Autores: Aline Silva De Bona - Claudia Simone Cordeiro Pelissoli (Orgs.)
A ciência é como uma centelha em palha seca, uma vez acesa, coloca em movimento uma série de eventos que se sucedem exponencialmente. Esta explosão de conhecimento é alimentada pela interação entre as diferentes ciências, o que se chama interdisciplinaridade, e, quanto mais troca de conhecimento houver, maior o crescimento do saber. O primeiro capítulo deste livro ressalta a importância desta interação interdisciplinar e como o orientador é um vértice catalisador desse processo. O segundo capítulo é um exemplo dessa interação, pois procura relacionar conhecimentos oriundos de duas ciências: a educação e a administração, fazendo emergir um modelo focado no relacionamento interpessoal. O terceiro capítulo logra defender a ideia de que a integração de três distintas ciências (Direito Tributário, Matemática e Contabilidade) podem produzir algo maior do que a mera soma de seus conhecimentos específicos, algo que pode resultar em ações também éticas e solidárias. Um exemplo desta ação ética que advém da interação entre ciências díspares é o quarto artigo, que igualmente articula conhecimentos de enfermagem, educação e administração para fomentar a ideia de que a prática de saúde deve incorporar atitudes de humanização, onde o paciente não é tido apenas como um número, mas considerado em sua dignidade, atitude que deve estar presente já na formação escolar dos diferentes profissionais da saúde. Mas isto exige uma mudança de paradigma educacional, para tanto, o quinto e último capítulo traz relevante contribuição sobre a possibilidade de mudanças de paradigma no cerne acadêmico, ao propor uma gestão democrática na escola, onde a comunidade escolar pode intervir e questionar práticas de gestão administrativas, transformando antigos modelos educacionais em novos, resultantes da importante interação de distintos saberes, como educação e administração, assim como ciência política. A enorme teia do conhecimento é como as incontáveis conexões de neurônios em um cérebro; este livro quer ser uma simples sinapse, incrementando ainda mais o imenso arsenal do saber.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1747-8
DOI: 10.24824/978854441747.8
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 102
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ALINE SILVA DE BONA
Pós-Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Informática na Educação, mestre em Ensino de Matemática e licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Osório
CINTIA LISIANE DA SILVA RENZ
Mestre em Desenvolvimento Regional com ênfase no Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Graduada em Ciências Contábeis pela Unijuí. Professora de Contabilidade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Osório
CLAUDIA SIMONE CORDEIRO PELISSOLI
Especialista em Educação Básica Profssional, graduada em Tecnologia em Processos Gerenciais e atua como Tecnóloga em Processos Gerenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Osório
EVERTON RICARDO BOOTZ
Doutor e Mestre em Teologia e Especialista em Direito Civil e Processo Civil, Editor-Chefe da Revista Direito, Cultura e Cidadania, Professor no Curso de Direito e Teologia no Ensino Superior na UNICNEC-RS, modalidades Presencial e EAD.100
ISABEL CRISTINA TEDESCO SELISTRE
Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Aprendizagem de Língua Estrangeira (UNISINOS). Mestre em Linguística Aplicada (UNISINOS) Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – campus Osório
ITAMARA DA SILVEIRA
Especialista em Educação Básica Profssional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Osório, Bacharela em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e Técnica em Contabilidade pelo Instituto Estadual Riachuelo. Estudante do curso de licenciatura em Matemática no Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e Fiscal Tributária
LÍRIAN BECKER FERREIRA
Especialista em Educação Básica Profssional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Osório. Bacharela em Enfermagem pela Faculdade Jangada, Jaraguá do Sul/SC. Professora do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Cenecista Marquês de Herval, Osório/RS