFP. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula – Formações, representações e Práticas educativas não escolares, registrado sob o nº 4955 no SR3-UERJ

CAMILA HOLANDA MARINHO
Doutora em Sociologia pela UFC, com estágio em Portugal (PDEE) junto ao Observatório Permanente da Juventude (OPJ) do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa (UL). Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do Laboratório das Artes e das Juventudes (LAJUS) e do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC)

CARLOS ROBERTO CALS DE MELO NETO
Mestrando em Direito Constitucional e Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Advogado com experiência em execução e gestão de medidas socioeducativas e na defesa judicial de adolescentes acusados de praticar ato infracional, facilitador de práticas restaurativas pelo Instituto Terre dês hommes – ajuda à infância (Tdh Brasil)

CAROLINA ROCHA DE OLIVEIRA
Especialista em Mediação de Conflitos e Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Advogada com experiência em execução de medidas socioeducativas e programas de proteção à infância e adolescência, facilitadora de práticas restaurativas pelo Instituto Terre dês hommes – ajuda à infância (Tdh Brasil)

CELECINA DE MARIA VERAS SALES
Pós-Doutora em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Curso de Graduação em Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC

CRISTIANE MARIA MARINHO
Pós-doutora em Filosofia da Educação (UNICAMP). Doutora em Educação (UFC). Doutoranda em Filosofia (UFG). Mestre em Filosofia (UFPB/UFMG). Especialista em Economia Política (UECE). Graduada em Filosofia (FAFIFOR). Professora Associada e Professora Colaboradora de Filosofia do Mestrado Acadêmico em Serviço Social (UECE)

DENIZE SEPULVEDA
Pós-doutora e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Mestre em Educação e Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Psicopedagogia e Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio. . Bacharel e Licenciada em História. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação “Processos formativos e desigualdades sociais” – PPG-EDU/FFP/UERJ. Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Educação

DORGIVAL GONÇALVES FERNANDES
Pós-doutor em educação pela USP. Doutor em Educação pela UFSCar. Pedagogo e mestre em educação pela UFPB. Professor Associado na Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras. Lider do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Linguagem e Práticas sociais – GIEPELPS

EDIELSON JEAN DA SILVA NASCIMENTO
Mestre em Ciências das Religiões, Especialista em Arquivologia  e Graduado em História pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Secretário Geral Adjunto das Faculdades Nova Esperança. Tem experiência na área de História, com ênfase em Movimentos Sociais, atuando nos seguintes temas: história, história oral, juventudes, pastoral de juventude, religiões, cultura popular

ERCÍLIA MARIA BRAGA DE OLINDA
Pós-doutora em Ciência da Religião. Doutora em Educação. Professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas

FLÁVIA ALVES DE SOUSA
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com estágio sanduíche em Portugal, no Instituto de Ciências Sociais - ICS. Mestre em Educação Brasileira e Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC. Professora adjunta da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, no Departamento de Educação. Tem estudos na área de infância e juventude, na perspectiva da sociologia e antropologia da educação, discutindo identidade, etnicidade, socialização e sociabilidade

FRANCISCA LIDIANE ARAÚJO DE SOUZA
Doutoranda, Mestra em Educação Brasileira e graduada em Economia Doméstica pela UFC. Realiza pesquisas relacionadas principalmente aos seguintes temas: Juventudes, educação, gênero, sexualidade e educação superior. É integrante do Grupo de Pesquisa NEGIF - Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Idade e Família (Centro de Ciências Agrárias/UFC) e do Grupo de Pesquisa Juventude Cultura e Sociedade/CNPq

GISLAINE MÜLLER
Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Psicopedagogia pela PUCRS

INAMBÊ SALES FONTENELE
Doutoranda e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Experiência em: coordenação pedagógica no Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte da Rede Cuca. Professora em cursos de licenciaturas na Universidade Regional do Cariri - URCA, Faculdade Patativa do Assaré, Faculdade Latina Americana de Educação – FLATED. Tutora nas licenciaturas da Educação a Distância da Universidade Federal do Ceará - UFC; e voluntária como coordenação pedagógica do Circo Escola de Ecocidadania do Instituto de Ecocidadania Juriti (IEJ). Desenvolve trabalhos nas seguintes áreas de conhecimento referente à educação: História e Fundamentos Filosóficos da Educação; Educação Psicomotora, Educação Popular; Educação Social; Educação a Distância, Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Social de Circo Escola Social; Juventude; Didática; Estágio; Políticas Públicas; Estrutura e Funcionamento da Educação Básica; Cultura; Interdisciplinaridade; Pesquisa e Memória na Educação dentre outras áreas especificas da educação formal e não-formal

JAIANE ARAÚJO
Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Graduada em Economia Doméstica pela UFC Técnica em Agropecuária com Habilitação em Agroindústria pela Escola Agrotécnica Federal de Iguatú - EAFI.  Desenvolve pesquisas nas temáticas de Juventude e Política, Movimentos Sociais, Engajamento político, Formação, Tecnologias Digitais e Práticas Educativas. Faz parte do grupo de estudos em Juventude e Sociedade da linha de Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola do Programa de Pós-graduação em Educação da UFC

JOSÉ ROBERTO ALEXANDRE ALVES
Graduado em História  pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Formação em Terapia Comunitária Integrativa (Movimento Integrado de Saúde Comunitária da Paraíba – MISC – PB). Atualmente é educador do Centro de Orientação e Desenvolvimento de Luta Pela Vida (CORDEL Vida) e Técnico de Referência do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Prefeitura de Bayeux-PB

KAMILA COSTA DE SOUSA
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharela em Economia Doméstica (UFC). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Economia Doméstica e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/PIBIC/UFC. Realiza pesquisa e extensão com ênfase na categoria Juventudes associando temas como: Educação, Políticas Públicas, Gênero, Família, Participação Política, Movimentos Sociais, Sexualidade. Tem se dedicado aos estudos rurais/campo, pesquisando principalmente Educação Popular, Educação do Campo, Juventudes do Campo, Cultura Camponesa. É integrante do Grupo de Pesquisa NEGIF - Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Idade e Família (Centro de Ciências Agrárias/UFC)

LÍGIA LUÍS DE FREITAS
Doutora e mestre em educação pela UFPB. Graduada e Especialista em Educação Física pela UFPB. Realizou Doutorado Sanduíche em Currículo na Universitat de Barcelona integrando o programa hispano-brasileiro de cooperação entre a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade de Barcelona: Gênero e educação superior: políticas, narrativas e currículo. Professora titular da rede escolar pública do município de João Pessoa e do Centro Universitário de João Pessoa. Professora do UNIPÊ-PB. Tem experiência com formação de professores/as e jovens, com a educação física escolar na educação infantil, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e com formação de profissionais do Projovem Urbano. Trabalha com temas do currículo formal e temáticas em interface: gênero, questões étnico-raciais e corpo, cultura do movimento, juventude, políticas para mulheres e direitos humanos

MARCO ANTÔNIO GOMES
Pós-Graduando em Treinamento Desportivo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Graduando em Educação Física Escolar pela Universidade Estácio de Sá. Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

NÁDIA JANE SOUSA
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal da Paraíba, atuando na formação de pedagogos na área de Educação Infantil. Realiza estudos e pesquisas acerca dos processos midiáticos que perpassam as práticas culturais infantis e juvenis

NOZÂNGELA MARIA ROLIM DANTAS
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestra em Educação e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras

PATRÍCIA ELAINE PEREIRA DOS SANTOS
Doutora e Mestra em Educação pela UFRJ. Licenciada em Pedagogia pela PUC-Rio. Professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro na unidade da Faculdade de Formação de Professores em São Gonçalo (UERJ- FFP). Desenvolve estudos sobre juventude, mais especificamente sobre jovem de origem popular e espaços educativos.   Têm experiência na área da educação, com ênfase da educação em periferias, atuando em projetos sociais e educacionais

PRICILA KOHLS DOS SANTOS
Pós Doutoranda na PUCRS vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Centro de Estudos em Educação Superior. Doutora em Educação pelo PPGEDU/PUCRS, com estágio sanduíche na Universidad Politécnica de Madrid. Mestre em Educação pelo PPGEDU/PUCRS. Graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Integrante do ARGOS (Grupo de Pesquisa em EAD da PUCRS). Participante do Projeto Alfa GUIA (Gestão Universitária Integral do Abandono). Realiza assessoria pedagógica em EAD e prestação de serviços e consultoria em Tecnologia Educacional e EAD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais na Educação, atuando nos temas: educação a distância, ambientes de aprendizagem, informática na educação, formação de professores, design instrucional e tutoria online

RENAN CORRÊA
Bolsista do PIBIC na pesquisa “A lesbofobia e a homofobia nos cotidianos das escolas: a religião interferindo nas práticas de professoras e professores. Membro do Grupo de Pesquisa “Gênero, Sexualidades e Diversidades nos Vários EspaçosTemposCotidianos (GESDI)” da FFP/UERJ

SILVIA MARIA VIEIRA DOS SANTOS
Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Juventude e em Metodologias do Ensino de História. Graduada pela Universidade Estadual do Ceará, Historiadora e mulher negra. Professora de História do ensino médio na Rede Pública Estadual (Ce) e da Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Tem experiência na área de História e Educação com ênfase nas Africanidades, Religiosidades, Juventudes

YURI SEPULVEDA
Mestrando em Estudos Cinematográficos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Cinema