NOVOS HORIZONTES SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR:<br> múltiplos olhares

NOVOS HORIZONTES SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR:
múltiplos olhares

Autores: Vanderlei Balbino da Costa - Vania Ramos Rodrigues

livro impresso
de R$ 41,90 por
livro digital
de R$ 41,90 por

Disponibilidade: 5 Dia(s)

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Das sociedades antigas, à era pós moderna, passamos pelos mais diversos períodos históricos. A sociedade espartana condenava à morte os maus constituídos, anormais, os diferentes, enfim, os deficientes. Discriminar, estereotipar e estigmatizar foram sempre as marcas perversas da sociedade, carregada de pré-conceitos contra aqueles que são diferentes aos padrões estabelecidos pela humanidade. Segregados em hospitais, sanatórios, asilos, clínicas de psiquiatria, lar cristão, igrejas... foram, por muito tempo, locais onde as pessoas com deficiência visual, física, auditiva, intelectual...  depositadas como se fossem objetos  que não tinham valor social. Dos anos de 1960 a 1990 do século XX, quando deflagrou pelo mundo a ideia de que o lugar das pessoas com deficiência é na escola comum, tivemos muitas conquistas. A educação especial em uma perspectiva inclusiva ladeada de profissionais compromissados com o processo de escolarização dos estudantes com deficiência, tem pela frente alguns desafios, a saber: lutar pelo fim dos processos de exclusão que martiriza os diferentes; construir uma escola adaptada as diferentes necessidades educativas especiais; investir na formação inicial e continuada dos docentes. É obvio que eliminar ou pelo menos reduzir esses desafios, superando-os nos processos inclusivos, talvez seja essas as maiores tarefas que os professores atuando na escola comum têm pela frente. Em pleno século XXI, vivemos a era da inclusão escolar. Gestores públicos, coordenadores pedagógicos e docentes, compromissados com a escolarização dos estudantes com deficiência, veem na inclusão a possibilidade de de a escola possa se tornar acessível, abrindo suas portas aos diferentes que buscam na educação sua emancipação e construção de identidade.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1753-9
DOI: 10.24824/978854441753.9
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

NOVOS HORIZONTES SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR:<br> múltiplos olhares

Autores

VANDERLEI BALBINO DA COSTA
Licenciado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992); especialista em Administração Escolar e Didática do Ensino Superior (2004); mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2009) e doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Experiência na área de Educação, História, Leitura e Escrita Braille, Administração Escolar, Didática Geral. Atua nos seguintes temas: Inclusão Escolar, Educação Especial, Formação Docente, Deficiência Visual, Estimulação Visual, Orientação e Mobilidade, Educação Indígena e Diversidade. Exerce os projetos de pesquisa: Políticas de Ação Afirmativa na Universidade: Possibilidades de Inclusão no Ensino Superior; Projeto de Acessibilidade 2017-2020; A Formação Docente nas Escolas Públicas de Jataí (GO). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí - Nível Mestrado, atuando na Linha de Pesquisa 2: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de professores.