Capa do livro: DA FORMAÇÃO E DA PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA:<br> o PNAIC em análise

DA FORMAÇÃO E DA PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA:
o PNAIC em análise

Autores: Antonia Edna Brito - Josania Lima Portela Carvalhedo - Raimunda Alves Melo (Orgs.).

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Sinopse

O livro que organizamos é resultado de estudos e de pesquisas desenvolvidos por professores da educação básica e do ensino superior (profissionais envolvidos com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) que, ao compreenderem a docência como profissão que demanda permanentes aprendizagens, entendem ser importante a socialização de conhecimentos a respeito dos processos formativos de alfabetizadores, bem como acerca das práticas que desenvolvem no ensino da língua escrita. De modo específico, a produção desta obra objetiva provocar análises críticas acerca das políticas de formação continuada de alfabetizadores advogando que essas políticas devem ser uma constante no cenário educacional brasileiro, tendo como compromisso a ampliação dos conhecimentos docentes acerca do processo de alfabetização e de ser professor alfabetizador no atual contexto social. Significa, portanto, questionar os processos formativos orientados pela racionalidade técnica por resumirem os professores a condição de meros de tarefeiros e de consumidores de saberes.  Com esse compromisso os autores defendem que a formação não deve se restringir a orientações práticas sobre a alfabetização, mas deve configurar-se como processo de aprofundamento teórico acerca da alfabetização em unidade com as práticas alfabetizadoras desenvolvidas nas escolas. Essa ideia de formação pressupõe que os professores produzem conhecimentos sobre a prática docente e objetiva que esses profissionais assumam a organização e o desenvolvimento de suas práticas de forma autônoma, crítica e criativa.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1710-2
DOI: 10.24824/978854441710.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

DA FORMAÇÃO E DA PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA:<br> o PNAIC em análise

Autores

ANA LUIZA FLORIANO DE MOURA
Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Possui experiência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Superior. Com trabalhos e pesquisas sobre a formação de professores, educação infantil, prática pedagógica e alfabetização.

ANA VITÓRIA CARVALHO SANTOS
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1986), Mestre em Ciências da Educação pelo Centro de Formação, Estudos e Pesquisas (2011), Revalidado pela Universidade de São Paulo USP. Atualmente é chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos - EJA - Secretaria Municipal de Educação - SEMEC, professora do Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia e de Pós-Graduação da Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI, Formadora do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC e Coordenadora do PROJOVEM URBANO e RURAL da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC - Teresina – PI.

ANTONIA EDNA BRITO
Possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1983), especialização em Alfabetização pela Universidade Federal do Piauí (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1997) e doutorado em Doutorado Em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2003). Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização Docente em Pedagogia. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPI. Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, alfabetização, educação infantil, prática docente alfabetizadora e saberes docentes.

BÁRBARA MARIA MACÊDO MENDES
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Federal do Piauí e Coordenadora – Associada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores, Práticas Pedagógica e Estágio Supervisionado. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Formação de Professores, Prática Pedagógica, Estágio Supervisionado e Formação Continuada.

EDIMILSON PEREIRA DE ARAÚJO
Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Gestão, Coordenação e Supervisão Escolar pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2011). Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (2005), graduação em Filosofia pelo Instituto de Teologia de Caruaru (2002) e graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia de Caruaru (2006). Atualmente é professor - Secretaria Municipal de Educação de Castelo do Piauí, docente da Universidade Estadual do Piauí, professor da Faculdade Evangélica do Piauí e professor do Instituto de Educação do Piauí. Tem experiência na área de Sociologia, Filosofia e Teologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Políticas Públicas Educacionais e na área da infância e juventude.

ELISANE PORTELA DA SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (1996). Atualmente é formadora de professores - Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina, atuando na coordenação da formação do Instituto Qualidade de Ensino-IQE e Programa QUALIESCOLA. É professora da Faculdade de Teologia do Brasil, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É supervisora da Secretaria Municipal de Murici dos Portelas (PI). Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação de professores.

FRANCISCA DAS CHAGAS DO MONTE BELO
Possui graduação plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí, é especialista em Coordenação Pedagógica, Gestão e Supervisão pela ULBRA - Universidade Luterana do Brasil.
Professora efetiva da educação básica e da educação superior na FAEPI - Faculdade Evangélica do Piauí. É coordenadora pedagógica do Programa Circuito Campeão e formadora de professores na Secretaria Municipal de Castelo do Piauí. Atua como formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa /UFPI.

FRANCISCA MARIA DA CUNHA DE SOUSA
Graduada em Normal Superior pela Universidade Estadual do Piauí e em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Brasil. Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Professora da Prefeitura Municipal de Teresina e de José de Freitas e Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI. Integra o Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo - NUFAGEC. Tem experiência na área de: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Pesquisa sobre formação de professores, prática educativa e saberes docentes com foco na Alfabetização e no Letramento.

FRANCYLENA MEIRE DO NASCIMENTO
Graduada em Letras (Português). Pós-Graduada em Administração, Orientação e Supervisão Escolar. Professora do Ensino Fundamental. Orientadora de Estudos do PNAIC.

IVEUTA DE ABREU LOPES
Doutora em Letras - área: Linguística, Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Linguística, Universidade de Brasília; Graduada em Letras pela Universidade Federal do Piauí, habilitações em língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa e em língua inglesa e literaturas inglesa e norte-americana. Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística, língua portuguesa, letramentos/escrita/comunidade, interação e ensino.

JANAINA GOMES VIANA DE SOUZA
Pedagoga pela Universidade Estadual do Piauí (2002); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piauí (2005), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2012) e Doutora em Educação pela UFPI (2017). Possui experiência como assessora e consultora pedagógica em projetos relacionados à Educação Infantil. Professora Dedicação Exclusiva da Universidade Federal do Piauí - UFPI, no Centro de Ciências da Educação - CCE - Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza - LEDOC. Coordenadora dos Cursos de Extensão Docência em Educação Infantil e Dando visibilidade às experiências das crianças na Educação Infantil (UFPI). Membro dos Núcleos de Pesquisas: Formação de Professores - FORMAÇÃO; Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Infância e Educação da Criança - NEPEIEC e Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo - NUPECAMPO.

JANE MARIA CORNELIO DO NASCIMENTO SILVA
Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí (2003). Trabalha na coordenação de políticas de alfabetização da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Tem experiência na área de educação, com ênfase em alfabetização e formação de professores.

JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHÊDO
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd. Supervisora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI. Tem experiência na área de educação básica e superior, supervisão escolar e gestão. Estuda os seguintes temas: formação, trabalho docente, práticas pedagógicas, gestão escolar, participação e cidadania.

MARCELLA DE OLIVEIRA ABREU FONTINELE
Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí e em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Piauí e em Metodologias para o Ensino da Matemática pelo Instituto de Teologia Aplicada. Professora da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí e da Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí. Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa -PNAIC/UFPI. Tem experiência na área de: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Pesquisa sobre formação de professores, com ênfase na prática pedagógica do professor numa perspectiva lúdica.

MÁRCIA MARIA BATISTA SOUSA
Professora efetiva da rede municipal de ensino de Piripiri/PI.Graduada em Pedagogia. Pós-Graduada em Psicopedagogia (institucional e clínica). Coordenadora local do PNAIC.

MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1980), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação.

MARIA DO DESTERRO MELO DA ROCHA NOGUEIRA BARROS
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2015-2018). Pós-graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí (2001), em Tecnologias na Educação - PUC-RIO (2011) e Coordenação Pedagógica – UFPI (2015). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Atualmente é professora de Educação Física - Ensino Médio - Secretaria Estadual de Educação do Estado do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores.

NATANEL PEREIRA FERNANDES
Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI). Atualmente é professor da educação básica no município de Juazeiro do Piauí. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação integral, formação de professores e educação do campo.

RAIMUNDA ALVES MELO
Graduada em História pela Universidade Estadual do Piauí e em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí. Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (UFPI) e Supervisora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI. Integra o Núcleo de Pesquisa, Estudos e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO/UFPI). Tem experiência na área de educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes campos: Educação do Campo, Currículo, Alfabetização, Prática Docente e Políticas Públicas.

ROSIMEYRE VIEIRA DA SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Professora do Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI), atuando com as Disciplinas Pedagógicas nos cursos de Licenciaturas e Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI. Integra o Núcleo de Pesquisa, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Profissionalização Docente em Pedagogia/NUPPEd. Tem experiência na área de educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes campos: Formação de Professores, Práticas Docentes, Currículo, Alfabetização.