Capa do livro: PESQUISA EM EDUCAÇÃO:<br>indissociabilidade entre ensino e extensão

PESQUISA EM EDUCAÇÃO:
indissociabilidade entre ensino e extensão

Autores: Doracina Aparecida de Castro Araujo - José Antonio de Souza (org.)

    Ao trazer temas dessa relevância para o debate, principalmente a partir de experiências práticas desenvolvidas em projetos de extensão, o grupo de pesquisadores expressa seu engajamento com o compromisso social que caracteriza a Universidade pública, e ao apoiar suas análises na fundamentação teórica necessária à relação que a extensão estabelece com a pesquisa, avança significativamente no processo de produção de novos conhecimentos.

 

     É nesse movimento que os docentes/pesquisadores da Unidade Universitária de Paranaíba, aliando forças a docentes de outras Unidades Universitárias da UEMS, chegam ao quinto livro em cinco anos, o qual me foi dada a honra e o privilégio de prefaciar. A produção de conhecimentos na qual esta obra avança permite identificar o direcionamento das linhas de pesquisa que compõem o Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMS de Paranaíba, quais sejam: Linguagem, Literatura e Sociedade e Teorias e Práticas Educacionais, em torno das quais estão reunidos os treze capítulos da coletânea.

 

     Eis aí mais uma significativa contribuição desta obra, que em sua organização permite identificar a unidade de um Programa de Pós-Graduação que começa a se estruturar. Espero presenciar, daqui a outros cinco anos, o lançamento do décimo livro, chancelado por um Programa de Pós-Graduação consolidado perante a área de Educação.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-134-7
DOI: 10.24824/978858042134.7
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PESQUISA EM EDUCAÇÃO:<br>indissociabilidade entre ensino e extensão

Doracina Aparecida de Castro Araújo (org.)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e dos cursos de Pós-Graduação em Direitos Humanos e em Educação e de Pedagogia, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE).

 

José Antonio de Souza (org.)

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do curso de Pós-Graduação em Educação e dos cursos de Pedagogia, Ciências Sociais e Direito, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Pesquisador do Grupo de Estudos Linguística e Ensino.

 

Ademilson Batista Paes

Doutor em Educação pela da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP/Araraquara). Docente do Curso de Pós-Graduação em Educação; Professor e Coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira (GEPHEB). 

 

Celi Corrêa Neres

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Campo Grande. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial.

 

Djalma Querino de Carvalho

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Docente dos Cursos de Pós-Graduação em Educação, Pedagogia e Ciências Sociais , da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.

 

Eliane Greice Davanço Nogueira

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba e do Curso de Pedagogia da UEMS, Unidade Universitária de Campo Grande.

 

Elson Luiz de Araujo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação  em Educação e dos cursos de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Ciências Sociais e Pedagogia e docente e coordenador do curso de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.

 

Estela Natalina Mantovani Bertoletti

Doutora em Educação Escolar junto à Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília) com pós-doutorado em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, do curso de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.  Líder do Grupo de Pesquisa História do ensino de leitura e escrita no Brasil.

 

Guilherme do Val Toledo Prado

Doutor em Linguística Aplicada - Ensino e Aprendizagem de Língua Materna, pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (Portugal). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC).

 

Léia Teixeira Lacerda

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba e do Curso de Pedagogia, da UEMS/Campo Grande. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade.

 

Maria José de Jesus Cordeiro Alves

Doutora em Educação-Currículo pela PUC/SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora e docente do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero, Raça e Etnia (GEPEGRE/UEMS) e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas de Educação Superior (GEPPES/UCDB).

 

Maria Lêda Pinto

Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Campo Grande. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade.

 

Maria Silvia Rosa Santana

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Marília), doutoranda em Educação pela mesma Universidade. Atua como professora nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE), coordenando a linha de pesquisa Teorias e Práticas Educacionais. Junto à UNESP/Marília, é estudante do Grupo de Estudos Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural.

 

Milka Helena Carrilho Slavez

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP/Marília). Doutoranda pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política e Sociedade da PUC –SP. Docente do curso de Pedagogia e do curso de Pós-Graduação Lato em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.

 

Silvane Aparecida de Freitas

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Campus de Assis, com Pós-doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente dos Programas de Pós-Graduação  em Educação e em Letras pela UEMS e dos cursos de Pós-Graduação em Educação, Pedagogia e Ciências Sociais, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Coordenadora do Curso de Ciências Sócias, da mesma unidade e líder do Grupo de Estudos Linguística e Ensino.

 

Telma de Souza Garcia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), do curso de Letras, Unidade Universitária de Cassilândia.