Capa do livro: FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES:<br> teorias e praticas

FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES:
teorias e praticas

Autores: Antonia Edna Brito - Josania Lima Portela Carvalhedo - Raimunda Alves Melo (Orgs.).

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Sinopse

O livro aborda a formação continuada de alfabetizadores em suas articulações com a prática docente alfabetizadora.  Nesta perspectiva, apresenta diferentes componentes dessa prática a partir de resultados de pesquisas empírica. A formação continuada é abordada como um dos aspectos essenciais ao desenvolvimento profissional docente.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1695-2
DOI: 10.24824/978854441695.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES:<br> teorias e praticas

Autores

ADÉLIA MEIRELES DE DEUS
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí. Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Professora da Rede Municipal de Teresina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Continuada, Narrativa, Prática Pedagógica.

ANTONIA EDNA BRITO
Possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1983), especialização em Alfabetização pela Universidade Federal do Piauí (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1997) e doutorado em Doutorado Em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2003). Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização Docente em Pedagogia. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPI. Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, alfabetização, educação infantil, prática docente alfabetizadora e saberes docentes.

BÁRBARA MARIA MACÊDO MENDES
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Federal do Piauí e Coordenadora – Associada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores, Práticas Pedagógica e Estágio Supervisionado. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Formação de Professores, Prática Pedagógica, Estágio Supervisionado e Formação Continuada.

FRANCISCA DAS CHAGAS CARDOSO DO NASCIMENTO SANTOS
Doutoranda e Mestra em educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, especialista em Psicopedagogia Institucional - Universidade Cândido Mendes – UCM. Possui experiência no ensino básico e no ensino superior. É professora efetiva na rede de ensino da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC/Teresina e na rede estadual de ensino da Secretaria da Educação do Estado do Piauí - SEDUC-PI. É membro ativa do NUPPED - Núcleo de Pesquisa sobre Formação e Profissionalização em Pedagogia-UFPI. Formadora de professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/UFPI.

FRANCISCO MARCOS PEREIRA SOARES
Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2017-2019). Possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2012). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica com ênfase em Educação Inclusiva pela Faculdade São Judas Tadeu de Floriano, Piauí. (2014). Especialista em Gestão Educacional em Espaços escolares e não escolares pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2016). Atualmente trabalha como técnico-pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Buriti dos Montes e professor da educação básica no município de Crateús - CE.

GEANE ALVES
Licenciada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Especialista em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA/CE. Atuou como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental, Superintendente Adjunta do Programa de Fortalecimento da Gestão Escolar, Coordenadora de Alfabetização, Coordenadora de Supervisão Pedagógica no período de 2001 a 2010. Exerceu a função de Gerente do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Teresina-PI. Foi Conselheira do Conselho Municipal de Educação de Teresina, representando o poder Executivo desta municipalidade. Atualmente exerce a função de técnica da Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Estadual de Educação e Cultura. Professora formadora do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC/MEC/UFPI (2013 a 2017). Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação de professor, gestão escolar, alfabetização e práticas pedagógicas e curriculares.

JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHÊDO
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd. Supervisora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI. Tem experiência na área de educação básica e superior, supervisão escolar e gestão. Estuda os seguintes temas: formação, trabalho docente, práticas pedagógicas, gestão escolar, participação e cidadania.

KELLY DANIELE SANTOS SILVA BRITO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Maurício de Nassau - Unidade FAP Teresina (2014). Especialização em Educação Especial com ênfase em AEE (FAR- Faculdade Ademar Rosado). Tem experiência na área de docência de Pedagogia em Educação Infantil e Fundamental em escolas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) durante o estágio extracurricular.

MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1980), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação.

MARIA DO CARMO MEIRELES DE DEUS
Especialista em Administração de Organizações Educacionais e Metodologia do Ensino Superior (UFPI – Universidade Federal do Piauí e INTA – Instituto Superior de Teologia Aplicada); Graduada em Pedagogia UFPI; Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI; Professora Orientadora de Estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC; Atualmente é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Parnaíba e professora substituta da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: formação continuada de professores e prática pedagógica.

MARINALVA VERAS MEDEIROS
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí-PPGED/UFPI. Atuou como professora da educação básica, nos ciclos iniciais do Ensino Fundamental no período de 1991 a 2002, foi professora formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI no biênio 2013-2014. Atualmente é professora substituta da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, professora titular do curso de Pedagogia da Faculdade Evangélica do Piauí-FAEPI. Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação de professor, atuando principalmente nos seguintes temas: supervisão escolar, alfabetização, perfil pessoal e profissional, processo (auto) formativo, prática reflexiva e formação docente.

NEIDE NAIRA PAZ LEMOS
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2010). Especialista em Gestão e Supervisão Educacional com Docência do Ensino Superior e Especialista em Docência em Educação Infantil. Atualmente professora da rede pública Municipal do Município de Teresina e Campo Maior, com ênfase em Educação.

RAIMUNDA ALVES MELO
Graduada em História pela Universidade Estadual do Piauí e em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí. Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (UFPI) e Supervisora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI. Integra o Núcleo de Pesquisa, Estudos e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO/UFPI). Tem experiência na área de educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes campos: Educação do Campo, Currículo, Alfabetização, Prática Docente e Políticas Públicas.

TELMA CRISTINA RIBEIRO FRANCO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia (FAESPI) e Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI. Integra o Núcleo o de Estudos em Educação Especial e Inclusiva do Piauí - NEESPI/UFPI).

TERESA CHRISTINA TORRES SILVA HONÓRIO
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Piauí, vinculada ao Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Tem publicações na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, discutindo temas principalmente ligados às seguintes áreas: docência, aprendizagem, avaliação, educação infantil, alfabetização e letramento, didática e currículo. É Procuradora Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento da UFPI. É pesquisadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil e Alfabetização (NEPEEIA), do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Formação e Profissionalização Docente em Pedagogia (NUPPED) e do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Sobre Formação de Professores e Práticas Educativas (NEFORPE) da UFPI.