Autores: Lucio Fernandes Ferreira - Andrea Michele Freudenheim
De acordo com a American Psychiatric Association (APA), 6% das crianças, em idade escolar, apresenta Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). É um dos transtornos desenvolvimentais mais frequentes e um dos principais problemas de saúde na população infantil. Nesta obra, além de abordar questões gerais envolvendo o processo de Desenvolvimento Humano e Desenvolvimento Motor, apresentaremos também, os principais temas referentes ao fenômeno (TDC).
No Capítulo I discutiremos sobre aspectos gerais referentes ao desenvolvimento humano. O Capítulo II e III apresentaremos questões específicas do processo de desenvolvimento motor, em especial, os modelos representativos deste processo. Também abordaremos aspectos históricos envolvendo os estudos sobre o Desenvolvimento Motor.
O Capítulo IV é dedicado aos principais fatores relacionados ao Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, como: conceituação, etiologia, subgrupos, prevalência, coocorrências, impactos no dia a dia, questões neurais e a intervenção. No Capítulo V debateremos sobre os instrumentos e testes de avaliação, o processo de identificação e a padronização do principal teste utilizado neste processo. Finalmente, no Capítulo VI teceremos nossas considerações e as sugestões para estudos futuros.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1647-1
DOI: 10.24824/978854441647.1
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 146
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
LÚCIO FERNANDES FERREIRA
Doutor em Educação Física pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto A Nível II da Universidade Federal do Amazonas. Professor e orientador no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/UFAM. Coordenador do Laboratório de Estudos em Comportamento Motor Humano/FEFF/UFAM, atuando nos seguintes temas: educação física escolar, desenvolvimento motor, transtorno do desenvolvimento motor e pedagogia do movimento.
ANDREA MICHELE FREUDENHEIM
Doutora em Educação Física e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo. Professora associada da Universidade de São Paulo. Atua no Laboratório de Comportamento Motor, com os seguintes temas: aprendizagem motora, com ênfase em instrução, dicas, foco de atenção e prática, programa de ação e hierarquia; e desenvolvimento motor, com ênfase em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação da Escola de Educação Física e Esporte da USP.