Capa do livro: AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR:<br> perspectivas mundiais - Volume I

AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR:
perspectivas mundiais - Volume I

Autores: Gionara Tauchen - Altair Alberto Fávero (Orgs.).

livro impresso
de R$ 52,90 por
livro digital
de R$ 52,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A avaliação do ensino superior vem produzindo tensões entre os interesses dos Estados, dos organismos multilaterais e das instituições. Situados no âmbito das reformas da administração pública e das políticas educacionais, os estudos que integram este volume da Coleção Avaliação do Ensino Superior abordam a avaliação a partir das experiências do Mercosul, do Espaço Europeu de Ensino Superior e dos países como México, Brasil, Chile, Cuba, Espanha, Angola e Portugal. A proposta desta coleção vincula-se às interações e contribuições do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais CLACSO (2016-2019) Universidades e Políticas de Educação Superior, ao Programa Pró-Mobilidade Internacional CAPES/AULP e à Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES). Estimamos que esta obra contribua para ampliar as nossas compreensões e percepções sobre a avaliação do ensino superior, fortalecendo as aproximações, as interações, os diálogos e as possibilidades de intervenção.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1722-5
DOI: 10.24824/978854441722.5
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR:<br> perspectivas mundiais - Volume I

Autores

ANTÓNIO TEODORO
Diretor do Instituto de Educação e do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. Coordenador do Grupo de Trabalho CLACSO Universidades e Políticas de Educação Superior.

GIONARA TAUCHEN
Doutora em Educação (PUC/RS). Pós-doutorado na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Diretora de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Coordena a Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES). Bolsista produtividade do CNPq.

GLADYS BEATRIZ BARREYRO
Doutora em educação e professora da Universidade de São Paulo, na EACH. Atua também nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Integração da América Latina. Desenvolveu pesquisa pós-doutoral no Center for International Higher Education, no Boston College, EUA e foi professora visitante no Centre for Globalisation, Education and Social Futures na University of Bistol, UK. É membro da rede Universitas/BR do GT11 “Educação superior”, vinculado à ANPED e do Grupo de trabalho Universidad y políticas de educación superior 2016-2019 da Clacso.

GABRIELLA DE CAMARGO HIZUME
Doutoranda em educação (USP), mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina (Prolam-USP), especialista em Políticas Públicas e Avaliação do Ensino Superior (UFPR-Unila) e graduada em Direito. Professora Assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Políticas Públicas e História da Avaliação da Educação Superior (GEPPHAES/USP) e do Grupo de trabalho Universidad y políticas de educación superior 2016-2019 da Clacso. Bolsista Fundação Araucária/CAPES.

ALEJANDRA MONTANÉ LÓPEZ
Doctora en Pedagogía. Licenciada en Filosofía y Ciencias de la Educación. Profesora e investigadora del Departamento de Didáctica y Organización Educativa de la Universidad de Barcelona. Miembro de RIAIPE: Red Iberoamericana de Investigación en políticas educativas y del grupo de investigación consolidado Formación docente e innovación pedagógica (FODIP), iniciativas en las que ha desarrollado una amplia producción científica. Forma parte del grupo de CLACSO Universidades y Políticas de Educación Superior.

JOSÉ BELTRÁN LLAVADOR
Doctor en Filosofía. Profesor titular e investigador del Departamento de Sociología y Antropología Social de la Universidad de Valencia. Miembro de RIAIPE: Red Iberoamericana de Investigación en políticas educativas; del comité de investigación (CI 13) de Sociología de la Educación en la Federación Española de Sociología (FES) y de la Asamblea Federal de la FES, iniciativas en las que ha desarrollado una amplia producción científica. Forma parte del grupo de CLACSO Universidades y Políticas de Educación Superior.

CARLA GALEGO
Socióloga. Doutorada em Educação. Docente de Políticas Educativas e de Educação Comparada. Investigadora CeiED-Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

CÉLIA GONÇALVES PIRES
Mestre em Economia Internacional. Diretora do Serviço de Gestão da Qualidade da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Assessora de Administração. Docente de Estratégia Empresarial.

ARISTEO SANTOS LÓPEZ
Dr. en Educación Aristeo Santos López. Universidad Autónoma del Estado de México. Facultad de Ciencias de la Conducta. México, Toluca.

TANIA MORALES REYNOSO
Dra. En Comunicación por la Universidad Santiago de Compostela, España. Profesora de Tiempo Completo Universidad Autónoma del Estado de México. Facultad de Ciencias de la Conducta. México, Toluca.

MARISA FATIMA ROMAN
Dra. En Ciencias Sociales por la Universidad Autónoma del Estado de México. Facultad de Ciencias Políticas y Sociales.

ÓSCAR ESPINOZA DÍAZ
Investigador asociado del Centro de Estudios Avanzados de la Universidad de Playa Ancha e investigador del Programa Interdisciplinario de Investigaciones en Educación (PIIE).

LUIS EDUARDO GONZÁLEZ-FIEGEHEN
Director del Area de Política y Gestión del Centro Interuniversitario de Desarrollo (CINDA) e investigador del Programa Interdisciplinario de Investigaciones en Educación (PIIE).

BORIS TRISTÁ PÉREZ
Profesor Titular Centro de Estudios para el Perfeccionamiento de la Educación Superior-Universidad de La Habana. Ing. Químico (UH), 1971; Maestría en Dirección de la Producción (1977). Profesor Titular (1983), Dr. en Ciencias Económicas (1984), Doctorado en Ciencias (2008).

ENRIQUE IÑIGO BAJOS
Profesor Titular, Centro de Estudios para el Perfeccionamiento de la Educación Superior-Universidad de La Habana. Licenciado en Sociología, UH (1973), Diplomado Internacional en Administración y Planeamiento de la Educación Nueva Delhi , India (1991), Maestría en Ciencias de la Educación Superior, UH  (1994), Doctor en Ciencias de la Educación Universidad de Humboldt, Berlín, Alemania (1999), Doctorado en Ciencias de la Educación, UH (2000), Profesor Titular, UH (2000).

YENY DELGADO BRITO
Profesora Asistente Centro de Estudios para el Perfeccionamiento de la Educación Superior-Universidad de La Habana. Licenciada en Sociología, UH (2005). Máster en Ciencias de la Educación Superior (2010) CEPES/UH.

ALFREDO GABRIEL BUZA
PhD, Professor Associado – Instituto Superior de Ciências de Educação – ISCED / Luanda, República de Angola: Província de Luanda, Centralidade do Kilamba.

JULIANA LANDO CANGA

PhD, Professora Auxiliar – Instituto Superior de Serviço Social – ISSS, República de Angola: Luanda Bairro Benfica.

MARIANA GAIO ALVES
Professora Auxiliar com Agregação em Ciências de Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) e investigadora na UIED (Unidade de Investigação, Educação e Desenvolvimento) da FCT/UNL.

CAMILA FERREIRA DA SILVA LOPES

Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade Nova de Lisboa (UNL), bolsista Erasmus Mundus.

MARILDA PASQUAL SCHNEIDER
Doutora em Educação, com pós-doutorado em política educativa, e docente da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Pertence a várias organizações científicas, com destaque para a Sociedade Portuguesa de Educação e Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação. Atualmente, é vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unoesc e atua também como Editora-chefe da Revista Roteiro.