Capa do livro: ANAIS DO SIMPÓSIO EM ENSINO TECNOLÓGICO NO AMAZONAS 2015/2016

ANAIS DO SIMPÓSIO EM ENSINO TECNOLÓGICO NO AMAZONAS 2015/2016

Autores: Ana Claudia Ribeiro de Souza - André Pereira Mendonça - João dos Santos Cabral Neto (Orgs.).

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Disponibilizamos nestes Anais as discussões realizadas no Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas – SETA. Um evento técnico cientifico planejado para a legitimação de um espaço de discussão, a partir da interação entre docentes e discentes pesquisadores do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), do Campus Manaus Centro.
Pensar e discutir o ensino tecnológico, refletir e dialogar as tendências contemporâneas da formação de professores, compartilhar e interagir sobre os recursos aplicados no ensino tecnológico, é a proposta destes Anais. O SETA
tem por objetivo ampliar a reflexão e discussão sobre como promover um ensino que forme cidadãos atentos aos problemas sociais e sensíveis para a busca de soluções que tragam progresso tecnológico e inovação, aliados ao desenvolvimento e bem-estar social.
Disponibilizamos nestes Anais as discussões realizadas no SETA sobre as perspectivas investigativas na formação e utilização de recursos pedagógicos de docentes e discentes no ensino tecnológico na interface com a Formação de Professores, com trabalhos científicos que discutiram aspectos relacionados a formação inicial ou continuada, priorizando os processos formativos de professores; Recursos Pedagógicos, neste eixo temático foram contemplados os diferentes meios e recursos pedagógicos para a construção de conhecimentos; Ciência, Tecnologia e Sociedade, aqui, os trabalhos versaram sobre a natureza, apropriação, construção e avaliação social da ciência e da tecnologia e seus impactos na educação; e por fim Educação Inclusiva e Ensino, aqui foram discutidos aspectos referentes a inclusão no contexto do ensino, suas implicações, avanços e desafios.
Desejamos que a leitura destes artigos propiciem mais e mais debates sobre o Ensino Tecnológico.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1459-0
DOI: 10.24824/978854441459.0
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 242
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ANAIS DO SIMPÓSIO EM ENSINO TECNOLÓGICO NO AMAZONAS 2015/2016

Autores

ORGANIZADORES

ANA CLÁUDIA RIBEIRO DE SOUZA
Possui doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Atua como docente na graduação e pós-graduação, como professora permanente no Mestrado em Ensino Tecnológico do IFAM na linha de pesquisa Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico e no mestrado, e no Mestrado em rede nacional em Educação, Profissional e Tecnológica. Foi Coordenadora Geral da Pós-Graduação do Campus Manaus Centro/IFAM, Diretora Sistêmica de Ensino de Graduação/FAM e Diretora de Ensino do Campus Manaus Distrito Industrial/IFAM, e atualmente é Diretora Sistêmica de Pós-graduação/IFAM.

ANDRÉA PEREIRA MENDONÇA
Possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande. Atua como docente na graduação e pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Na pós-graduação, é professora do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, sendo líder do grupo de pesquisa Investigações sobre Recursos e Práticas de Ensino.

JOÃO DOS SANTOS CABRAL NETO
Possui doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Atua como docente na graduação e pós-graduação do IFAM, sendo professor no Mestrado em Ensino Tecnológico. Atua na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica.

AUTORES

ADRIANA NOGUEIRA TAVARES
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro.

ANA CLÁUDIA RIBEIRO DE SOUZA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro.

SIMONE DOS SANTOS DA SILVA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Nilton Lins, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID­ da Fundação Capes.

MARIA INEZ PEREIRA DE ALCÂNTARA
Mestre em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Professora da Universidade Nilton Lins.

KLEDSON ROCHA SOUSA
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/AM. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pqa pesquisa em Psicopedagogia Diferencial – NEPPD/UFAM; Professor da Universidade Nilton Lins.

LUANA UGALDE DA COSTA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Campus Rio Branco, Acre, Brasil.

ROSA MARINS AZEVEDO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Amazonas, Brasil.

UTHANT BENICIO DE PAIVA
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC.

ANDREZA DE MATOS OLIVEIRA
Curso de Licenciatura em Computação, Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara – CESIT, Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Itacoatiara, Amazonas, Brasil.

CAROLINE BARRONCAS DE OLIVEIRA, YEZENIA ROSÁRIO FERRER
Curso de Licenciatura em Pedagogia, Escola Normal Superior, UEA, Manaus, Amazonas, Brasil.

ROMY GUIMARÃES CABRAL
Graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Especialista em Gestão Etnodesenvolvimento e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Manaus, Amazonas, Brasil.

MONIQUE GUERREIRO BASTOS
Instituto Federal do Amazonas, Campus Zona Leste, Manaus, Brasil.

AMANDA ALINE DE SOUZA SAMPAIO
Professora da Faculdade Martha Falcão FMF-DeVry, Manaus, Brasil.

LUCIENE DE ALMEIDA BARROS PINHEIRO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC.

AUSTONIO QUEIROZ DOS SANTOS
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM), Campus Manaus Centro, Manaus, Brasil.

ROSANGELA SANTOS DE OLIVEIRA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM.

ELIANE BARTH TAVARES
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Acre – IFAC – Rio Branco – AC – Brasil, Discente do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

ANDRÉA PEREIRA MENDONÇA
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas – IFAM – Manaus – AM – Brasil, Professora Doutora do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico.

ADRIANA NOGUEIRA TAVARES
Mestranda em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

ROSA MARINS AZEVEDO
Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora orientadora do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

TATIANE SABINO DA SILVA DE ANDRADE
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá-RJ, Especializada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes e mestranda em Ensino Tecnológico no Instituto Federal do Amazonas.

ALESSANDRA TOMÉ CAMPOS
Aluna do Mestrado em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

FERNANDA REBECA ARAÚJO DA SILVA
Aluna do Mestrado em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

MONIQUE GUERREIRO BASTOS ARAGÃO
Arquiteta e Urbanista, professora na FMF DeVry. Mestranda em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM.

MARIA DO CARMO FERREIRA ANDRADE
Mestranda da Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Linha 1 – Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico.

PRICILA RODRIGUES DE SOUZA
Mestranda do Curso Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Linha 2 – Recursos para o Ensino Técnico e Tecnológico.

DIEGO DE ALMEIDA PEREIRA
Licenciatura Plena em Pedagogia, Faculdade Táhirih – ADCAM, Docente do Serviço Social da Indústria – SESI, Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior, Faculdade Literatus – UNICEL, Manaus – AM.

CECÍLIA FROTA SALAZAR
Bacharel em Enfermagem, Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Docente do Centro Educacional Guarany e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM, Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior, Faculdade Literatus – UNICEL, Manaus – AM.

LANA BARROS DE MATOS
Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas.

KAROLINE DUARTE LOPES
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM.

CIRLANDE CABRAL DA SILVA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM.

ANDREZA RAYANE HOLANDA REIS
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM.

CARLA KAROLINE GOMES DUTRA BORGES
Discente do curso de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas – IFAM, Brasil.

CIRLANDE CABRAL DA SILVA
Docente do Instituto Federal do Amazonas – IFAM/ Dr. em Ensino de Ciências, Brasil.

RAFAELA DOURADO ALVES DA SILVA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.