Autores: Tânia Regina Raitz (org.)
Esta obra traz mais uma interessante produção do grupo de Pesquisa em Educação e Trabalho (Mestrado em Educação – Univali) coordenado pela professora Tânia Raitz, incluindo também produções de pesquisadores de outras universidades (UFSC e UFRGS). Constitui-se de coletânea na qual são apresentadas experiências e reflexões sobre educação e trabalho na contemporaneidade, com destaque para articulação dessas temáticas com a questão da juventude.
Passada a primeira década do século XXI, é difícil vislumbrar qual será o futuro dos jovens em meio a crises econômicas recorrentes e os ecos de revoltas em diferentes cantos do mundo. Em tempo real, pela televisão ou via internet, assistimos aos confrontos pelas ruas de cidades árabes, que sempre nos pareceram tão distantes e agora frequentam nosso cotidiano.
Em meio a tudo isso será que vale revisitar temas tão clássicos? Certamente sim, penso eu, pois as diferentes vias de futuro para a juventude devem ser percorridas na direção da emancipação humana, o que não pode ser feito sem reflexões sobre educação e do trabalho, enquanto constituidores da vida humana.
A educação, como espaço de formação ampla do ser humano, precisa ser questionada em tempos de saberes fáceis, instantâneos e fugazes, acessíveis a um toque virtual. Se de um lado cada vez mais temos acesso a informações de diferentes partes do mundo, por outro como “separar o joio do trigo”, discriminando aquilo que é relevante? Entre as inúmeras respostas possíveis a essa questão, destacaria o papel de mediador do docente, como elo entre os saberes estabelecidos e o novos conhecimentos.
Falar de trabalho implica certamente o resgate da perspectiva marxiana dessa atividade humana fundamental. Trabalho em seu sentido concreto é produtor de coisas úteis, mas em contrapartida temos o trabalho abstrato, como espaço de alienação humana. Também aqui cabe destacar as contradições presentes em tempos nos quais o avanço tecnológico muitas vezes não caminha na direção da emancipação humana. Caminhar nessa direção requer um esforço coletivo, o que implica, entre outras coisas, pensar nos sentidos do trabalho, abarcando não só a realidade material do trabalho, mas também os processos de significação a ele associados. Justamente o enfoque de alguns textos desta coletânea.
Articular reflexões críticas sobre educação e trabalho hoje é de fundamental importância para aqueles que pretendem contribuir para a construção de um mundo mais justo, na direção da emancipação humana. Sem mais, convido-os a leitura desta obra.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-086-9
DOI: 10.24824/978858042086.9
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Claúdia Basso - Graduada em Psicologia pela URI, doutoranda e mestre na área de Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem formação em Orientação profissional. Atualmente atua como docente nos cursos de Especialização da Faculdade Dom Bosco - UNIESC/Florianópolis e como Professora Tutora no curso semi-presencial de Especialização: A gestão do cuidado para uma escola que protege da UFSC.
Daniela Stamm - Mestre em Educação (Univali), Especialização em Educação (Univille), Graduada em Pedagogia (ACE). Coordenadora de Curso na Faculdade Anhanguera de Joinville.
Dulce Helena Penna Soares - Doutora
Geruza Tavares D’Avila - Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFSC). Atualmente é professora do curso de graduação em Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Ligia Ulir Hirt – Administradora de empresas, psicóloga, especialista em Psicologia da Infância e mestre em Educação pela UNIVALI. Pesquisadora na área de Orientação Profissional. Atua no ramo imobiliário e empresarial com assessoria e consultoria.
Luciane Carmem Figueredo Petters – Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Graduada em Pedagogia pela Univali, Especialização em Educação a Distância (SENAC).
Maria Conceição Borba - Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Graduada em Psicologia pela mesma Universidade, Especialização em Psicopedagogia.
Maria Chalfin Coutinho - Psicóloga e mestre em Educação pela UFRGS, doutora
Maria Fernanda Diogo – Psicóloga formada pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Doutoranda na UFSC e professora da Faculdade Municipal de Palhoça/SC e da Escola Técnica Pró-Saúde, em Florianópolis/SC.
Márcio Amaral -
Nádia Rocha Veriguine – Psicóloga e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formação
Natalí Nascimento – Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); Especialista
Nilton Bueno Fischer - Professor colaborador PPG/
Rosane Bonessi: Administradora de Empresas (UNIVILLE), Especialista
Simone Valdete dos Santos – Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Professora da Graduação e Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Tânia Regina Raitz – Doutora em Educação (UFRGS), Professora da Graduação e do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho do Mestrado em Educação da Univali.