Autores: Lúcia Maria Vaz Peres - Andrisa Kemel Zanella (orgs.)
A publicação deste livro é resultado de um projeto desenvolvido ao longo de quatro anos, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, direcionado às imagens autoformadoras presentes na formação inicial de professoras. O projeto teve como objetivo realizar um estudo com um grupo de 07 alunas, no período de 4 anos (2006/2009), a fim de garimpar imagens da infância, representações e arquétipos presentes no processo de formação inicial. O foco estava direcionado às “influências matriciadoras” presentes em suas trajetórias, para buscar nelas a potência dos saberes futuros e em movimento.
Ao longo deste processo percebeu-se que esta modalidade de pesquisa-formação vai possibilitando a construção da autoria sobre seu si-mesmo. Nesse sentido, torna visível o valor do trabalho autobiográfico com vistas a compreender a máxima sartriana: “o que estou fazendo com o que fizeram de mim”. Estimuladas pelos achados e, sobretudo, pelo movimento empreendido por estas alunas, resolvemos organizar um evento e agora o livro com as escritas de alunas protagonistas da pesquisa. Nesta tecedura de escritas de autobiografias educativas, contamos com suporte de escritas de professores formadores que colaboraram nesse final de processo, bem como de doutorandas integrantes do GEPIEM (Grupo de estudos e pesquisas sobre Educação, Imaginário e Memória), topos desta pesquisa.
No referido grupo a abordagem teórica está voltada para os estudos do Imaginário e suas relações como a memória como processos autoformativos. Tal abordagem tem se revelado como potencializadora de expressões e de representações como substâncias do Imaginário Educacional. Quais sejam: alegorias, metáforas, símbolos e mitos. Com isso, deseja-se que a razão educativa caminhe em direção ao des-atrofiamento de imaginário super excitado de imagens “des-educadas” que, invariavelmente, atrofiam os sentidos profundos da existência humana. Assim, esta coletânea reúne textos, desde pontos de vista e temporalidades diferentes. Nosso desejo é contribuir com este “pequeno e potente” ingrediente para um aprofundamento sobre o tema da escrita autobiográfica.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-804-2133-0
DOI: 10.24824/978858042133.0
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 144
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Andrisa Kemel Zanella
Bacharel
Bárbara Pires Wegner
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas.
Cleuza Maria Sobral Dias
Doutora em Educação pela PUCRS. Realizou Estágio de Doutoramento na Universidade de Aveiro (Jan./Jul 2001). Mestre em Educação pela PUCRS e Graduada
Flávia Griep Mancini
Possui graduação
Jiani Torres Álvaro
Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma unidade acadêmica.
Lúcia Maria Vaz Peres
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (1982) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professora na categoria Associado nível I, Faculdade de Educação, na Universidade Federal de Pelotas. Desenvolve atividades de docência na graduação e no Programa de Pós-graduação
Lucimar Oreques
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas.
Maria Helena Menna Barreto Abrahão
Possui licenciatura
Márcio Xavier Bonorino Figueiredo
Possui graduação
Rita de Cássia Tavares Medeiros
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Começou a trabalhar como professora de Educação Infantil em 1978 e posteriormente na rede pública de ensino, nas classes de alfabetização. Permaneceu nesse universo atuando como professora e coordenadora pedagógica na zona urbana e rural. É professora da Universidade Federal de Pelotas, desde 1989, categoria professor adjunto. Pertence à Associação Brasileira para Divulgação Estudos e Pesquisas da Pedagogia Freinet, coordenando um Pólo de Divulgação no Rio Grande do Sul.
Raquel Bastos Trindade
Pedagoga formada pela Universidade Federal de Pelotas.Atua como professora da Educação Infantil do Colégio São José, Pelotas – RS.
Valeska Fortes de Oliveira
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é Professora Titular, do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. É professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, integrando a Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário Social - GEPEIS e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Imaginário, Educação e Memória da UFPEL-RS. Desenvolve pesquisas e projetos de formação nas temáticas: Imaginário social, Educação Básica e Superior, Formação Inicial e Continuada. Pós-Doutora em Ciências da Educação (2007) pela Universidade de Buenos Aires (Argentina).Pesquisadora de Produvidade em Pesquisa do CNPq. Participa do Convênio CAPES-GRIECE entre Brasil e Portugal representando a Universidade Federal de Santa Maria, realizando missões de trabalho nas Universidades de Lisboa e do Porto, em Portugal sobre Pedagogia Universitária, coordenado no Brasil, pela profa. Dra. Maria Isabel da Cunha.