Capa do livro: PERCURSOS E NARRATIVAS DE MULHERES PROFESSORAS

PERCURSOS E NARRATIVAS DE MULHERES PROFESSORAS

Autores: Jussara Cassiano Nascimento (Organizadora)

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Sinopse

O que é a formação do ponto de vista do sujeito? Como se forma o sujeito? Como o sujeito aprende? Tomando como princípio essas indagações de Marie Christine Josso (2014, p. 57) apresentamos o livro Percursos e Narrativas de Mulheres Professoras, no qual oito professoras doutoras narram suas histórias de vida e percursos de formação, apontando o significado dessa formação, sendo examinada pelo próprio sujeito, a partir das experiências adquiridas ao longo da vida, dando lugar ao que Josso (2014) denomina de “biografia educativa”.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1675-4
DOI: 10.24824/978854441675.4
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PERCURSOS E NARRATIVAS DE MULHERES PROFESSORAS

Autores

LIA CIOMAR DE FARIA
Pós-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (2012) e em Ciência Política pelo IUPERJ (2008), doutora em Educação (UFRJ/1996), mestre em Filosofia da Educação IESAE/FGV (1989), bacharel e licenciada em História (UFRJ /1971) e graduada em jornalismo (URFJ/1967). É professora associada de graduação e pós-graduação da UERJ/PROPED e foi coordenadora da linha de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História. Coordena o Laboratório Educação e República (LER) e é bolsista do programa Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Atua na área de educação, com ênfase em história da educação, gestão dos sistemas educacionais e memória fluminense. É autora e/ou organizadora dos livros Chaguismo e Brizolismo: territorialidades políticas da escola fluminense (Quartet, 2011); Ideologia e Utopia nos anos 60: um olhar feminino (EdUerj, 1997); CIEP: a utopia possível (Livros do Tatu, 1991), dentre outros.

MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS
Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Minho (2011). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2004). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1999). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense – UFF (1995). Graduada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984). Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped), e no Departamento de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação (DEPAG/UERJ). Bolsista de Produtividade do CNPq desde 2011. Bolsista do Programa Prociência/Uerj desde 2015. Autora de livros, capítulos e artigos científicos e organizadora de coletâneas resultantes de trabalhos de pesquisa. Membro do Conselho Estadual de Educação desde 2013. Pesquisadora na área de História da Educação e Políticas Educacionais, com ênfase na educação doméstica no Brasil oitocentista e criação/consolidação dos sistemas educacionais, além da educação na casa (homeschooling) e suas implicações na atualidade.

JUSSARA CASSIANO NASCIMENTO
Natural da Cidade do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/ RIO), Pós-Graduada em Psicopedagogia e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes, Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), lecionando durante 40 anos na Educação Básica brasileira. Atualmente, cursa o Pós-Doutorado em Educação, na UERJ/ Maracanã, é Membro do Grupo de Pesquisa LER (Laboratório de Educação e República) e atua como docente no Colégio Público Federal Brigadeiro Newton Braga, vinculado ao Comando da Aeronáutica, na Ilha do Governador/RJ.

CINTIA CHUNG MARQUES CORRÊA
Natural de Petrópolis/RJ. Possui Doutorado em Educação (Universidade Católica de Petrópolis), Mestrado em Educação (Universidade Católica de Petrópolis), Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (Faculdade Plínio Leite), Psicopedagogia (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Administração Escolar (Universidade Cândido Mendes), Supervisão e Orientação Educacional (Universidade Católica de Petrópolis). Possui graduação em Pedagogia (Universidade Católica de Petrópolis) e há 32 anos atua no magistério público municipal e estadual nas funções de professora, diretora e orientadora escolar. Atualmente ministra aulas no curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá (Petrópolis/RJ) e atua na função de orientadora escolar na Escola São Judas Tadeu (Petrópolis/RJ).

MÁRCIA PATRÍCIA BARBOZA DE SOUZA
Natural de Juiz de Fora-MG. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Mestre em Educação pela mesma Universidade. Especialização em Pesquisa e Docência no Ensino Superior. Graduada em LETRAS pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Compõe o quadro efetivo de docentes da rede municipal de ensino de Juiz de Fora, há 24 anos. Atualmente faz parte da equipe gestora de uma unidade escolar da rede.

TATIANE CHAGAS LEMOS
Natural de Duque de Caxias/RJ. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela UERJ e Doutora em educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Foi professora substituta do curso de pedagogia da UERJ e atualmente é Orientadora Educacional na secretaria de educação de Duque de Caxias. Tem se dedicado a pesquisas envolvendo os temas: formação docente e artefatos culturas como cinema, rádio e audiovisuais.

ANA LISA NISHIO
Natural de Duque de Caxias/RJ. Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atuando como docente da instituição desde 2010. É Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, onde pesquisa formação de professores de matemática em ambientes virtuais de aprendizagem.

SARA ROZINDA MARTINS MOURA SÁ DOS PASSOS
Doutora e Mestre em Educação, licenciada em Pedagogia e Letras (Português-Literatura), professora efetiva aposentada do Município e do Estado do Rio de Janeiro. Diretora e Coordenadora Pedagógica em instituições públicas e particulares, envolvendo desde a Educação Infantil ao Ensino Superior. Projetou e implantou cursos técnicos na rede pública e particular. Membro do Conselho Editorial da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação/RJ e Consultora Técnica do Colégio Renovação, em Vitória/ES. Tem artigos acadêmicos publicados em anais da Reunião Nacional da ANPEd, Simpósios nacionais e internacionais da ANPAE e nos Encontros do ENDIPE.